P.01

TFP SAI ÀS RUAS

EMPREENDENDO A DÉCIMA DE SUAS GRANDES CAMPANHAS

Pág. 3


Janízaros de Moscou, na África

Os soldados cubanos assumem no século XX um papel semelhante ao que outrora exerciam os janízaros — tropas dos antigos sultões turcos, conhecida por sua ferocidade e pelo fanatismo islâmico.

Certa propaganda procurou justificar a intervenção russo-cubana na África tentando criar uma legenda de idealismo desinteressado em torno dos homens de Fidel Castro. O pretexto para a ocupação de Angola foi a "descolonização". No entanto, terminada a guerra de "libertação", os cubanos continuam solidamente instalados na África. Afinal, quem são os colonialistas? Na foto, cubanos fazem treinamento em Angola. Pág. 2.


"Cristãos pelo Socialismo", ponta de lança da subversão

O agitador que sobressai nesta manifestação de esquerdistas a 1º. de maio, em Madrid, é o Padre-operário Francisco Garcia Salve. Eleito recentemente membro da Comissão Central do Partido Comunista Espanhol, ele aceitou o cargo. "Sou ainda um Sacerdote e muitíssimos Padres espanhóis militam em organizações de esquerda. No Partido Comunista há mais de vinte", declarou o Pe. Garcia Salve ao semanário italiano "Panorama".

A análise de documentos sobre os chamados Cristãos pelo Socialismo, que publicamos à Pág. 5, mostra que toda uma corrente marxista se constituiu nas fileiras do Clero e do laicato católicos, em muitos países. Por vezes com o beneplácito da Hierarquia, os Cristãos pelo Socialismo caminham na direção do Pe. Garcia Salve. Pregadores da revolução social, eles representam uma ponta de lança da subversão no Ocidente.