AÇÃO CONTRA-REVOLUCIONÁRIA
Cardeal Burke lança livro no Brasil
Hélio Brambilla
O Cardeal Burke oferece ao Príncipe Dom Bertrand e ao Instituto Plinio Corrêa de Oliveira belas reproduções da Imagem do Sagrado Coração de Jesus que se encontra em sua capela particular em Roma.
* * *
Após visitar Belém, Brasília e Rio de Janeiro, onde lançou em auditórios repletos seu recente livro O Amor Divino Encarnado. A Sagrada Eucaristia como Sacramento da Caridade, o Cardeal Raymond Burke viajou para São Paulo, desenvolvendo durante três dias diversas atividades na capital bandeirante.
Convém ressaltar a presença de grande número de jovens nos eventos promovidos nas quatro capitais percorridas, o que demonstra o caráter conservador que vem se verificando em consideráveis faixas da juventude.
O Cardeal Burke também visitou algumas instituições, entre as quais o Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, onde concedeu no último dia 20 entrevistas ao site Fratres in Unum e à revista Catolicismo, que publicamos à p. 44 desta edição.
Na sede do Instituto [fotos na p. 49], o eminente purpurado foi saudado pelo jovem Guilherme Martins, que lhe manifestou o agradecimento da instituição e de seus membros pela honrosa visita, ao longo da qual Sua Eminência manteve cordial contato com seus diretores, colaboradores e o numeroso público que compareceu à recepção.
O Cardeal respondeu afirmando que por todas as cidades pelas quais passou nesta viagem ao Brasil, encontrou muita afeição pela Santa Igreja e pela sua pessoa. Em seguida alertou que vivemos tempos muito difíceis, em que reina a confusão. Mas que nós, católicos, não podemos estar confundidos, pois conhecemos a doutrina da Igreja, contida nos catecismos, e sabemos o que Nosso Senhor sempre nos ensinou. E, por isso, não podemos ficar desencorajados. Disse que em todos os lugares por onde viaja encontra fiéis católicos desejosos somente de saber o que Nosso Senhor ensinou, e que ele apenas repete o que Jesus sempre ordenou. Assim, o Cardeal encorajou os presentes a darem testemunho da fé em todas as suas atividades, e a defendê-la valorosamente.
Afirmou ainda o ilustre Purpurado: “Numa entrevista à revista Catolicismo, eu comentei que Portugal e os bispos do país têm uma missão muito importante de comunicar a Mensagem de Fátima aos fiéis do mundo inteiro. Vindo ao Brasil, e vendo quão forte é o amor que o povo brasileiro tem pela nossa Santa Mãe e compreendendo melhor a ligação tão próxima do Brasil com Portugal, estou convencido de que não é missão só de Portugal, mas também do Brasil e dos bispos brasileiros.”
O Cardeal encerrou suas palavras dizendo que quando esteve em Aparecida (no último dia 19), teve a graça de rezar diante da Imagem de Nossa Senhora e pediu pelas necessidades da Igreja no mundo inteiro e muito especialmente pelo Brasil, pelos católicos brasileiros. Incentivou todos os presentes a terem uma devoção muito particular ao Rosário e à difusão da Mensagem de Fátima.
(continua)