EXCERTOS

A força do Brasil cristão renascendo nas tormentas atuais

Plinio Corrêa de Oliveira

Trecho do discurso de Plinio Corrêa de Oliveira no encerramento da campanha da TFP contra a infiltração comunista na Igreja. Pronunciado no dia 12 de setembro de 1968, no auditório da Casa de Portugal, em São Paulo (*).

Há no Evangelho esta promessa: “Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a Terra”. Devemos entender então como bem-aventurados os que não amam a rixa, nem a briga, nem a violência, porque deles será a Terra. Será deles, pois atrairão a si o amor dos homens que realmente amam o bem. Mas será deles também porque saberão opor-se, com força invencível, a quem os queira jugular por violência ilegítima. Esta é a força cristã do católico, cuja mansidão é a de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus; e a força indomável d’Aquele que também é o Leão de Judá!

No momento em que Nosso Senhor foi preso, alguém Lhe perguntou: “És tu Jesus de Nazaré?”. E Ele respondeu: “Ego sum”. Com esta simples resposta — “Eu sou” — os inimigos foram tomados de terror e caíram com a face em terra! Esta é a majestade, a força, a dignidade dos que têm a mansidão cristã!

Nosso País é cordato, ama a mansidão, e ao longo da sua história tem fugido às lutas. Mas se algum dia formos ameaçados com a pergunta — “Aceitas a pressão que se quer fazer contra ti? És ainda o Brasil cristão?” — tenho a certeza de que a nação responderá, com uma força que ainda ninguém lhe conhece, mas que está nascendo nas tormentas do momento atual: “Ego sum!”.

E todos os agitadores, nossos adversários, serão obrigados a se prostrar e cairão por terra, porque conhecerão isto que existe entre outras coisas autênticas do Brasil novo: a decisão de progredir fiel a si mesmo, fiel à tradição cristã, fiel à família e à propriedade. Com uma força que impressionará o mundo, a nação enfrentará quem tome sua mansidão como moleza, imaginando que pressões possam trazer resultado.

* Aos que desejarem ouvir a gravação deste discurso, ele se encontra no seguinte link:

https://www.pliniocorreadeoliveira.info/DIS_680912_infiltracao_comunista_extratos.htm#.XA6tL3RKiUk

Os guardas caem por terra – James Tissot (1836–1902). Brooklyn Museum, Nova York.

SUMÁRIO

2 EXCERTOS
4 CARTA DO DIRETOR
5 PALAVRA DO SACERDOTE
O homem é capaz de prever acontecimentos?
9 FOTO EM FOCO
A pretexto de arte, exposição de disparates
10 CORRESPONDÊNCIA
12 REALIDADE CONCISAMENTE
14 INFORMATIVO RURAL
18 VIDAS DE SANTOS
São Francisco de Sales: Nobreza e Santidade
26 CAPA
Tendências e rumos no noticiário de 2018
40 DISCERNINDO
A católica Asia Bibi e a intolerância maometana
44 SANTOS E FESTAS DO MÊS
46 AÇÃO CONTRA-REVOLUCIONÁRIA
52 AMBIENTES, COSTUMES, CIVILIZAÇÕES
O tzar, a tzarina e a mentalidade da Rússia autêntica
NOSSA CAPA:
- Na Argentina, a força dos movimentos católicos contra a legalização do aborto obrigou os congressistas a manter inalterada a lei – um triunfo que deixou estupefato o movimento abortista mundial.
- A queda de Lula da Silva e do PT é um forte sintoma da tendência conservadora no Ocidente.