P.50-51 | AÇÃO CONTRA-REVOLUCIONÁRIA |

Atividades de TFPs europeias

Santiago Laia


Acampamento de verão na região de Moselle, França

Durante 10 dias do mês de julho passado, cerca de 30 jovens de diversos países da Europa participaram do acampamento de verão promovido pela TFP Francesa na região de Moselle (França).

Entre as diversas atividades, houve práticas de arco e flecha, canoagem [1], escalada, além de uma visita a Domrémy, cidade onde nasceu Santa Joana d’Arc. Os jovens também foram convidados pelos conferencistas da TFP a aprofundar seus conhecimentos da história europeia e dos heróis católicos que construíram a Civilização Cristã, complementando com debates e discussões em grupos sobre os temas expostos.


Curso de verão da Federação pró Europa cristã

De 11 a 15 de agosto, as TFPs europeias realizaram um Curso de Verão na Villa Notre-Dame de la Clairière, sede da Fédération pro Europa Christiana [2]. O tema central foi “A relevância da mensagem de Nossa Senhora de Fátima para os nossos dias”.

Devido às restrições impostas pelas autoridades sanitárias, em razão da pandemia do coronavírus, a participação foi limitada a 25 pessoas, que eram oriundas de seis países europeus: França, Itália, Holanda, Polônia, Eslováquia e Bielo-Rússia [3].

Como parte do programa, os participantes fizeram uma excursão na bela região do Dabo e Walscheid, onde visitaram a gruta de São Leão IX. O dia terminou com um churrasco na sede da Federação, durante o qual o tema mais comentado foi a visita à abençoada gruta daquele Papa do século XI. O programa culminou com uma procissão com tochas no dia 15 de agosto (festa da Assunção da Santíssima Virgem), seguida por um banquete em estilo medieval.

Durante o Curso de Verão, um sacerdote do Instituto de Cristo Rei e Sumo Sacerdote celebrou diariamente a Santa Missa [4], atendeu confissões e fez a imposição do escapulário do Carmo.


Seminário de estudos e atualização para dirigentes e voluntários de nove TFPs europeias

Os dirigentes e voluntários das TFPs da Itália, França, Alemanha, Irlanda, Polônia, Portugal, Espanha, Holanda e Reino Unido reuniram-se na primeira semana de setembro em Creutzwald, na Moselle, para um seminário de formação e atualização [5].

O principal tema ao longo de três dias foi uma análise das campanhas e atividades das TFPs e um estudo sobre os meios-chaves para defender com eficácia as convicções católicas no mundo de hoje. Num ambiente marcado por muita união e cortesia, os participantes trocaram informações e opiniões, procurando entender os rumos dos acontecimentos atuais à luz da doutrina católica [6].


FPEC: conferência de D. Athanasius Schneider sobre a Família

Numa outra sede da Fédération pro Europa Christiana, no dia de São Miguel Arcanjo (29 de setembro), Dom Athanasius Schneider, bispo auxiliar de Nossa Senhora de Astana, no Cazaquistão, proferiu uma conferência sobre os “desafios postos para a transmissão da Fé às famílias católicas” [7]. Ele conclamou os pais e mães de família a resistirem contra as medidas que visam eliminar o sacramento do matrimônio como Deus estabeleceu. No final da conferência, Dom Schneider concedeu dedicatórias à sua última obra Christus vincit, que é um brado de esperança na restauração da Igreja e da civilização cristã em todo o seu esplendor.


Essas atividades permitiram revitalizar as convicções dos que se unem e lutam pelas causas em que estão engajados os membros da família de almas da qual participam os colaboradores de Catolicismo. Como Santa Joana d’Arc, podemos bradar: “Os homens lutarão e Deus lhes dará a vitória!”.


Página seguinte