P.08

TEXTOS ESQUECIDOS

Também a chibata pode ser instrumento de apostolado

"E, tendo feito um como azorrague de cordas, expulsou-os a todos do Templo, .... e deitou por terra o dinheiro dos cambistas, e derrubou as mesas". No clichê, escultura do "Cemitério Monumental" de Milão.

• Estava próxima a Páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém; e encontrou no Templo muitos vendendo bois e ovelhas e pombas, e os cambistas, sentados. E, tendo feito um como azorrague de cordas, expulsou-os a todos do Templo, e as ovelhas e os bois, e deitou por terra o dinheiro dos cambistas, e derrubou as mesas. E aos que vendiam pombas disse: "Tirai isto daqui, e não façais da casa de meu Pai casa de negócio". - (Jo. 2, 13-16).

E acrescentou:

• "Está escrito: "A minha casa será chamada casa de oração"; mas vós fizestes dela covil de ladrões". — (Mat. 21, 13).

Falando aos fariseus, que levavam uma vida de piedade, ao menos na aparência, advertiu o Divino Mestre:

• "Ou dizei que a árvore é boa e o seu fruto bom; ou dizei que a arvore é má e o seu fruto mau; pois que pelo fruto se conhece a arvore. Raça de víboras, como podeis dizer coisas boas, vós que sois maus?" — (Mat. 12, 33-34).

Dirigindo-se à multidão e aos discípulos, disse o Redentor:

• "Mas, ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Porque fechais o Reino dos Céus diante dos homens, pois nem entrais, nem deixais que entrem os que estão para entrar. Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Porque devorais as casas das viúvas, a pretexto de longas orações; por isto sereis julgados mais severamente. Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Porque rodeais o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o tornais duas vezes mais digno do inferno do que vós.

Ai de vós, condutores cegos! Que dizeis: "Se alguém jurar pelo Templo, isto não é nada; mas o que jurar pelo ouro do Templo fica obrigado". Estultos e cegos! Qual é mais, o ouro, ou o Templo que santifica o ouro? E: "Se alguém jurar pelo altar, isto não é nada; mas quem jurar pela oferenda que está sobre ele, ficará obrigado": cegos! Qual é mais, a oferta, ou o altar que santifica a oferta?" — (Mat. 23, 13-19).

E não ficou nisso a objurgatória:

• "Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Que pagais a dizima da hortelã e do endro e do cominho, e desprezastes os pontos mais graves da lei, a justiça, e a misericórdia, e a fé. São coisas que era preciso praticar, sem omitir as outras. Condutores cegos, que filtrais um mosquito e engolis um camelo!

"Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Porque limpais o que está por fora do copo e do prato; e por detrás estais cheios de rapinas e de imundície. Fariseu cego, purifica primeiro o que está dentro do copo e do prato, para que também o que está fora fique limpo.

"Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Porque sois semelhantes aos sepulcros branqueados, que por fora parecem formosos aos homens, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de toda podridão. Assim também vós por fora pareceis justos aos homens, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e iniquidade.

"Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Que edificais os sepulcros dos profetas, e adornais os monumentos dos justos, e dizeis: "Se nós tivéssemos vivido nos dias de nossos pais, não teríamos sido seus cúmplices no sangue dos profetas". Assim dais testemunho contra vós mes-mos, de que sois filhos daqueles que mataram os profetas. Aca-bai pois de encher as medidas de vossos pais. Serpentes, raça de víboras! Como escapareis da condenação ao inferno? Por isso, eis que vos envio profetas, e sábios, e escribas, e matareis e crucificareis uns, e açoitareis outros nas vossas sinagogas, e os perseguireis, de cidade em cidade; para que caia sobre vós todo o sangue justo que se tem derramado sobre a terra, desde o sangue do justo Abel até ao sangue de Zacarias, filho de Baraquias, que vos matastes entre o Templo e o altar. Em verdade vos digo que tudo isto virá sobre esta geração". — (Mat. 23, 23-36).

Outras referências de Jesus aos fariseus:

• "Com razão Isaías profetizou de vós, hipócritas, como está escrito: "Este povo honra-Me com os lábios, mas o seu coração está longe de Mim". — (Marc. 7, 6).

• "Na verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes vos levarão a dianteira para o Reino de Deus. Porque veio a vós João no caminho da justiça e não crestes nele; mas creram os publicanos e meretrizes, e, vendo isto, nem assim fizestes penitencia depois, para crerdes nele". — (Mat. 21, 31-32).

• "Então, aproximando-se dEle os seus discípulos, disseram-Lhe: 'Sabes que os fariseus, ouvindo estas palavras, se escandalizaram?' Mas Ele, respondendo, disse: 'Toda planta que meu Pai celestial não plantou, será arrancada pela raiz. Deixai-os; são cegos e guias de cegos; e, se um cego guia outro cego, ambos caem na fossa'". — (Mat. 15, 12-14).

