P.18

IGREJA ENGAJADA E "DESALIENADA";

IGREJA SACRAL E "ALIENANTE"

Dois operários franceses, inteiramente "engajados" nas coisas temporais, estão postos em seu trabalho: um entregador de mercearia, e um pedreiro. Na realidade são sacerdotes estilo Igreja-Nova, e portanto dessacralizados, que se apresentam sem nenhum dos sinais de sua sublime missão.

Lance de agitação estudantil marcusiana? À primeira vista, parece que sim. Na realidade, trata-se de um aspecto do "sit-in" de 130 padres que protestam em Washington contra o fato de colegas seus haverem sido punidos pela Autoridade Eclesiástica. A cena é eminentemente dessacralizada. O episódio merece todo o aplauso dos "grupos proféticos" da Igreja-Nova, contrários a toda forma de punição e subordinação, ou seja, de "alienação".

Uma freira, dois padres e um amigo (primeiro à esquerda) bebericam num bar, nos EUA. É assim que clero e religiosas dessacralizados e "desalienados" devem aparecer aos olhos dos fieis da Igreja-Nova.

Autoridade, subordinação e "alienação" na Igreja Católica. No Mosteiro cisterciense de Poblet, na Espanha, monges prosternados por terra fazer o mea culpa perante o abade e o Capítulo.