1
Santa Margarida de Riéti, Virgem
+ Florença, 1770. De família abastada, ingressou aos 19 anos no Carmelo, onde permaneceu até o seu falecimento, aos 23 anos incompletos. Pelo seu empenho em não aparecer, essa grande mística ficou conhecida como a Santa da Vida Oculta.
Primeiro sábado do mês.
2
Santo Antônio, Mártir
+ Síria, séc. IV. "Jovem cristão de 20 anos, cortador de pedras por profissão, quebrou em pedaços ídolos pagãos. Foi por esse motivo condenado a morrer na própria construção de uma igreja em que estava trabalhando" (do Martirológio Romano – Monástico).
3
São Gregório Magno, Papa, Confessor e Doutor da Igreja
+ Roma, 604. De família senatorial romana, foi prefeito da cidade quando era ainda muito jovem. Herdou enorme fortuna e fundou seis mosteiros, em um dos quais se fez beneditino. Delegado apostólico em Constantinopla, e depois Papa, exerceu com firmeza e energia o governo da Igreja, destacando-se na organização do culto e do canto sacro. Tornou-se por seus escritos um dos quatro Doutores da Igreja Latina.
4
Patriarca Moisés, Profeta
+ Palestina, séc. XIII a.C. Profeta e legislador, Moisés "recebeu de Deus a missão de libertar o povo de Israel oprimido no Egito pelo Faraó. Falava com Deus face a face, como se fala a um amigo" (do Martirológio Romano – Monástico).
5
São Bertino, Confessor
+ Luxeuil (França), 700. Patriarca e fundador, com Santo Omer, da Abadia de Luxeuil, da qual 22 monges foram elevados às honras dos altares.
6
Seis bispos africanos, Mártires
+ África, séc. VI. Estes prelados, "como verdadeiros pastores, ofereceram suas vidas pelos seus rebanhos durante a perseguição do Rei Hunerico" (do Martirológio Romano).
7
Santa Regina de Alésia, Virgem e Mártir
+ Borgonha, séc. II. Seu culto na Borgonha "é documentado desde o século V por uma basílica edificada sobre seu sarcófago. Uma tradição designa com estas palavras o lugar do martírio de Alésia: 'Aqui César venceu a Gália; aqui uma virgem venceu César'" (do Martirológio Romano – Monástico).
Primeira sexta-feira do mês.
8
NATIVIDADE DE NOSSA SENHORA
9
São Pedro Claver, Confessor
+ Cartagena (Colômbia), 1654. Nascido na Espanha, partiu para a então Nova Granada dizendo: "Quero passar toda minha vida trabalhando pelas almas, salvá-las e morrer por elas". Foi o que fez, vivendo por mais de 40 anos no apostolado entre os escravos negros, morrendo vítima de moléstia contraída ao atender os empestados. É conhecido como Apóstolo dos Negros.
10
São Nicolau de Tolentino, Confessor
(Vide p. 22)
11
São João-Gabriel Perboyre, Mártir
+ China, 1840. Após ter trabalhado na formação da juventude em várias escolas católicas da França, foi enviado às missões na China. Deus atendeu ao seu pedido, concedendo-lhe a graça do martírio durante uma inesperada e cruel perseguição.
12
Santíssimo Nome de Maria
Festa instituída por Inocêncio XI em 1683, para agradecer a Nossa Senhora pela vitória obtida por João Sobieski, Rei da Polônia, contra os mouros que assediavam Viena e ameaçavam o Ocidente.
13
São João Crisóstomo, Bispo, Confessor e Doutor da Igreja
+ Armênia, 407. Um dos quatro grandes doutores da Igreja Oriental e Bispo de Constantinopla. Notabilizou-se por sua rara eloquência, de onde lhe adveio o nome Crisóstomo (boca de ouro). Perseguido e desterrado pela Imperatriz Eudóxia, morreu a caminho do exílio. São Pio X declarou-o patrono dos oradores cristãos.
14
EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ
15
NOSSA SENHORA DAS DORES
Festa instituída por Pio VII em 1814, em substituição a duas outras muito antigas, para rememorar as dores da Co-Redentora do gênero humano.
16
Santa Edith, Virgem
+ Wilton (Inglaterra). "Filha do Rei Edgar, da Inglaterra. Consagrada a Deus desde a mais tenra infância (no Mosteiro de Santa Maria, em Wilton), morreu aos 23 anos, pranteada unanimemente por suas irmãs" (do Martirológio Romano – Monástico).
17
São Roberto Belarmino, Bispo, Confessor e Doutor da Igreja
+ Roma, 1621. Jesuíta, autor das admiráveis Controvérsias, obra em que refuta os sofismas protestantes. Foi arcebispo de Cápua, cardeal, consultor das principais congregações romanas, conselheiro de vários Papas e confessor de São Luís Gonzaga no Colégio Romano.
18
São João Macias, Confessor
+ Lima, 1645. Contemporâneo de São Martinho de Porres e dominicano como ele, embora em outro convento de Lima, foi modelar em todas as virtudes, principalmente na obediência e na pureza.
