Os soldados cubanos assumem no século XX um papel semelhante ao que outrora exerciam os janízaros — tropas dos antigos sultões turcos, conhecida por sua ferocidade e pelo fanatismo islâmico.
Certa propaganda procurou justificar a intervenção russo-cubana na África tentando criar uma legenda de idealismo desinteressado em torno dos homens de Fidel Castro. O pretexto para a ocupação de Angola foi a "descolonização". No entanto, terminada a guerra de "libertação", os cubanos continuam solidamente instalados na África. Afinal, quem são os colonialistas? Na foto, cubanos fazem treinamento em Angola. Pág. 2.
O agitador que sobressai nesta manifestação de esquerdistas a 1º. de maio, em Madrid, é o Padre-operário Francisco Garcia Salve. Eleito recentemente membro da Comissão Central do Partido Comunista Espanhol, ele aceitou o cargo. "Sou ainda um Sacerdote e muitíssimos Padres espanhóis militam em organizações de esquerda. No Partido Comunista há mais de vinte", declarou o Pe. Garcia Salve ao semanário italiano "Panorama".
A análise de documentos sobre os chamados Cristãos pelo Socialismo, que publicamos à Pág. 5, mostra que toda uma corrente marxista se constituiu nas fileiras do Clero e do laicato católicos, em muitos países. Por vezes com o beneplácito da Hierarquia, os Cristãos pelo Socialismo caminham na direção do Pe. Garcia Salve. Pregadores da revolução social, eles representam uma ponta de lança da subversão no Ocidente.