P.01

A liberdade da Igreja no Estado comunista

O MAGISTRAL ESTUDO DE

PLINIO CORRÊA DE OLIVEIRA

EM REEDIÇÃO AMPLIADA

Plinio Corrêa de Oliveira

Catolicismo se alegra em lembrar, neste mês de maio, uma das invocações marianas de maior importância em nossa História: Nossa Senhora dos Prazeres dos Guararapes, por cujo favor alcançamos as duas vitorias desse nome em 1648 e 1649. Essas vitorias representaram um golpe decisivo contra a dominação do herege batavo em terras de Santa Cruz. Nossa Senhora dos Prazeres dos Guararapes patrocinou a vitória contra a forma então mais recente e audaciosa da Revolução, que era o protestantismo.

De lá para cá, a Revolução veio manifestando cada vez mais sua malícia diabólica. E hoje em dia, desmascarando-se inteiramente, ela exibe todo o seu fundo, isto é, o marxismo-leninismo, ateu, materialista e por isto mesmo visceralmente oposto à tradição hierárquica do Ocidente, ao instituto da família e ao da propriedade privada.

No mês de maio é-nos, pois, grato voltar os olhos para Nossa Senhora dos Guararapes, agradecendo-Lhe também a vitória alcançada contra os que recentemente tramavam a bolchevização do Brasil.

Nosso clichê apresenta a medalha comemorativa do tricentenário da restauração pernambucana, oferecida a esta folha pelo Instituto Histórico e Geográfico de Recife (fotografia F. Albuquerque Foto Studio, São Paulo).

É em homenagem a Nossa Senhora dos Guararapes que hoje publicamos, notavelmente ampliado em alguns dos seus aspectos mais originais e importantes, o magistral estudo do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira sobre "A liberdade da Igreja no Estado comunista".

Já o havíamos divulgado, em primeira mão, em nosso número 152, de agosto de 1963. E estamos certos de atender ao desejo dos leitores reproduzindo-o novamente.

Foram ampliados, e explanados mais a fundo ainda, os pontos constantes do item VI — números 1 e 2, item VII números 1 e 4, e item X. Com isso o nosso eminente colaborador atendeu aos desejos de vários estudiosos da matéria, vivamente empenhados em conhecer em todos os seus desdobramentos o pensamento do Autor sobre o assunto.

Assunto aliás de capital importância, pois conduz os católicos à convicção de que qualquer "modus vivendi" entre a Igreja e um governo comunista que temporariamente Lhe conceda uma tal ou qual "liberdade", não passa de uma quimera, ou de uma traição.

Conclusão de soberana importância para consolidar na luta inexorável contra o comunismo — e os subprodutos deste, como sejam as reformas de base socialistas e confiscatórias — a unanimidade dos católicos brasileiros, o termo a que chega o estudo do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira equivale a um ardente apelo a que, sob a proteção de Nossa Senhora dos Guararapes, o Brasil derrote sempre no porvir a Revolução, como já a esmagou no século XVII.

Publicamos, pois, este estudo como expressão do vivíssimo anelo de "Catolicismo" no sentido de que o País permaneça sempre infenso aos inimigos de Maria Santíssima.

Medalha comemorativa do tricentenário da restauração pernambucana, oferecido a esta folha pelo Instituto Histórico e Geográfico de Recife

(continua)