Janeiro de 2012
SANTA MARIA, MÃE DE DEUS
Santos e Festas do Mês

1

SANTA MARIA, MÃE DE DEUS
(antigamente, Circuncisão)

2

São Macário de Alexandria, Anacoreta

+ Egito, 394. Jovem ainda, fugiu para o deserto, onde passou mais de 60 anos em jejuns, penitências, orações e luta contra o demônio.

3

Santíssimo Nome de Jesus

4

Santo Odilon, Abade

(Vide seção “Vidas de Santos”)

5

São João Neumann, Confessor

+ Filadélfia, 1860. Natural da Boêmia, foi para os Estados Unidos como missionário dos imigrantes de língua alemã. Nomeado por Pio IX bispo de Filadélfia, promoveu a educação católica das crianças, fundou com essa finalidade uma congregação religiosa feminina, além de trazer outras da Europa.

6

EPIFANIA DO SENHOR, OU SANTOS REIS


Primeira Sexta-feira do mês.

7

São Canuto Lavard, mártir

+ Dinamarca, 1131. Filho do rei da Dinamarca ao qual os dinamarqueses chamavam de Lavard (ou o Senhor), favoreceu a atividade missionária de São Vicelino. Foi duque da Jutlândia e recebeu do imperador do Sacro Império Romano Alemão o título de rei, provocando a ira do soberano da Dinamarca. Foi por esse motivo assassinado pelos primos.

Primeiro Sábado do mês.

8

Santo Apolinário, Bispo

+ Frígia, 179. Sua fama em refutar as heresias lhe valeu o cognome de o Apologeta.

9

BATISMO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

10

São Guilherme de Bourges, Bispo e Confessor

+ 1209. Grande amante da solidão, entrou na Ordem de Cister, de onde a obediência o tirou para que ocupasse a Sé arquiepiscopal de Bourges, no centro da França.

11

São Teodósio o Cenobita, Confessor

+ Palestina, 529. Retirando-se para o deserto perto de Belém para viver em recolhimento, sua fama de santidade atraiu-lhe inúmeros discípulos. Construiu três hospitais. Com São Sabas, lutou valorosamente contra a heresia monofisista, sendo por isso desterrado pelo imperador bizantino.

12

Santo Antônio Maria Pucci, Confessor

+ Viareggio, Itália, 1892. Da Congregação dos Servos de Maria, santificou-se como pároco de um porto pesqueiro e de veraneio. Dedicou-se de corpo e alma à conversão dos infiéis e pecadores, à instrução infantil, bem como ao cuidado dos doentes, anciãos e pobres.

13

Santos Gumercindo e Servideo, Mártires

+ Córdoba, 852. Originário de Toledo, Gumercindo foi designado para uma paróquia perto de Córdoba. Abderramám II, que dominava a cidade, promulgara uma lei pela qual qualquer muçulmano podia matar um cristão que atacasse Maomé. Tendo Gumercindo ido àquela cidade acompanhado do monge Servideo, muçulmanos os denunciaram como cristãos, decapitando-os por ódio à fé.

14

São Sabas, Bispo e Confessor

+ Bulgária, 1237. Filho de Estêvão I, fundador da dinastia e do Estado independente da Sérvia, aos 17 anos retirou-se para um mosteiro do Monte Athos. Seu pai seguiu-o depois de abdicar ao trono. Juntos fundaram um mosteiro para os sérvios.

15

São Paulo Eremita, Confessor

+ Egito, 342. Órfão aos 14 anos, foi o primeiro e mais famoso dos eremitas. Aos 20 anos, durante a perseguição do imperador romano pagão Décio, retirou-se para uma gruta no deserto. Milagrosamente, um corvo lhe levava um pão a cada dia.

16

São Bernardo e companheiros, Mártires

+ Marrocos, 1302. Enviados por São Francisco de Assis para converter os mouros de Sevilha que haviam sido expulsos desta cidade, São Bernardo e quatro outros religiosos franciscanos se dirigiram ao Marrocos como capelães de mercenários cristãos do exército marroquino. Como pregavam ao povo e se recusavam a cessar suas prédicas, o sultão decepou-lhes a cabeça com sua própria cimitarra.

17

São Sabino Bispo, Confessor

+ Piacenza, 420. Amigo de Santo Ambrósio, participou de vários concílios. Por ocasião dos distúrbios provocados pelos arianos em Antioquia, ele foi enviado ao Oriente pelo Papa São Damaso.

18

São Leobardo Recluso, Confessor

+ França, 593. Depois de se consagrar ao estudo, passou seus bens ao irmão e foi viver na contemplação perto de Tours, sob a direção de São Gregório, bispo dessa cidade.

