SANTOS E FESTAS DE JULHO
1
Festa do Preciosíssimo Sangue de Cristo (No calendário tradicional) Santo Aarão, Levita + Palestina, 1250 a.C. Irmão de Moisés e seu porta-voz junto ao faraó, quando das tentativas de libertar o povo hebreu do cativeiro no Egito. Foi declarado por Moisés, por ordem de Deus, o primeiro e Supremo Sacerdote da Ordem levítica. Primeiro sábado do mês
2
Visitação de Nossa Senhora (No calendário tradicional) Santo Oton de Bamberg, Bispo e Confessor + Alemanha, 1139. “Na época da querela entre a Igreja e o Império, por sua correção e lealdade soube servir sem choques a corte imperial e a Sé Apostólica. Pregou o Evangelho aos povos da Pomerânia e da Germânia do Norte” (do Martirológio Romano-Monástico).
3
São Tomé, Apóstolo (Vide p. 37)
4
São Guilherme Abade, Confessor + Alemanha, 1091. Introduziu a reforma cluniacense em sua abadia de Hirschau, na Baviera, transformando-a num centro desse movimento, o qual se estendeu por todo o sul da Alemanha.
5
Santa Godoleva, Mártir da fidelidade conjugal + Holanda, 1070. Todo o amor e consideração aparentados pelo marido antes do casamento se transformaram, por instigação da mãe dele, em ódio e maus tratos. Para manter a paz doméstica e obter a conversão de seus perseguidores, Godoleva resolveu sofrer tudo pacientemente, com espírito sobrenatural. Seu marido mandou enforcá-la e, para não se comprometer, pretextou uma viagem. Depois, moído de remorsos, confessou o crime e foi expiar seu pecado num convento.
6
São Rômulo de Fiésole, Bispo e mártir + Itália, séc. II. “Discípulo do Bem-aventurado Apóstolo Pedro, foi enviado pelo mesmo a pregar o Evangelho, anunciando Cristo em muitos lugares da Itália”, antes de derramar seu sangue pela fé (do Martirológio Romano).
7
São Panteno, Confessor + Alexandria, séc. II. “Varão apostólico, repleto de sabedoria, tão grande era seu zelo e amor pela palavra de Deus que, abrasado de fé e piedade, saiu a pregar o Evangelho de Cristo aos povos que habitavam os mais remotos confins do Oriente” (do Martirológio Romano). Primeira Sexta-Feira do mês.
8
São Procópio, Mártir + Palestina, séc. IV. Primeira vítima da perseguição do Imperador romano pagão Diocleciano. Segundo o historiador Eusébio, “era originário de Jerusalém e vivia como asceta. Sua cultura profana era fraca, mas a palavra de Deus era sua força. Foi decapitado após ter confessado valorosamente sua fé” (do Martirológio Romano-Monástico).
9
Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus. Santos Mártires de Gorcum + Holanda, 1572. Quando os calvinistas tomaram a cidade, esses dezenove católicos foram presos e enforcados, por defenderem a autoridade da Igreja Católica e a presença real de Nosso Senhor no Santíssimo Sacramento.
10
Sete Irmãos Mártires + Roma, séc. II. Exortados por sua mãe, Santa Felicidade, sete irmãos — Januário, Felipe, Félix, Silvano, Alexandre, Vital e Marcial — enfrentaram o martírio sob o Imperador Antonino.
11
São Sigisberto, Confessor + Alemanha, séc. VII. “Monge irlandês, deixou a caravana monástica de São Columbano, que passava pela Suábia em direção à Itália, para fundar junto à nascente do Reno um novo centro de vida religiosa chamado Disentis” (do Martirológio Romano-Monástico).
12
Santos Narbor e Félix, Mártires + Itália, séc. IV. Estes dois soldados irmãos, de origem africana, sofreram vários tormentos sob Maximiano, sendo por fim degolados.
13
São Silas, Confessor + Macedônia, séc. I. Foi designado pelos Apóstolos para acompanhar São Paulo e São Barnabé em suas pregações aos gentios. “Cheio da graça de Deus, exerceu fervorosamente o ministério da pregação” (do Martirológio).
14
Santo Héraclas, Bispo e Confessor + Egito, séc. III. Estudou na Escola de Alexandria, cidade da qual depois se tornou bispo. Sua grande fama atraía muitos eruditos que vinham conhecê-lo em sua Sé episcopal.
15
São Boaventura, Confessor e Doutor da Igreja + Lyon (França), 1274. Discípulo de São Francisco de Assis, ele se distinguiu pela sabedoria e piedade. Seus escritos, cheios de unção sobrenatural, lhe valeram o título de Doutor Seráfico. Foi superior-geral da Ordem Franciscana e cardeal. Morreu em Lyon durante um concílio.
16
Nossa Senhora do Carmo Festa prescrita a toda a Igreja por Bento XII em 1726, para agradecer a Nossa Senhora pelas extraordinárias graças concedidas à Ordem do Carmo e a todos os seus servos que usam o escapulário, o qual preserva as almas do inferno e as livra do Purgatório mediante certas condições.
17
Beato Inácio de Azevedo e 39 Companheiros, Mártires do Brasil. Santa Marcelina, Virgem + Milão, séc. IV. Irmã de Santo Ambrósio, recebeu o véu das virgens na Basílica de São Pedro, em 353, das mãos do Papa Libério.
18
Santa Sinforosa e filhos, Mártires + Itália, séc. III. Esposa do mártir São Getúlio, também morreu pela fé católica juntamente com seus sete filhos, Crescêncio, Julião, Nemésio, Primitivo, Justino, Estácio e Eugênio.
