AÇÃO CONTRA-REVOLUCIONÁRIA
A Coroa de Espinhos: "Uma paixão francesa"
Santiago Laia
A Fédération Pro Europa Christiana (FPEC) promoveu em sua sede de Creutzwald (Moselle, França), mais uma conferência sobre as relíquias de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Na noite do dia 4 de abril p.p., o historiador Jacques Charles-Gaffiot, expositor dos Trésors du Saint-Sépulcre no Château de Versailles e autor de diversos livros — como Tronos e Majestade, A autoridade e seus símbolos —, apresentou a história da Coroa de Espinhos imposta em Nosso Senhor Jesus Cristo.
Antes da conferência, destinada a amigos e simpatizantes da Fédération, o Sr. Charles-Gaffiot foi recebido na sede social da entidade por um seleto público. Temas históricos e de atualidade se alternavam com animação nas diversas rodas que o aguardavam.
Todos se dirigiram em seguida para a sala sociocultural, onde se realizou a conferência. O Sr. Edmundo Bianchini, representante da Fédération Pro Europa Christiana na região da Lorena, abriu a sessão saudando os presentes. Agradeceu especialmente ao Sr. Jean-François Tristschler, por ter apresentado o Sr. Jacques Charles-Gaffiot à Fédération e tê-lo trazido a Creutzwald.
* * *
A Coroa de Espinhos é uma das relíquias da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, mencionada pelos evangelistas São Mateus, São Marcos e São Lucas nos Evangelhos. "E vestiram-no de púrpura, e tecendo uma coroa de espinhos, lha puseram na cabeça" (Marcos 15:17).
No dia 10 de agosto de 1239, levada por São Luís IX e por sua mãe, Branca de Castela, a coroa de espinhos chegou a Paris num majestoso cortejo. Nos primeiros anos colocaram-na na catedral de Notre-Dame, enquanto se construía a Sainte-Chapelle — a capela do Palácio Real para a qual foi solenemente transladada sete anos depois, dois meses antes da partida de São Luís para as Cruzadas.
Em seu livro Uma paixão francesa: A coroa de espinhos, Jacques Charles-Gaffiot afirma que a coroa de espinhos sintetiza o espírito de dedicação da França ao Evangelho de Nosso Senhor, por ser um país cuja história se confunde com as Cruzadas, a monarquia, a piedade e o gótico.
Ele encerrou sua conferência explicando que atualmente a coroa de espinhos fica exposta na catedral de Notre-Dame, e que todos os dias ela é alvo de grande veneração não só dos franceses, mas de todo o mundo.
A seguir foi servido um coquetel, momento em que o expositor respondeu a perguntas sobre o tema exposto e fez dedicatórias para as pessoas que adquiriam seu livro. □
Para tomarem conhecimento das atividades da Fédération Pro Europa Christiana na região da Lorena, convido todos a acessarem o site: http://fpec-creutzwald.org/
LEGENDAS:
- Em 10 de agosto de 1239, São Luís IX conduz a Coroa de Espinhos em majestoso cortejo.
- A Coroa de Espinhos fica exposta na catedral de Notre-Dame, em Paris.