P.04-05 Página 04-05 | ENTREVISTA PARA 30 Giorni | Tema candente analisado pela TFP

O que pensar da perestroika à luz da Mensagem de Fátima?

Declarações do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira e do Engº Antonio Augusto Borelli Machado a 30 Giorni" A REVISTA CATÓLICA italiana "30 Giorni" procurou em fevereiro último o "bureau" de representação das TFPs, sediado em Roma, com o fim de colher dados para uma entrevista sobre a TFP brasileira e sua posição em face da mensagem de Fátima e as recentes alterações ocorridas no mundo comunista.
O encarregado do "bureau", Sr. Juan Miguel Montes, comunicou-se com o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, em São Paulo, o qual solicitou que a mencionada revista lhe encaminhasse as perguntas referentes à matéria. Foram então apresentadas sete perguntas. Respondeu-as em sua maior parte o Presidente do CN da TFP. O eng.° Antonio Augusto Borelli Machado, estudioso do tema Fátima e autor de conhecida obra sobre o assunto, deu resposta a duas perguntas de sua especialidade.
A edição italiana de março, de "30 Giorni", publicou extenso artigo sob o título "Milagre no Leste? A Virgem prometeu... ", de autoria de Stefano M. Paci, que serviu como matéria de capa.
O tema também é abordado no editorial da revista. No interior desse artigo figuram 49 linhas sobre a TFP, contendo algumas informações imprecisas e até distorcidas relativamente à entidade.
Em vista disso, o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira endereçou a "30 Giorni" urna carta, retificando tais imprecisões e distorções. A direção da revista assegurou que a missiva seria estampada na íntegra em próxima edição.
As edições norte-americana, francesa e espanhola da publicação apresentam, no referente à TFP, textos, com pequenas e irrelevantes alterações, análogos ao da edição italiana.
Na edição brasileira, não constam as informações infundadas - inseridas nas outras edições - de que a TFP realizaria procissões públicas, por ocasião do dia 13 de maio, e desfilaria pelas ruas da cidade com hábitos da ordem dos templários. Como a quase totalidade das respostas encaminhadas a "30 Giorni" não foi aproveitada pelo mensário italiano, a direção de "Catolicismo "julgou do maior interesse para seus leitores conhecer o texto integral dessa matéria, praticamente inédita no Brasil, e cujo alcance e atualidade é desnecessário acentuar.
Dessa forma. reproduzimos a seguir a íntegra de tais respostas, bem como as 49 linhas estampadas por "30 Giorni" sobre a TFP e a carta dirigida consecutivamente ao mensário pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, com as devidas retificações.

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30 Giorni - Como nasceu e quais são as finalidades do movimento "Tradição, Família, Propriedade"?

Prof. Plinio Corrêa de Oliveira – A Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade nasceu na cidade de São Paulo (Brasil) em 1960. Constituiu-a um grupo de católicos militantes, impressionados pelo ímpeto do esquerdismo católico (e também do progressismo), então na sua primeira fase de expansão no mesmo país.

Os fundadores da TFP não quiseram fazer obra meramente negativa, isto é, anticomunista, anti-socialista etc., mas obra também positiva. Para isto, deliberaram empenhar-se em que três alvos da ação demolidora esquerdista fossem especialmente tonificadas e bem compreendidas pelo grande público: a tradição, a família, e a propriedade.

A finalidade da TFP está definida no artigo 1º dos respectivos estatutos, o qual diz expressamente que a Sociedade "tem caráter cultural e cívico, visando esclarecer a opinião nacional e os poderes públicos sobre a influência deletéria exercida sempre mais na vida intelectual e na vida pública pelos princípios socialistas e comunistas, em detrimento da tradição brasileira e dos institutos da família e da propriedade privada, pilares da civilização cristã no País".

Face ao direito canônico, a TFP se qualifica como uma associação de inspiração católica, integrada por fiéis leigos que atuam no campo temporal, sob sua única e exclusiva responsabilidade (cfr. Código de Direito Canônico, cânon 227), norteados pelo ensinamento tradicional do Supremo Magistério da Igreja, e estruturada juridicamente segundo as leis civis.

Desse modo, se considerada do ângulo das leis do Estado, ela é uma associação cívica, cultural e beneficente, regida por estatutos civis; se vista do ângulo das leis eclesiásticas, cabe vê-la como uma associação particular, constituída pelo livre acordo de fiéis entre si, no uso do direito de que gozam de fundar e dirigir livremente associações "para fins de caridade e piedade, ou para fomentar a vocação cristã no mundo" (cânon 215).

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30 Giorni - Em que consistem as dificuldades que o movimento tem com a Hierarquia eclesiástica? Esta formulou alguma censura eclesiástica com relação aos Srs.? Que ligações têm o movimento com Dom Lefèbvre?

Desde sua fundação, em 1960, a TFP tem combatido a implantação da Reforma Agrária socialista e confiscatória em nosso País, mediante vigorosas campanhas públicas de âmbito nacional.

Prof. PCO - A TFP visa, dentro dos limites de seus fins específicos, trabalhar pela ordenação da sociedade temporal segundo a doutrina tradicional da Igreja. Precisamente nesse campo, é notório que as divergências de opinião entre os católicos não têm feito senão agravar-se consideravelmente em quase todos os países. E, pois, também naqueles em que existem TFPs.

Como é geralmente conhecido, essas divergências não existem apenas entre leigos, mas igualmente entre eclesiásticos, inclusive Bispos.

Não é de espantar, pois, que tais divergências existam também entre numerosos prelados brasileiros de um lado, e a TFP de outro lado. O que leva o grosso da opinião pública a qualificar de "direita" ou de "extrema-direita" a TFP, ao mesmo tempo que qualifica múltiplos Srs. Bispos de "esquerda" e alguns até de "extrema-esquerda".

"Censura eclesiástica" no sentido canônico e próprio do termo, a TFP não recebeu

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