119
anto Ambrósio Autpert, Confessor + França, séc. VIII. “Oficial da corte de Pepino, o Breve. Foi preceptor do futuro imperador Carlos Magno, entrando logo depois para a abadia de São Vicente, no ducado de Benevento. Autor muito apreciado na Idade Média, escreveu vários comentários da Sagrada Escritura e várias obras litúrgicas e hagiográficas” (do Martirológio Romano-Monástico).
20
Santo Aurélio, Bispo e Confessor + Cartago, 430. Como bispo de Cartago — ajudado e aconselhado por Santo Agostinho —, governava a Igreja da África, que contava com cerca de 500 bispos.
21
São Lourenço de Brindisi, Confessor e Doutor da Igreja + Lisboa, 1619. Religioso capuchinho italiano, pregou durante 20 anos na Itália e Alemanha, sendo um dos mais temíveis adversários do protestantismo em sua época. Hábil diplomata, recebeu do Papa delicadas missões, falecendo nesse exercício em Portugal. Deixou várias obras de controvérsia e exegese.
22
Santa Maria Madalena, Penitente. São João Lloyd, Mártir + Inglaterra, 1679. Natural do País de Gales, estudou em Guent e Valladolid, onde foi ordenado. Voltou a seu país para dar assistência aos católicos, mas foi preso e condenado à morte como padre clandestino, juntamente com São Philip Evans. Ambos foram canonizados entre os 40 Mártires da Inglaterra e País de Gales.
23
São João Cassiano, Confessor + França, 432. Provençal, fez-se monge em Belém e depois viveu 15 anos como eremita no Egito. Ordenado sacerdote, fixou-se em Marselha, onde fundou diversos mosteiros, nos quais implantou o ascetismo e a espiritualidade dos monges do Egito.
24
São João Boste, Mártir + Inglaterra, 1594. Estudou em Oxford e converteu-se ao catolicismo em 1576, indo para a França, onde foi ordenado. Designado para as missões inglesas, atendeu os católicos residentes no norte da Inglaterra. Descoberto, foi enforcado e esquartejado, morrendo gloriosamente pela fé católica.
25
São Tiago Maior, Apóstolo + Séc. I. Irmão de São João, foi um dos três Apóstolos presentes na Transfiguração e na Agonia do Horto. Pregou na Judeia, Samaria e Espanha. Seu sepulcro em Compostela foi um dos mais famosos lugares de peregrinação da Idade Média. Patrono e protetor da Espanha, ele é conhecido como Santiago Matamouros.
26
São Joaquim e Santa Ana, pais de Maria Santíssima. São Jacinto, Mártir + Itália, séc. II. “Lançado primeiro no fogo, e depois numa torrente, saiu incólume. Sob o imperador Trajano, terminou sua vida ao fio da espada. A matrona Júlia sepultou-lhe o corpo em sua quinta perto de Roma” (do Martirológio Romano).
27
São Celestino I, Papa e Confessor + Roma, 432. Romano de nascimento, foi atraído a Milão pela santidade de Santo Ambrósio. Eleito Papa, combateu as heresias de Nestório e Pelágio, convocando para isso o Concílio de Éfeso, que proclamou a maternidade divina de Nossa Senhora.
28
Santos Mártires da Tebaida + Egito, séc. III. Mártires que padeceram sob Décio e Valeriano, suportando os mais diversos tormentos. A um dos mártires, “brandamente ligado a uma alcatifa de flores, chegou-se uma desavergonhada prostituta para o provocar à luxúria. Ele, porém, cortou com os dentes a própria língua e cuspiu-a no rosto da sedutora”, sendo depois martirizado (do Martirológio Romano).
29
São Lobo, Bispo e Confessor + França, 478. Bispo de Troyes, esteve na Inglaterra com São Germano combatendo o pelagianismo. De volta a seu país, foi retido como refém por Átila, o bárbaro rei dos hunos, exercendo sobre ele benéfica influência.
30
Santa Julita, Mártir + Ásia Menor, 305. Rica viúva de Cesareia a quem um dos principais da cidade despojou de toda a sua fortuna por meios fraudulentos e o qual ela resolveu então processar. Intimada durante o processo a sacrificar aos ídolos para obter a restituição de seus bens, preferiu perdê-los, bem como a própria vida temporal, para ganhar a vida eterna.
31
Santo Inácio de Loyola, Confessor. São Fábio, Mártir + Ásia Menor, séc. III. Era soldado e se recusou a levar as insígnias do governador provincial, porque nelas figuravam símbolos pagãos. Preso, declarou-se cristão, sendo por isso condenado à morte.
NOTA:
Os Santos já referidos em Calendários anteriores têm aqui apenas seus nomes enunciados, sem nota biográfica.
Intenções para a Santa Missa em julho
Será celebrada pelo Revmo. Padre David Francisquini, nas seguintes intenções:
* Pedindo a Nossa Senhora do Carmo (cuja festa se celebra no dia 16) particular proteção ao País nesta gravíssima crise moral, política e econômica que ele atravessa. Que os adversários do Brasil profundo e católico não alcancem seus intentos de aprovar leis imorais e anticristãs. E que Ela conceda a seus filhos brasileiros especial devoção ao Santo Escapulário do Carmo.
Intenções para a Santa Missa em agosto
* Em honra à festividade celebrada pela Santa Igreja no dia 15 de agosto: a gloriosa Assunção de Nossa Senhora de corpo e alma ao Céu. Nesse dia, em que se comemora uma das mais antigas festas marianas, pediremos à Virgem Santíssima que abençoe maternalmente os lares e as famílias de todos os leitores e colaboradores de Catolicismo.