P.01

Noite Sandinista de 28 de fevereiro de 1980

Programa

1. Homenagem aos guerrilheiros sandinistas da Nicarágua.

2. Outorga de um uniforme de guerrilheiro sandinista a D. Pedro Casaldáliga, Bispo-Prelado de São Félix do Araguaia (MT).

3. O Prelado veste o uniforme de guerrilheiro e promete engajar-se até o sangue.

4. Discursos dos guerrilheiros sandinistas "cristãos".

Patrocinadores

Associação Ecumênica de Teólogos do Terceiro Mundo.

Instituto de Estudos Especiais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Anfitrião

S. E. Cardeal D. Paulo Evaristo Arns, Arcebispo de São Paulo e Grão-Chanceler da Pontifício Universidade Católica de São Paulo.

Local

Teatro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (TUCA).



EM SEU NÚMERO 351 (março de 1980), Catolicismo, num esforço de reportagem, apresentou a seus leitores, com objetiva imparcialidade, o texto integral dos principais discursos pronunciados durante a "Noite Sandinista", realizada no dia 28 de fevereiro último no auditório da PUC em São Paulo.

Tais discursos não foram publicados por qualquer órgão da imprensa brasileira, sintomática exceção feita, entretanto, dos semanários "Movimento" e "O São Paulo". Estes, profundamente simpáticos a quanto naquela sessão foi dito e feito, reproduziram resumos de alguns discursos.

O referido número de Catolicismo foi acolhido com avidez não só em nosso País, mas também no Exterior, tendo a Administração recebido numerosos pedidos de remessa dessa edição, provenientes inclusive de Roma.

Certo de corresponder ao grande interesse de seus leitores, Catolicismo dedica este número duplo (n°s 356-357, julho-agosto de 1980), apresentado em formato especial, a uma nova edição dos textos estampados no mês de março, como também de outros, correspondentes a exposições feitas durante a mesma "Noite Sandinista".

A presente edição vem enriquecida por uma introdução e comentários do insigne colaborador de Catolicismo, Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, Presidente do Conselho Nacional da TFP. Marca-os a acuidade, a coerência e a clareza tão características do grande pensador brasileiro.

CAPA:
Da torre da igreja, guerrilheiro controla o cento de Leon, Nicarágua. O templo de Deus transformado em cidadela revolucionária... (Foto AP).


Na "Noite Sandinista"

O INCITAMENTO À GUERRILHA

dirigido por sandinistas "cristãos" à esquerda católica no Brasil e na América Espanhola

Análise e comentários pelo
Prof. Plinio Corrêa de Oliveira

Presidente do Conselho Nacional da TFP

(Página 2)

Legenda:
De punho cerrado (saudação comunista), Daniel Ortega, membro da Junta de governo da Nicarágua, exalta "a revolução cubana heroica e magnífica, com Fidel Castro à frente", sob os aplausos de Frei Uriel Molina (primeiro à esquerda), Freio Betto e Pe. Miguel D'Escoto (à direita).