As luzes da legenda

O anúncio que reproduzimos na capa deste suplemento reflete uma apetência do público norte-americano, que provavelmente a maioria dos brasileiros ignora. A mansão com grades clássicas, insinuando uma vida social e cultural brilhante, poderia parecer aos olhos de muitos compatriotas nossos como ambiente exclusivo do gosto europeu.

Grande engano! A publicidade, que acompanha cautelosamente o evoluir das tendências do público ao qual se dirige, percebeu que o norte-americano aprecia muito mais o tradicional e o clássico do que suporiam tantos brasileiros.

"Uma legenda que ilumina lugares tão famosos como o Kennedy Center e a Abadia de Westminster. E talvez, logo mais, sua casa".

Você sabia que o público norte-americano também se interessa pelo que é legendário? Pois aí está uma entre tantas propagandas a dizê-lo. Ela se refere a este lustre feito de cristal "nascido do fogo" e "talhado a mão".


Magnificência e esplendor

The Helmsley Palace, "o mais grandioso hotel a abrir em Nova York neste século", soube explorar a apetência pelo esplendor no anúncio acima. Em seus salões cheios de cristais, ouro, pratarias, mármores e obras de arte, não falta "um vovô que ainda acredita em Cinderela".

E ele pode tomar chá com sua "princesa" num "palácio de verdade"... O mesmo pendor para o tradicional, o requintado, o solene, observa-se no anúncio à direita, de um dos restaurantes mais em voga em Nova York. Note o leitor os trajes sóbrios e a nota de distinção de todo o ambiente. A decoração, os talheres e os cristais falam de magnificência.


Estilo e qualidade

Veja à esquerda o anúncio de uma indústria de móveis.

Em matéria de mobiliário, sempre houve norte-americanos que conservaram sua preferência por estilos antigos.

Hoje, contudo, a publicidade se ocupa com particular ênfase desse gênero de móveis, o que indica maior procura.

Ao mesmo tempo, uma exigência de melhor qualidade vem se acentuando em vários campos. Artefatos de madeiras de lei, tecidos de seda pura, objetos de ouro, prata ou bronze, porcelanas finas, são produtos anunciados com frequência nos principais jornais, revistas e emissoras de televisão, ressaltando-se os predicados da matéria-prima.


Modernidade do castelo antigo

Para vender tapetes, uma grande indústria julgou que o mais atraente seria a foto à direita: vista de outono do castelo francês de Azay-le-Rideau, construído em 1518... Outra vitória da tradição, reconhecida pela publicidade, em 1981, pois estes anúncios se acham em revistas de grande circulação de junho, julho e agosto do corrente ano. Convém ressaltar ainda que tudo isso supõe a mobilização de grandes complexos industriais e comerciais, bem como de poderosos meios de comunicação social.

Não pense, leitor, que as tendências que vimos apontando manifestam-se apenas em meios abastados. Pelo contrário, encontramo-las em todos os níveis sociais.

Este sininho de mesa em porcelana pintada a mão, por exemplo, é vendido a 20 dólares. Como na foto do castelo francês, a propaganda parece evocar um sonho de cores maravilhosas. Sonhar... a propósito de um objeto "inútil", ou, pelo menos, "supérfluo"...

Não é mais o americano pragmático, voltado só para o utilitário e o concreto.

Edição especial Para colecionadores ou estudiosos? Promoção publicitária medievalista lançada por saudosistas? Não! Papel de embrulho para presentes, comum nas lojas norte-americanas...