"Filosofia" da nova tendência

A palavra filosofia tem, nos Estados Unidos, um significado corrente particular, diferente do usado no Brasil. Poder-se-ia defini-la como "o conjunto de princípios teórico-práticos que orienta determinada atividade ou agrupamento social". Assim, pode-se falar em "filosofia dos negócios", "filosofia da composição literária" ou "filosofia do livre sindicalismo".

Neste sentido da palavra, as atuais inclinações tradicionalistas norte-americanas têm uma "filosofia". Implícita, é verdade, mas que orienta todo o amplo espectro de suas manifestações. Como defini-la?

Em certa medida, ela mesma vem se explicitando, conforme vimos em diversos exemplos, ao longo da presente edição. Vejamos aqui mais alguns:

• EXAMINAR E RESPEITAR a ordem dos valores é a melhor garantia do futuro. Na conduta pessoal, no êxito dos planos individuais, familiares e sociais, na aquisição de bens ou produtos, na cultura, e com vistas à obtenção de segurança psicológica e material. Vejamos uma propaganda de cristais nesse sentido:

"Invest in tomorrow today" (Invista hoje no amanhã). Outro anúncio do mesmo gênero, não reproduzido aqui, diz sobre o produto: "Seu valor intrínseco cresce".

• BUSCA DE FIRMEZA, solidez, durabilidade e estabilidade das coisas. Na vida pessoal, na educação, no mobiliário, nos gostos. Esta propaganda de whisky escocês sentencia: "The good things in life stay that way" (As coisas boas na vida permanecem do mesmo jeito).

• EMBAIXO, à direita, anúncio de talheres de prata: "A classic has nothing to do with fashion. And everything to do with style" (Um clássico não tem nada a ver com a moda. E tudo a ver com o estilo).

OUTRO exemplo de valorização do ornato “Você pode dizer no exterior que whisky é servido no interior”.

• É PRECISO PROCURAR não apenas a utilidade, mas também o ornato. A boa aparência exterior é necessária para manifestar os valores morais.

Luzir melhor é viver melhor.

Nos trajes, nos costumes, na decoração, na culinária, na linguagem, nas maneiras e nas instituições.

Já mencionamos em outro lugar este anúncio de cristais: "Importa não só o que está na bebida, mas também no que a bebida está".

EM SUMA, procurar o valor interior e sua apresentação exterior, o ideal e o decoro, a decência por dentro e por fora. Uma "filosofia", portanto, de amplo alcance, já em curso, e que — salvo fatores imprevistos — tem possibilidades de dominar largos setores da população norte-americana.

Este número especial é produto do trabalho de nosso correspondente nos Estados Unidos, Sr. Mário Navarro da Costa. Contribuíram na redação do texto final membros do corpo de colaboradores e da Redação de "Catolicismo", orientados pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira. Trabalhos de diagramação, montagem e fotografia, a cargo dos setores especializados de "Catolicismo".


 

Nos EUA, terra da modernidade, o antigo está se tornando moderno

ANTIGO, ó saudades reconfortantes!

Moderno, ó atração ilusória...

Duas tendências que tantas vezes se manifestam na mesma pessoa

Dilema que preocupa inúmeros brasileiros.

Talvez Você mesmo o encontre dentro de si.

E perceba estar interiormente di-vi-di-do,

Como resolver o problema?

Veja o anúncio que ilustra esta página:

"Você pode dizer pelo exterior

que whisky é servido no interior".

Não temos nenhuma bebida a oferecer-lhe.

Nem um palácio de sonhos, como esta mansão.

Mas temos informações

e fotos que poderão ajudá-lo

a resolver seu problema interior.

Nesta edição especial, "Catolicismo"

demonstra como

Nos EUA, terra da modernidade,

o antigo está se tornando moderno

Em função do imenso processo revolucionário que vem desagregando a civilização cristã desde o século XV até nossos dias, ser "moderno" passou a constituir um critério de escolha nos mais variados campos. Com a carga "hipnótica" das palavras-talismãs, moderno indicou sempre o último passo da Revolução. Estilos, costumes, modos de ser, pensar e agir, têm que ser forçosamente "modernos"- para todos aqueles que se deixam fascinar por esse vocábulo.

Naturalmente, "Catolicismo" — fiel à Igreja contra a Qual “as portas do inferno não prevalecerão” jamais (Mt. 16, 18) — não adota tal critério frívolo de um mundo relativista e superficial.

No entanto, a força de impacto da palavra moderno sobre as almas é um fato. Todos se sentem mais à vontade quando podem alegar que sua posição é "moderna".

Mas, o que é ser moderno?

Não é justamente acompanhar o que se passa nos grandes centros do mundo?

A esse propósito, temos informações surpreendentes que Você precisa conhecer. Trata-se de uma rotação ampla e profunda que se verifica atualmente em ponderáveis setores da opinião pública nos Estados Unidos, um dos polos da modernidade no mundo.