P.01

EURO-ANTICOMUNISMO: tendência em ascensão

Por que o eleitorado sueco rejeitou o chamado "paraíso do bem-estar"? Por que o socialismo sofre erosão na Alemanha Ocidental, na Finlândia, na Holanda e na Inglaterra? Puro jogo de circunstâncias? Por trás dos fatos, um dos mais profundos problemas de alma do mundo contemporâneo (página 2).

Na foto, o ex-primeiro ministro sueco, Olof Palme ainda na época do "paraíso socialista", festivamente recebido em Havana, onde foi levar o apoio financeiro de seu governo ao ditador barbudo.


SÃO TIAGO, apóstolo do mundo ibérico

Ao encerrar-se o 114º. Ano compostelano, apresentamos alguns traços fundamentais da vida de São Tiago, "Filho do Trovão", Apóstolo da Esperança (páginas 4 e 5).


Como se fez de um tirano uma "celebridade"

Na China comunista, as crianças devem aprender a falar balbuciando "presidente Mao" em vez de "papai" e "mamãe". Os agentes comunistas ensinam também que o livro dos pensamentos de Mao contém propriedades mágicas. Assim, para se evitar catástrofes como terremotos, fome, etc., ou para conseguir, por exemplo, que as vacas produzam mais leite...

O leitor talvez se espante com tais asneiras. Entretanto, setores da imprensa e personalidades de relevo da atualidade, mesmo no mundo livre, parecem ter aderido, de certo modo, ao culto da personalidade que os maoístas da China tributam a seu defunto chefe. Importantes jornais e revistas do Ocidente dedicaram-lhe páginas e mais páginas de nutrida publicidade. Para combater a estranha amnésia dos atos tirânicos de Mao, relembramos sumariamente sua sinistra herança (página 7).