OBRA PROVIDENCIAL COM QUE CATOLICISMO SE SOLIDARIZA INTEIRAMENTE

A imprensa das principais cidades do País vem anunciando largamente o próximo aparecimento de "Reforma Agrária — Questão de Consciência", livro no qual é examinado detidamente, em seus antecedentes históricos, em seus fundamentos doutrinários, e em suas repercussões espirituais e materiais na vida do Brasil, o tão controvertido problema da reforma agrária.

A exposição dos aspectos religiosos e sociais da questão tem por autores o Exmo. Revmo. Sr. Bispo Diocesano, D. Antonio de Castro Mayer, o Exmo. Revmo. Sr. D. Geraldo de Proença Sigaud, S. V. D., Bispo de Jacarezinho e o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira. Os aspectos econômicos ficaram principalmente a cargo do economista Luiz Mendonça de Freitas.

Não só pela atualidade do assunto, como pela projeção pessoal dos ilustres autores nos meios culturais, religiosos e sociais do País, já antes de entregue a obra às livrarias, sobre ela começaram a escrever jornalistas de São Paulo e do Rio de Janeiro. Normal é que dela tratemos largamente também nós.

* * *

Com efeito, "Catolicismo" se solidariza inteiramente com esse livro, do qual, data vênia, pode dizer muito apropriadamente que de algum modo também é seu. Vem isto, naturalmente, em boa medida, dos vínculos tão íntimos, e tão preciosos para esta folha, que a ligam ao Exmo. Revmo. Sr. Bispo Diocesano e aos outros autores. Porém há mais. É que o ideal de "Catolicismo", e da fervorosa família de almas que em torno dele se constituiu em todo o Brasil, consiste em tudo fazer para conter o surto da Revolução e assegurar o triunfo da Contra-Revolução. Sobre o sentido muito definido que atribuímos a este ideal, nada temos a esclarecer, depois de divulgada a visão panorâmica, de índole histórica e doutrinaria, que estampamos em nosso no 100, de abril de 1959, sob o título de "Revolução e Contra-Revolução". E o livro "Reforma Agrária — Questão de Consciência" é precisamente um lance magnífico nessa grande luta contra a Revolução, uma obra com a qual, portanto, em todos os seus termos, "Catolicismo" se afirma ufana e alegremente solidário.

* * *

Para convidar seus leitores ao estudo e à meditação diligente dessa obra, "Catolicismo" pediu ao Prof. Plinio Corrêa de Oliveira que, em lugar de sua costumeira colaboração, escrevesse um estudo sobre a oportunidade de "Reforma Agrária — Questão de Consciência", na atual conjuntura nacional.

É este estudo que temos o prazer de apresentar a nossos leitores nas páginas seguintes.

(continua)