Palavras de Nosso Senhor em diversas ocasiões:

• "Ai de ti, Corozain, ai de ti, Betsaida, porque se em Tiro ou Sidonia tivessem sido feitos os milagres que se realizaram em vós, há muito tempo que elas teriam feito penitencia em cilícios e em cinza. Por isso vos digo que haverá menos rigor para Tiro e Sidonia no dia do Juízo, que para vós. E tu, Cafarnaum, elevar-te-ás porventura até ao céu? Hás de ser abatida ao inferno, porque se em Sodoma se tivessem feito os milagres que se fizeram em ti, talvez ela existisse ainda hoje. Por isso te digo que no dia do Juízo haverá menos rigor para a terra de Sodoma, que para ti". — (Mat. 11, 21-23).

• "Esta geração perversa e adúltera pede um prodígio; mas não lhe será dado outro, senão o do Profeta Jonas. E, deixando-os, retirou-Se" — (Mat., 16, 4).

• "E disse-lhes: 'A vós (Apóstolos) é concedido saber o mistério do Reino de Deus; porém, aos que são de fora, tudo se lhes propõe em parábolas, para que, olhando, vejam e não reparem, e, ouvindo, ouçam e não entendam, de sorte que não se convertam, nem lhes sejam perdoados os pecados'". — (Marc. 4, 11-12).

• Se alguém não vos receber (aos Apóstolos) nem ouvir as vossas palavras, ao sair para fora daquela casa ou cidade sacudi o pó dos vossos pés. Em verdade vos digo: será menos punida no dia do Juízo a terra de Sodoma e de Gomorra, do que aquela cidade. — (Mat. 10, 14-15).

• "Virão muitos do Oriente e do Ocidente, que se sentarão com Abraão e Isaac e Jacó no Reino do Céus, enquanto os filhos do Reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes". — (Mat. 8, 10-12).

• "Vós sois filhos do demônio, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele foi homicida des-de o princípio, e não permaneceu na verdade. Porque a verdade não está nele; quando ele diz a mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira". — (Jo. 8, 44).

Até com seus amigos Jesus sabia ser majestosamente severo. A São Pedro que, levado por motivos humanos, O aconselhava a não ir a Jerusalém, onde queriam matá-Lo, o Senhor respondeu:

• "Afasta-te de Mim, Satanás; tu serves-Me de escândalo, porque não tens a sabedoria das coisas de Deus, mas das coisas dos homens". — (Mat. 16, 23).

Por isso, às vezes Ele incutia terror até em seus íntimos:

• "Mas eles não compreendiam estas palavras, e temiam interrogá-Lo". — (Marc. 9, 31).


Os objetivos do próximo Concílio

A imprensa diária tem publicado diversos telegramas a respeito da próxima convocação de um Concilio Universal. Faltando precisão a essas notícias; julgamos útil traduzir para nossos leitores a nota intitulada “O Papa convoca um Concilio Ecumênico”, que se lê no número de 30 de janeiro da edição hebdomadária em francês do "Osservatore Romano". Melhor do que quaisquer outras, esta notícia proporciona o conhecimento exato dos desígnios que levaram o Pontífice à deliberação histórica e verdadeiramente providencial de convocar um Concilio. Escreve o órgão oficioso do Vaticano:

“Após a solene cerimônia do dia 25 de janeiro em São Paulo fora dos muros, presidida por Sua Santidade o Papa João XIII, o Santo Padre dirigiu uma alo-cução aos Cardeais presentes. O texto dessa alocução não será publicado por ora; mas foi divulgado o seguinte comunicado de imprensa:

Por ocasião da visita feita na manhã de domingo à Basílica Patriarcal de São Paulo fora dos muros, e depois de assistir à Capela Papal, o Santo Padre João XXIII pronunciou uma alocução aos Emmos. Cardeais presentes à cerimônia.

Sua Santidade falou de alguns pontos atinentes às atividades apostólicas mais importantes, tais como lhos sugeriu a experiência destes três primeiros meses de Pontificado, e que dizem respeito a suas responsabilidades de Bispo de Roma e de Pastor supremo da Igreja Universal.

Como Bispo de Roma, o Santo Padre evocou a grande expansão da cidade no curso das últimas décadas, e os graves problemas da assistência espiritual à população.

Como Pastor supremo da Igreja, aludiu aos perigos que mais ameaçam hoje em dia a vida espiritual dos fiéis, isto é, os erros que serpeiam aqui e ali e a atração excessiva dos bens materiais, acrescida atualmente pelos progressos da técnica.

Para atender a essas prementes necessidades do povo cristão, o Soberano Pontífice, inspirando-se nos costumes seculares da Igreja, anunciou três acontecimentos da maior importância, a saber: um Sínodo diocesano para Roma, a celebração de um Concilio Ecumênico para a Igreja Universal, e a atualização do Código de Direito Canônico, precedida pela próxima promulgação do Código de Direito Oriental.

No que concerne ao Concilio Ecumênico, no pensamento do Santo Padre tem ele por fim não só o bem espiritual do povo cristão, mas quer ser igual-mente um convite às Comunidades separadas para a procura da unidade a que hoje aspiram tantas almas em todas as regiões da terra".