de seu país de origem. [...] O patriarca não é amigo de muito falar, detesta o riso imoderado, proíbe com singular energia as piadas (Regra, 6,8); a cada momento nos descobre seu desgosto diante do olvido da própria responsabilidade, pelas decisões prematuras, ligeireza de espírito. E essa gravidade que exige dos outros, brilha em cada uma de suas frases; ao dispor qualquer detalhe da observância monástica, desde o mais trivial ao mais importante, suas palavras são sempre circunspectas” 9.
“Toda a Regra leva a marca de um espírito que não constrói a priori, segundo um ideal abstrato e um plano rígido, mas que vê a realidade tal qual é, e tenta adaptar-se a ela” 10.
“Temperamento de chefe, e de chefe romano, quer que no mosteiro tudo esteja em ordem, que tudo se cumpra nele com perfeição”.
“Outro aspecto da personalidade moral de São Bento, que começa por ser um dos predicados mais importantes de seu temperamento romano e acaba com um marcado caráter de virtude sobrenatural, é a sua discrição. Misericórdia e justiça, força e doçura, natureza e graça, lei e privilégio, caridade e disciplina, tudo na Regra se acha em perfeito equilíbrio” 11.
“Rebento de uma família rica e distinta, São Bento se mostra em todo momento cheio de nobreza, de finura, de urbanidade. Tanto em seu porte quanto em suas relações sociais, em seu pensamento como na forma de expressá-lo, nada achamos nele que seja vulgar” 12.
São Bento “possuiu do pensador a amplitude e a profundidade do olhar que compreende os problemas da vida e, em seus próprios limites, procura resolvê-los. A Regra nos revela esta inteligência poderosa, muito mais prática que especulativa, cujos dotes essenciais são a clareza e a lógica. [...] Outra característica notável da inteligência de São Bento é sua penetração psicológica. O patriarca conhece o homem, suas possibilidades, suas fraquezas, suas reações” 13.
“Graças a essas qualidades de coração, São Bento pôde encarnar plenamente o pius pater que deve ser todo abade beneditino. A Regra inteira está impregnada do espírito de paternidade afetuosa e terna, que sabe compreender e adaptar-se, dissimular e alentar” 14.
“A virtude da religião nele é algo mais que uma característica: é o sentimento dominante que informa toda sua maneira de julgar e de agir, que unge inteiramente a figura, a vida e a Regra do patriarca, constituindo sem dúvida o verdadeiro fundo de sua personalidade” 15.
Enfim, São Gregório Magno declara em seus Diálogos: “Se alguém quer conhecer mais profundamente sua vida e seus costumes [de São Bento], poderá encontrar no mesmo ensinamento da Regra todas as ações de seu magistério, porque o santo varão de modo algum pôde ensinar outra coisa senão o que ele mesmo viveu” 16.
Com exame meticuloso, o Tribunal de Contas da União aponta a verdadeira dimensão do quadro de calamidade nas contas do governo em 2014 devido ao mau uso do dinheiro público.
Entrevista com Dr. Leonel Munhoz Coimbra.
A conferência Impeachment da Dilma e as “Pedaladas Fiscais”, promovida pelo Instituto Plinio Corrêa de Oliveira no dia 19 de maio último, foi coroada de êxito. Os dois conferencistas — Dr. Leonel Munhoz Coimbra e deputado federal Paulo Martins — superaram a expectativa do auditório lotado do Club Homs (vide p. 43).
O debate sobre a importância de controlar as contas públicas é muito atual. De fato, ele acompanha a História desde a Idade Média e já está consignado desde a Carta Magna inglesa de 1215.
Tendo o processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff sido objeto de várias versões, Catolicismo, para esclarecer seus leitores, entrevistou o Dr. Leonel Coimbra, para quem houve, sim, “pedaladas fiscais” que caracterizaram gravíssimo crime de responsabilidade.
Leonel Coimbra é bacharel em Administração com pós-graduação em Orçamento Público e curso MBA — Formação Geral de Altos Executivos pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas. Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União há mais de 13 anos, ele integrou o quadro de Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental. É também instrutor e palestrante, com atuação em diversos eventos nas áreas de Orçamento Público, Controle Externo, Formação de Instrutores e Multiplicadores, dentre outros.