A "Comunicação Pastoral" da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) traumatizou o País pelo incitamento à luta de classes, tentando insuflar pobres contra ricos.
Ao mesmo tempo, o livro A Igreja ante a escalada da ameaça comunista, do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, apresenta provas irrefutáveis de influência comunista na Hierarquia eclesiástica. Trinta e cinco mil exemplares da obra já foram vendidos, sem que ninguém tenha encontrado argumentos para refutá-la.
Existe ou não existe comunismo no Clero? Se existe, por que não é punido? Se não existe — e as acusações levantadas são falsas — por que não exigem, os que estariam sendo assim caluniados, as provas do que acerca deles se afirma?
Sobre tais questões, que atormentam a consciência católica da Nação, faz-se uma conspiração de silêncio. Aquele que é, talvez, o mais sagrado dos direitos do católico — o de confiar em qualquer Sacerdote para fazer a acusação de suas faltas ou pedir um conselho — esse direito fica dessa maneira lesado. O povo brasileiro continua a ter Fé. Não porém naqueles que pregam o evangelho de Marx, de Lenine ou de Brejnev. O Brasil continua católico, como sempre. Mas uma imensa sensação de orfandade se vai estendendo sobre ele.
Estes temas de capital importância são tratados pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira na página 3.
Movido pelo amor de Deus, São Francisco de Assis idealizou o primeiro presépio da História. Apesar da tendência "progressista" de alijá-lo das igrejas e lares, ou de introduzir deformações monstruosas, o presépio continua sendo até hoje o símbolo por excelência do Natal católico. Na página 7, oferecemos à admiração dos leitores algumas belas figuras expostas no Museu do Presépio, em São Paulo, como este exemplar italiano do século XVIII (foto).
Fundamentado em mais de 300 documentos, acaba de ser lançado no Uruguai o livro Esquerdismo na Igreja: companheiro de viagem do comunismo em sua longa aventura de fracassos e metamorfoses. Escrita pela TFP uruguaia, a obra revela a conivência da quase totalidade do Episcopado e de parte impressionante do Clero com os terroristas tupamaros, naquele país. Quando o comunismo foi derrotado e o movimento tupamaro se encolheu, os mesmos Bispos e Padres demolidores também se metamorfosearam em sua ação, sem retificar o triste rumo adotado. As implicações teológicas e os problemas de consciência que ressaltam da objetividade dos fatos levaram a TFP do Uruguai a suscitar em seu livro esta questão gravíssima: não estaremos em presença de uma nova religião, que tenta medrar nas próprias estruturas da Igreja, para substituir a única Religião verdadeira? Leia, na página 2, o comunicado distribuído pela TFP no Uruguai.
Quem é o supremo senhor da vida? É lícito impedir a concepção dos "filhos indesejados"? Ou suprimir a vida em sua fase inicial de desenvolvimento, pelo aborto? Pode-se matar seres humanos considerados "inúteis", ou que constituem um "estorvo oneroso"?
Leia na página 4 a trajetória sinistra da "lógica da morte", que leva as pessoas a admitirem crimes cada vez mais graves.
Na foto, crianças inglesas manifestam-se contra o aborto: "Deixem as crianças viver".