19

São Canuto Rei, Confessor

+ Dinamarca, 1086. Filho ilegítimo do Rei Sweyn, da Dinamarca, e sobrinho de seu homônimo que conquistou a Inglaterra, subiu ao trono após a morte de seu irmão. Vítima de uma rebelião, Canuto fugiu para a ilha de Funem, onde se preparou para a morte. Foi assassinado pelos rebeldes enquanto orava aos pés do altar.

20

São Sebastião, Mártir

+ Roma, 288. Centurião da guarda pretoriana do imperador romano pagão Diocleciano, ele sustentava com zelo apostólico os confessores da fé e os mártires. Denunciado, foi trespassado com flechas; curado milagrosamente, foi açoitado até a morte. Tornou-se um dos santos mais populares em toda a Igreja.

21

Beato João Batista Turpin de Cormier e companheiros, Mártires

+ França, 1794. Pároco de Laval. Com sua constância e valor, encorajou outros 13 sacerdotes a não prestarem o cismático juramento constitucional imposto pela Revolução Francesa, incitando-os à paciência e à perseverança. Intimados outra vez a prestar o juramento, todos se recusaram, sendo condenados à guilhotina pelo tribunal revolucionário.

22

São Vicente Pallotti, Confessor

+ Roma, 1850. Doutor em Teologia, famoso confessor e exorcista, seu programa foi o de levar os católicos a participarem intensamente do trabalho apostólico. Para isso fundou a Sociedade do Apostolado Católico.

23

Santa Emerenciana, Virgem e Mártir

+ Roma, 304. De acordo com o Martirológio Romano, Emerenciana era irmã de leite de Santa Inês, em cuja tumba foi rezar após o seu martírio. Ainda catecúmena, recebeu ali mesmo o batismo de sangue ao ser lapidada pelos pagãos.

24

São Francisco de Sales, Bispo, Confessor e Doutor da Igreja

+ Annecy, 1622. Bispo de Genebra, animado de profundo amor de Deus e das almas, dotado de bondade e suavidade excepcionais no trato, sólida cultura e ortodoxia, fundador e diretor de incontáveis almas que guiou com passo firme no caminho da perfeição.

25

Conversão de São Paulo Apóstolo

Após cair do cavalo e converter-se, o perseguidor dos cristãos tornou-se Apóstolo. Instruído pelo próprio Cristo Jesus, foi um dos mais ardorosos proclamadores do Cristianismo.

26

Santa Paula, Viúva

+ Palestina, 404. Matrona romana da mais alta aristocracia, junto com o marido edificava Roma pela virtude. Com o falecimento deste, foi convencida por Santa Marcela, também viúva, a se entregar totalmente a Deus.

27

São Vitaliano, Papa e Confessor

+ Roma, 672. Sucessor de Eugênio I no sólio pontifício, enviou à Inglaterra São Teodoro de Tarso para a Sé de Cantuária e Santo Adriano como abade de Santo Agostinho.

28

Santo Tomás de Aquino, Confessor e Doutor da Igreja

+ Fossa Nuova, 1274. O maior teólogo da Igreja foi confiado aos cinco anos de idade aos monges beneditinos de Monte Cassino, entrando depois para a Ordem Dominicana fundada por São Domingos, da qual constituiu a maior glória. Com razão foi cognominado Doutor Angélico, por sua pureza de vida e elevação de doutrina, que transcende a pura inteligência humana.

29

São Sulpício Severo, Bispo e Confessor

+ França, 591. São Gregório de Tours refere-se a ele com muito respeito, elogiando suas virtudes. Foi nomeado para a Sé de Bourges em lugar de candidatos simoníacos.

30

Santa Batilde, Viúva

+ França, 680. Inglesa de nascimento, ela foi levada para a França. Por sua virtude e prudência encantou Clóvis II, que a fez sua esposa. Mãe de três reis –– Clotário III, Childerico II e Thierry III ––, tornou-se regente após a morte do esposo, governando o reino com rara habilidade.

31

São João Bosco, Confessor

+ Turim, 1888. Exerceu enorme influência no campo religioso e social, tendo fundado a Sociedade Salesiana e o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. “O êxito dessa obra só pode explicar-se pela vida sobrenatural e santidade de seu fundador”, afirmou São Pio X.

 

*       *       *

Intenções para a Santa Missa em janeiro

Será celebrada pelo Revmo. Padre David Francisquini nas seguintes intenções:

Pelos leitores e benfeitores de Catolicismo, a fim de que, neste novo ano que se inicia, sejam especialmente protegidos, preservados de todo pecado, da violência, do desemprego e das drogas, as quais constituem grande perigo, sobretudo para os mais jovens. Graças essas que suplicaremos à Sagrada Família — festividade celebrada no dia 30 de janeiro.

Intenções para a Santa Missa em fevereiro

Rogando a Nossa Senhora de Lourdes, cuja festa é comemorada pela Santa Igreja no dia 11 de fevereiro, que conceda a todos os leitores de Catolicismo — bem como àqueles de seus parentes mais necessitados — robusta saúde de alma e de corpo.