VINTE ANOS

DE FIDELIDADE

† Antonio, BISPO DE CAMPO

Vinte anos de existência! Graças a Deus! Semper et ubique. A ação de graças é de sempre e de toda parte, porque em todas as vicissitudes da vida, o amor inefável de Deus nos persegue com sua misericórdia. Em muitas ocasiões não nos é dado perceber o mistério do amor divino; em outras, em nova manifestação de sua misericórdia, Ele nos faz como que apalpar sua graça. Então sentimos nossa pequenez, e nos alegramos com sua liberalidade.

"Catolicismo" é um destes casos. Durante seus vinte anos de combate pela causa de Deus, de esforços no sentido de dilatar o Reino de Jesus Cristo nas almas, foi sempre visível a materna proteção da Virgem Santíssima, Medianeira de todas as graças que descem do Coração de Jesus a tonificar as cambaleantes vontades humanas. Por isso, com humildade, e com mais fervor ainda que nos anos anteriores, curvamo-nos diante do trono do Altíssimo, e nele depositamos, pelas mãos imaculadas de Maria, nossas ações de graças. Vinte anos de existência, graças a Deus!

No ano que findou, pode "Catolicismo" oferecer aos seus leitores uma prova palpável da especial proteção que Deus Nosso Senhor Se tem dignado reservar-lhe.

Uma das coisas mais difíceis ao homem é conservar a serenidade para julgar os eventos humanos, de acordo com a Doutrina Revelada. Porquanto, estão os homens de tal maneira habituados a confiar na sua própria capacidade, que pensam poder realizar o ideal da vida por si sós, sem auxílio do Alto. Agem, pois, ignorando os princípios revelados, que lhes indicariam, no entanto, o caminho certo da verdadeira prosperidade mesmo aqui na terra.

É esse discernimento que compete a "Catolicismo" agradecer de modo especial. Mostremo-lo através de um fato.

Em 1967, quando boa parte da opinião católica considerava eufórica a evolução democrática do Chile, com sua famosa "Revolução na liberdade" a abrir novos e "encantadores" horizontes para o país amigo, "Catolicismo" pelo seu colaborador, Sr. Fabio Vidigal Xavier da Silveira, predizia o futuro tétrico, a que levaria aquele país a política kerenskiana, lá implantada pela Democracia-Cristã. A eleição e posse do marxista Allende como Presidente do Chile confirmaram a previsão do Sr. Fabio Xavier da Silveira. De onde, a reimpressão no ano findo do número especial de "Catolicismo" contendo o ensaio "Frei, o Kerensky chileno", acompanhado agora do artigo-manifesto do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, "A posição da TFP ante a vitória marxista no Chile". Tal reimpressão não foi um grito de vitória, mas uma lágrima amarga com que "Catolicismo" chorou, embora a tivesse previsto, a implantação da tirania marxista na nação andina. Com essa reimpressão, exemplifica "Catolicismo" os efeitos sinistros da obra realizada nos meios católicos pelos "grupos proféticos". Constitui, além disso, um ato de reconhecimento à graça da previsão que o Altíssimo lhe concedeu. E é enfim um ato de apostolado pelo alarme que renova, em tempo ainda útil, aos responsáveis pela Coisa Pública, não venham a permitir sorte análoga ao nosso País.

Temos, assim, resumido num episódio a vida de "Catolicismo" nestes vinte anos de sua existência: um esforço por esclarecer a opinião pública à luz da Doutrina Católica.

Pela graça da fidelidade a tão nobre ideal, damos graças a Deus. E suplicamos a Maria Santíssima queira continuar a abençoar nosso mensário, seu Diretor, colaboradores e quantos mais realizam o apostolado de "Catolicismo".