P.01

Filha Primogênita da Igreja abraça o socialismo

Chamada pelos papas de "Filha Primogênita da Igreja", a França foi a primeira nação europeia que abraçou a Fé católica, com o batismo de Clóvis, rei dos francos, no ano 497. A cena é ilustrada aqui numa tapeçaria sobre a vida de São Remígio, que se conserva no Museu de Reims. À esquerda aparece a esposa de Clóvis, Santa Clotilde, que, como São Remígio, Bispo de Reims (à direita), teve papel fundamental na conversão do rei franco.

Os francos, como se sabe, eram bárbaros que, como outras hordas oriundas do Leste, impuseram-se facilmente aos romanos. No entanto, apesar da rudeza de seus costumes, tinham a alma aberta para as maravilhas do plano sobrenatural e da civilização, que lhes oferecia a pregação da Religião verdadeira. Tocados pela graça, os francos converteram-se ao Cristianismo, tornando-se, desde então, paladinos da causa de Cristo. E em consequência, na "doce França" floresceu o que havia de melhor, exercendo ela poderosa influência na formação da civilização cristã ocidental.

A santidade desabrochou em personagens de alto relevo: os quatro grandes Abades de Cluny, nos séculos XI e XII, reis como São Luís IX, fundadores de congregações religiosas do porte de São Luís Maria Grignion de Montfort. Ainda no fim do século passado, perfumou a Igreja universal a virtude fulgurante de inocência de Santa Teresinha do Menino Jesus.

É à luz desse passado glorioso que devemos considerar o significado da ascensão do socialismo na França, com a vitória de François Mitterrand e de seu partido, em aliança com os comunistas, nas recentes eleições presidenciais e legislativas.

No tocante à propriedade privada, Mitterrand tem anunciado sua resolução de expandir o poder do Estado. Ou seja, aniquilar paulatinamente todo e qualquer patrimônio particular.

Quanto à instituição da família, as metas do Partido Socialista Francês, contidas no "Projeto Socialista para a França dos anos 80" (programa do PSF) são inequívocas. Todo poder, ainda que detentor da menor parcela de autoridade, deve ser contestado e desacreditado, segundo os socialistas. — "Uma coisa é certa: não se voltará atrás; as formas tradicionais de autoridade [do pai, do patrão, do marido etc.] não serão restauradas. Isto particularmente no tocante à família", acentua o "Projeto Socialista".

O programa do partido de Mitterrand defende ainda "... a democratização e o estabelecimento de pensões para jovens em conflito com suas famílias; livre escolha da contracepção voluntária da gravidez para menores; um desenvolvimento considerável da educação sexual nas escolas e a revisão das atitudes sistematicamente repressivas referentes à sexualidade dos menores".

O Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, na página 3, analisa a especial forma de deterioração moral da grande família de almas que possibilitou a vitória do candidato das esquerdas na França: os medíocres.


Norte-americanos explicam mudança na política exterior

Estiveram em São Paulo nos dias 1.° e 2 de junho corrente, o Sr. James P. Lucier, conselheiro da Comissão de Relações Exteriores do Senado norte-americano, e o Sr. L. Francis Bouchey, vice-presidente executivo do Conselho de Segurança Interamericana, a convite da Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade —TFP.

No dia 1.° o Sr. James Lucier proferiu conferência para o público que lotou o auditório da Casa de Portugal (foto), sobre o tema: "O significado de direita e esquerda na política do mundo ocidental". Exercendo influente cargo nos quadros do Senado dos Estados Unidos, o Sr. Lucier atua junto à Comissão de Relações Exteriores daquela casa, ao lado do senador Jesse Helms, presidente da subcomissão do Hemisfério Ocidental. Ou seja, o setor da Comissão de Relações Exteriores que se ocupa da América Latina.

No dia seguinte, o Sr. Francis Bouchey pronunciou outra conferência, dirigindo-se a centenas de sócios e cooperadores da TFP, no auditório São Miguel, dessa entidade. Descrevendo o aparecimento de ponderável corrente de opinião norte-americana mais realista no referente à ameaça soviética em relação ao mundo livre, o Sr. Bouchey destacou o emergir de um "novo realismo" nos Estados Unidos, em contraste com o "fanático romantismo revolucionário" predominante no período da administração Carter.

O Conselho de Segurança Interamericana, do qual o Sr. Francis Bouchey é vice-presidente, é uma instituição independente com sede em Washington, que forneceu vários especialistas e líderes aos escalões de alto nível do governo Reagan. Essa instituição dedica-se ao estudo e pesquisa da política exterior, especializando-se em assuntos relativos à segurança do Hemisfério, no contexto global do conflito existente entre o bloco comunista e o mundo livre. A América Latina constitui o alvo principal de suas atenções.

Na página 2, sintetizamos as conferências de ambos os visitantes.


Natividade consagrada aos SS. Corações

"D. Antonio de Castro Mayer" é agora nome de rua na cidade de Natividade, no norte fluminense. Esta homenagem ao Exmo. Sr. Bispo Diocesano foi prestada pelo Sr. Dermeval Lannes Vieira, prefeito da cidade, por ocasião da solenidade da consagração do município ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria, realizada no dia 30 de maio p.p.

A exemplo do que fez a municipalidade de Bom Jesus do Itabapoana no ano passado (cfr. "Catolicismo" n.° 360, dezembro de 1980), o prefeito de Natividade quis também colocar sua cidade oficialmente debaixo do patrocínio dos Sagrados Corações.

"Aqui está todo o Município de Natividade — leu o Sr. Dermeval na fórmula consecratória legitimamente representado pelo seu Prefeito Municipal, pelo seu Pároco, pelos seus Vereadores, pelas suas classes dirigentes e chefes de família, para declarar, Senhor, que nós Vos pertencemos e que nosso desejo mais ardente é de contribuir para que Vossa Santa Lei seja em todo o Município respeitada, amada e observada, de maneira que sejais, Senhor, verdadeiramente nosso Rei.

"E como, segundo os desígnios amabilíssimos de Vossa Providência, todas as Vossas graças nos vêm por Maria Santíssima, nós a Ela nos entregamos, certos de que seu inefável desvelo materno tornará uma realidade social esta nossa consagração".

O ato contou com a presença de S. Excia. Revma. D. Antonio de Castro Mayer, cujo nome o prefeito colocou numa rua, inaugurada logo após a cerimônia da consagração. Estiveram presentes cooperadores da TFP, a convite do Sr. Dermeval.

Nas fotos, o prefeito de Natividade lê a consagração (acima) e flagrante da inauguração da Rua D. Antonio de Castro Mayer (ao lado).