SANTOS E FESTAS DE JUNHO


1

Santo Inácio, Anacoreta

+ Espanha, séc. XI. "Feito abade de Onha, onde se acabava de adotar a observância cluniacense, deu novo impulso ao monaquismo" (do Martirológio Romano).


2

São Potino, Bispo, e Companheiros, Mártires

+ Lion, 177. "Seus fortes e repetidos combates sob [os imperadores romanos] Marco Aurélio Antonino e Lúcio Vero, estão descritos numa carta que a Igreja de Lion enviou às autoridades da Ásia e da Frígia" (do Martirológio Romano).

Primeira Sexta-Feira do mês


3

São Carlos de Luanga e 22 Companheiros, Mártires

+ Uganda, 1886. Carlos, oficial do rei de Uganda, convertido com outros funcionários pelos Padres Brancos, foi com eles queimado vivo.

Primeiro Sábado do mês


4

Domingo de Pentecostes
São Francisco Caracciolo, Confessor

+ Agnone (Itália), 1608. De nobre família napolitana, fundador da Congregação dos Clérigos Regulares Menores. Tinha o dom de profecia, sendo favorecido com êxtases.


5

São Sancho, Mártir

+ Espanha, 851. "Adolescente, apesar de educado na corte real, não hesitou em sofrer o martírio pela fé de Cristo na perseguição dos árabes" (do Martirológio Romano).


6

São Felipe, Confessor

+ Palestina, séc. II. Um dos sete primeiros diáconos ordenados pelos Apóstolos, seu nome é nomeado logo depois do de Santo Estêvão, o protomártir. "Afamado por seus milagres e prodígios, converteu a Samaria à fé de Cristo, batizou o eunuco de Candace, a rainha da Etiópia, e finalmente terminou seus dias na Cesareia" (Do Martirológio Romano).


7

Santo Antônio Gianelli, Bispo e Confessor

+ Bobbio (Itália), 1846. Empenhou-se no campo das missões e da educação. Bispo de Bobbio, governou com sabedoria e prudência sua Sé episcopal.


8

São Guilherme de York, Bispo e Confessor

+ Inglaterra, 1154. Sobrinho do rei Santo Estêvão, tornou-se muito cedo tesoureiro da igreja de York e, em seguida, seu arcebispo. Caluniado, foi afastado do cargo, sendo nele reabilitado pela Santa Sé após sete anos de humilhações. Muitos milagres foram operados em seu túmulo, inclusive três ressurreições.


9

São José de Anchieta, Apóstolo do Brasil.

São Columba Abade, Confessor

+ Escócia, 597. "Natureza aristocrática, brilhante em suas palavras, grandioso em seus conselhos, cheio de amor para com todos, repleto até o fundo de seu coração da serenidade e da alegria do Espírito Santo" (do Martirológio Romano - Monástico).


10

São Getúlio e Companheiros, Mártires

+ Séc. III. "Varão de grande nobreza e cultura, pai de sete bem-aventurados mártires tidos de sua esposa Santa Sinforosa; também foram mártires seus companheiros Cereal, Amâncio e Primitivo" (do Martirológio Romano).


11

São Barnabé, "Apóstolo"

+ Chipre, sec. I. Fiel companheiro de São Paulo na evangelização, este o chama de Apóstolo, embora não fosse um dos Doze.


12

São João de Sahagum, Confessor

+ Salamanca (Espanha), 1479. Da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho. Por denunciar o mal existente nos mais altos postos da sociedade onde vivia, sofreu vários atentados, sendo por fim envenenado pela concubina de um nobre.


13

Santo Antonio de Lisboa ou Pádua, Confessor
São Peregrino, Bispo e Mártir

Itália, séc. VI. Bispo na região dos Abruzzos, sofreu perseguições por ter proclamado a divindade de Cristo. Morreu afogado pelos longobardos no rio Aterno.


14

São Metódio de Constantinopla, Bispo e Confessor

+ Constantinopla, 847. Italiano, "estudou em Constantinopla, onde abraçou a vida monástica. Tornou-se abade, e mais tarde Patriarca. Fez triunfar definitivamente, com o apoio de Roma, o culto das santas imagens, instituindo a 'Festa da Ortodoxia', celebrada anualmente desde então" (do Martirológio Romano - Monástico).


15

Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo
Santa Germana Cousin, Virgem

+ Pibrac (França), 1601. Pobre, escrofulosa, negligen­ciada pelo pai e maltratada pela madrasta, morreu aos 22 anos, abandonada em seu leito de palhas no celeiro paterno.


16

São Cyro e Santa Julita, Mártires

+ Síria, séc. IV. Por não querer renegar a fé, Julita estava sofrendo o martírio quando seu filho Quirico, ou Cyro, de apenas três anos, que lhe fora arrancado dos braços, juntou-se a ela para morrer, afirmando que também era cristão.


17

Santos Manuel, Sabel e Ismael, Mártires

+ Calcedônia, 362. "Embaixadores do rei da Pérsia para negociar a paz com Juliano, o Apóstata. O imperador quis obrigá-los ao culto dos ídolos; como recusassem com grande constância, mandou passá-los a fio de espada" (do Martirológio Romano).


