AÇÃO CONTRA-REVOLUCIONÁRIA (II)
Equador: visita de Dom Athanasius Schneider
José Ignacio Gómez Vera
A Sociedad Ecuatoriana Tradición y Acción Pro Cultura Occidental é uma associação civil de inspiração católica dedicada à formação moral da juventude através de palestras, simpósios e reuniões, bem como à promoção de conferências ao público em geral com vistas a alertá-lo sobre os perigos representados por investidas revolucionárias.
Insere-se também, entre suas finalidades, o incremento à devoção a Nossa Senhora do Bom Sucesso, cujas portentosas mensagens, específicas para a nossa época, foram por Ela comunicadas no século XVII à Madre Mariana de Jesus Torres.
Esta última atividade vem sendo realizada de modo ininterrupto nos últimos oito anos nas cidades de Quito, Guayaquil, Cuenca, Milagro e Riobamba, ao lado de campanhas públicas nas quais se divulgam livros e artigos em defesa dos valores perenes da família, dos valores morais e da propriedade privada.
Como esta luta contra-revolucionária pressupõe o fortalecimento espiritual de seus membros, o núcleo de Guayaquil de Tradición y Acción preparou recentemente jovens para a recepção dos principais sacramentos da Fé católica — o Batismo, a Primeira Comunhão e a Confirmação —, ocorrida durante uma cerimônia no rito tridentino presidida por S. Exa. Revma. Dom Athanasius Schneider, de passagem por aquela cidade [conjunto de fotos à direita].
Os ritos litúrgicos tradicionais foram utilizados durante séculos pela Santa Igreja, que os moldou e aperfeiçoou desde o início do Cristianismo por meio de um trabalho harmonioso, árduo e santo. Apenas recentemente foram condenados à morte pela “sabedoria” mundana, que trocou o sacral e o sublime pelo que hoje acontece em incontáveis celebrações progressistas.
Embora tais ritos sejam detestados e marginalizados pelos seguidores da “Teologia da Libertação”, eles vêm retornando com redobrado vigor, como o demonstraram as missas e as cerimônias acima mencionadas, que atraem sobretudo jovens nascidos após a reforma litúrgica pós-conciliar.
Dom Schneider visitou em Quito o Mosteiro da Imaculada Conceição, onde venerou a majestosa imagem de Nossa Senhora do Bom Sucesso. E em Guayaquil, além de celebrar a Santa Missa solene no rito tridentino, proferiu uma concorrida conferência intitulada “O Reinado de Nosso Senhor Jesus Cristo”.
LEGENDAS:
- Em Guayaquil, Dom Schneider proferiu uma concorrida conferência intitulada “O Reinado de Nosso Senhor Jesus Cristo”.
- “Rosario de Aurora”, pelas ruas do centro de Quito, capital do Equador, com a milagrosa imagem de Nossa Senhora do Bom Sucesso.
- Acima, campanha pública no Centro Histórico de Quito.