HOME
Ação Contra-Revolucionária

Nobreza e elites tradicionais análogas

A sessão de lançamento, organizada pela Associação da Nobreza Histórica, dirigida pelo Conde de Rezende, contou com a presença de D. Duarte e de D. Isabel, Duques de Bragança, além de 70 representantes da aristocracia lusa.

Em seu prefácio à publicação, destaca o Príncipe D. Luiz a admirável lucidez, originalidade e oportunidade dos textos editados, e afirma que os mesmos colocam em relevo temas de enorme atualidade: “Mais de dois séculos passados desde a eclosão da Revolução Francesa, muitos dos erros por ela difundidos no campo político-social, que conformaram as nossas sociedades de então para cá, continuam a gerar sérios debates e ganham renovado destaque nas disputas da atualidade”.

Fac-simile da capa do fascículo
Refere-se em seguida, a título exemplificativo, à tentativa de imposição à União Européia de uma Constituição única, a qual nega de modo afrontoso as origens e os fundamentos cristãos da Europa atual: “Constituição que, no desejo de muitos, em nome de um espírito de tolerância relativista, visa consagrar como princípio rector uma visão oriunda da trilogia revolucionária ‘Liberdade, Igualdade, Fraternidade’, de cunho inequivocamente anticristão”. Menciona ainda o Príncipe D. Luiz os recentes debates na Europa a respeito do uso de símbolos religiosos em locais públicos. Tais debates fazem reacender a candente questão do laicismo de Estado, erro nascido da Revolução Francesa e “um dos fundamentos da república revolucionária, de cunho anticatólico e antimonárquico, implantada então em França”, que se “tornou o ideal de muitas correntes políticas do mundo inteiro”.

*     *     *

A visita de D. Luiz a Portugal ficou também marcada por um jantar na York House, em Lisboa, durante o qual os Arautos d´El Rei, grupo composto preponderantemente de jovens universitários, homenageou o Chefe da Casa Imperial do Brasil e seu primo D. Duarte, Duque de Bragança. Este último afirmou à imprensa: “Meu primo tem dedicado toda a sua vida a defender as causas em que acredita; é uma pessoa muito estimada no Brasil”. Compareceram ao evento várias dezenas de jovens, entre os quais as filhas da Duquesa de Cadaval.

 

voltar 1 | 2 | 3 | 4 Continua
-->