18

São Gregório Barbarigo, Bispo e Confessor

+ Itália, 1697. De família patrícia de Veneza, tornou-se bispo de Pádua e cardeal, dedicando o melhor de suas atividades ao seminário episcopal, que transformou num dos melhores da Itália. Nele é guardado reverentemente o coração do santo.


19

Santos Gervásio e Protásio, Mártires

+ Milão, séc. III. O primeiro foi açoitado com pontas de chumbo até a morte; e o segundo, depois de flagelado, foi degolado. Santo Ambrósio descobriu seus corpos em 386. De Milão seu culto expandiu-se até as Gálias, onde várias igrejas lhes foram dedicadas.


20

Santo Adalberto de Magdeburgo, Bispo e Confessor

+ Alemanha, 981. O Imperador Otão, o Grande, enviou-o como chefe de um grupo de missionários para evangelizar os eslavos. Tendo todos seus companheiros sido massacrados, voltou à Alemanha, onde foi designado bispo da nova sede episcopal de Magdeburgo, na Saxônia.


21

São Luís Gonzaga, Confessor

(Vide p. 34)


22

Santo Albano, Mártir

+ Inglaterra, 304. Destacado habitante de Verulamium (hoje Santo Albano), durante a perseguição de Diocleciano escondeu um sacerdote em sua casa. Convertido pelo ministro de Deus, ficou tão tocado pela doutrina católica que trocou de vestes com ele, sendo preso em seu lugar. Negando-se a oferecer incenso aos ídolos, foi açoitado, cruelmente torturado e, finalmente, teve a cabeça decepada.


23

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
Santa Agripina, Virgem e Mártir

+ Roma, séc. III. Tendo feito voto de virgindade, foi aprisionada e martirizada sob o imperador Valeriano. Seu corpo foi trasladado para a Sicília, onde seu túmulo é afamado pelos muitos milagres nele operados.


24

Natividade de São João Batista

Por ter sido purificado ainda no ventre materno pelas palavras da Santíssima Virgem, é o único santo, além da Mãe de Deus, cujo nascimento é comemorado.


25

São Máximo de Turim, Bispo e Confessor

+ Itália, séc. V. Muito célebre pela doutrina e santidade, seus discursos revelam sua ciência e virtude, sendo quase tão importantes quanto os de Santo Agostinho.


26

São Vigílio, Bispo e Mártir

+ Trento, 405. Nascido em Trento, foi educado em Atenas. Eleito bispo de sua cidade natal, "tudo fez para extirpar os últimos vestígios de idolatria. Por esse motivo, homens ferozes e bárbaros abateram-no com uma rajada de pedras" (do Martirológio Romano).


27

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Segundo a tradição, essa pintura foi levada de Creta para Roma por um negociante, permanecendo na igreja de São Mateus até 1812 e seguindo depois para uma capela dos agostinianos. Em 1866, o superior geral dos Redentoristas obteve de Pio IX sua custódia, divulgando-a então por toda parte. Ela se tornou uma das estampas de Nossa Senhora mais populares em todo o mundo.


28

São Plutarco e Companheiros, Mártires

+ Egito, 202. Assistindo às aulas do célebre Orígenes, em Alexandria, foram por ele convertidos à fé católica, enfrentando por isso o martírio nas perseguições de Severo.


29

Comemoração de São Pedro e São Paulo, Apóstolos
Santa Ema, Viúva

+ Alemanha, 1045. Parente do Imperador Santo Henrique, foi educada na corte pela imperatriz Santa Cunegundes. Casou-se com Guilherme de Friesach e teve dois filhos, que morreram assassinados. Transido de dor, Guilherme foi a Roma em peregrinação, falecendo no caminho de volta. Sua viúva santificou-se, dedicando-se a Deus e a obras de caridade.


30

Protomártires da Igreja Romana
São Marcial, Bispo e Confessor

+ França, séc. III. Um dos primeiros a anunciar a verdadeira Religião nas cercanias de Limoges, França, onde é venerado com seus dois sacerdotes Alpiniano e Austricliniano. A vida dos três foi pontilhada de extraordinários milagres.

Nota:
Os Santos já referidos em Calendários anteriores têm aqui apenas seus nomes enunciados, sem nota biográfica.


Intenções para a Santa Missa em junho

Será celebrada pelo Revmo. Padre David Francisquini, nas seguintes intenções:

Suplicando ao Sagrado Coração de Jesus (festa comemorada pela Igreja no dia 23 de junho) graças e bênçãos especiais para todos os leitores de Catolicismo e suas respectivas famílias. E também rogando a São Pedro e São Paulo (celebrados no dia 29 de junho) especial proteção à Santa Igreja contra as investidas do demônio e de seus asseclas.

Intenções para a Santa Missa em julho

Pedindo a Nossa Senhora do Carmo (cuja festa celebra-se no dia 16) particular proteção ao País nesta gravíssima crise moral, política e econômica que ele atravessa. Que os adversários do Brasil profundo e católico não alcancem seus intentos de aprovar leis imorais e anticristãs. E que Ela conceda a seus filhos brasileiros especial devoção ao Santo Escapulário do Carmo.