19
Aparição de Nossa Senhora em La Salette (França)
Em 1846, a Santíssima Virgem denunciou em termos candentes os pecados do clero, aos pastorinhos Maximino e Melânia, e recomendou a oração quotidiana e a santificação dos domingos.
20
Santos Eustáquio e companheiros, Mártires
+ Roma, 120. Notável por sua caridade, apesar de pagão, foi um dos maiores generais do exército romano imperial. Perseguia numa caçada um cervo, que voltou-se para ele com uma cruz entre os chifres. Eustáquio converteu-se e sofreu o martírio com a esposa e dois filhos, assados dentro de uma enorme estátua de metal aquecida.
21
São Mateus, Apóstolo e Evangelista
+ Antioquia, séc. I. Era arrecadador de impostos em Cafarnaum, e deixou sua mesa quando o Senhor, fixando-o, disse-lhe simplesmente: "Segue-me". Por inspiração divina, escreveu o primeiro Evangelho. Segundo a Tradição, foi martirizado em Antioquia ou na Etiópia (não a da África), onde teria instituído um convento de virgens.
22
Santo Emerano, Bispo e Mártir
+ Alemanha, séc. VII. Apóstolo da Baviera, sofreu o martírio nas mãos dos pagãos. Sobre seu túmulo foi erguida a abadia beneditina de Kleinhelfendorf, que se tornou um lugar de peregrinação.
23
São Pio de Pietrelcina, Confessor
Santa Tecla, Virgem e Mártir
+ Selêucia (Turquia), séc. I. Convertida por São Paulo. Para conservar o voto de virgindade, padeceu inúmeras perseguições, saindo incólume do tormento da fogueira, dos leões e das serpentes. Embora a tenham deixado livre depois disso, é considerada pelos Padres da Igreja como a "primeira das mulheres mártires" e "semelhante aos Apóstolos" (do Martirológio Romano).
24
Nossa Senhora das Mercês
Esta festa, estendida à Igreja universal em 1696, comemora a aparição de Nossa Senhora a São Pedro Nolasco e São Raimundo de Penhaforte, pedindo-lhes a fundação de uma Ordem religiosa para o resgate dos cristãos aos mouros.
25
Beato Hermano Contractus, Confessor
+ Baden, 1054. Filho de condes, foi vítima de um traumatismo obstétrico, tendo de ser carregado no colo durante toda a sua vida, daí o cognome Contractus ou Entrevado. A Providência compensou essa lacuna corporal com dons de inteligência, ciência e virtude que lhe mereceram outro cognome, o de Maravilha do século.
26
Santa Teresa Couderc, Virgem
+ Lião, 1885. Fundadora da Congregação de Nossa Senhora do Cenáculo, dedicada à obra dos retiros espirituais para senhoras, sofreu toda sorte de humilhações, ingratidões e rivalidades, sendo-lhe arrebatado o cargo de superiora da obra que fundara e negado o título de fundadora.
27
São Vicente de Paulo, Confessor
+ Paris, 1660. Cognominado o grande Santo do grande século na França, fundou os Lazaristas e as Irmãs de Caridade. Praticamente não houve atividade religiosa ou de caridade a que não estivesse ligado. Os membros das congregações por ele fundadas foram peças fundamentais para fazer o protestantismo retroceder e perder força naquele país. No Conselho de Regência, foi responsável pela nomeação de bispos virtuosos, o que auxiliou a realização de uma verdadeira reforma religiosa. Incentivou uma cruzada contra a Inglaterra, que naquela época perseguia cruelmente os católicos. O empreendimento só não foi possível devido à oposição do Cardeal de Richelieu.
28
São Venceslau, Rei e mártir
Santa Eustóquia, Virgem
+ Palestina, 418. Virgem romana que se mudou para a Palestina com sua mãe Santa Paula a fim de se tornarem religiosas sob a direção de São Jerônimo.
29
Arcanjos São Miguel, São Gabriel e São Rafael
30
São Jerônimo, Confessor e Doutor da Igreja
Santo Honório, Bispo e Confessor
+ Cantuária, 653. Discípulo e sucessor de Santo Agostinho na Sé de Cantuária, seguiu os passos de seu mestre na evangelização dos anglo-saxões.
Será celebrada pelo Revmo. Padre David Francisquini, nas seguintes intenções:
Rogando aos três Arcanjos — São Miguel, São Gabriel e São Rafael —, celebrados no dia 29 de setembro, que protejam a Igreja e o Brasil nos presentes dias, às vésperas das eleições, que se apresentam tão confusas e indefinidas. Na Missa haverá uma menção particular para que a Nicarágua fique livre do regime opressor imposto pelo socialista e ex-guerrilheiro sandinista Daniel Ortega.
Pedindo a Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, cuja festa se comemora no dia 12 de outubro, que ampare todos os seus filhos brasileiros nas dificuldades atuais e aumente o fervor religioso de seu povo. Que o mantenha sempre alerta contra qualquer tipo de governo marxista, e o torne forte e resoluto no combate à corrupção, sobretudo moral, que tanto enfraquece as almas, deixando as famílias vulneráveis à imoralidade.