1
Santos Edmundo Campion, Roberto Southwell e Companheiros, Mártires
+ Inglaterra, entre 1581 e 1679. Desses 10 jesuítas, oito eram ingleses e dois do País de Gales. Foram martirizados por ódio à fé.
2
São Cromácio, Bispo e Confessor
+ Itália, 407. Bispo de Aquiléia, no Vêneto, desenvolveu em sua Sé uma espécie de ordem religiosa com vida clerical em comunidade. São Jerônimo denominou-o “o mais santo e o mais douto dos bispos”.
3
São Francisco Xavier, Confessor
+ Shangchuan, 1552. Discípulo de Santo Inácio de Loyola, apóstolo da Índia e do Japão, seu zelo alcançou Málaca e as Molucas. Faleceu aos 46 anos na ilha de Shangchuan, China, país que pretendia evangelizar. São Pio X declarou-o patrono especial da obra de Propagação da Fé e das Missões católicas.
4
Santa Bárbara, Virgem e Mártir
+ Séc. III ou IV. Não é possível precisar os locais de seu nascimento e martírio. Padroeira da Artilharia, ela é invocada contra raios, morte súbita e impenitência final.
Primeira Sexta-feira do mês.
5
São Sabas, Confessor
+ Palestina, 532. Cognominado “a pérola do Oriente”. Após vida eremítica nos desfiladeiros do Cedron, reuniu e dirigiu numerosos eremitas, fundando o mosteiro que depois levou seu nome.
Primeiro Sábado do mês.
6
São Nicolau, Bispo e Confessor
+ Mira, 324. Bispo de Mira, na Ásia Menor. De eminente caridade, foi desterrado pelo Imperador Licínio. Derrotado este por Constantino, voltou à sua diocese, onde operou estupendos milagres. No Concílio de Nicéia foi dos mais ardorosos adversários do arianismo. É um dos santos mais populares, tido como distribuidor de prêmios para os bons meninos na época natalina.
7
Santo Ambrósio, Bispo, Confessor e Doutor da Igreja
+ Milão, 397. De nobre família romana, governador civil de Milão e depois bispo, conselheiro de imperadores e do Papa, teve papel decisivo na conversão de Santo Agostinho.
8
FESTA DA IMACULADA CONCEIÇÃO DA SANTÍSSIMA VIRGEM
Festa instituída oficialmente pelo Bem-aventurado Pio IX, em seguida à promulgação desse dogma em 1854, com base nos Evangelhos e coroando tradições muito antigas a respeito do assunto.
9
São Pedro Fourrier, Confessor
+ França, 1640. Entrou para a Congregação dos Cônegos Regulares, que revigorou por sua virtude e talento.
10
Trasladação da Santa Casa de Loreto
11
São Daniel Estilita, Confessor
+ Constantinopla, 493. Depois de visitar os Lugares Santos, fixou-se numa coluna às margens do Bósforo, aí vivendo como estilita por 33 anos.
12
NOSSA SENHORA DE GUADALUPE, PADROEIRA PRINCIPAL DA AMÉRICA LATINA
13
Santa Luzia, Virgem e Mártir
+ Siracusa, séc. IV. Consagrando a Cristo sua virgindade, e renunciando em favor dos pobres seu rico patrimônio, foi degolada à espada. Santo Tomás a cita duas vezes na Suma Teológica. É invocada nas doenças dos olhos.
14
São João da Cruz, Confessor e Doutor da Igreja
+ Ubeda (Espanha), 1591. Grande místico, reformou juntamente com Santa Teresa o ramo masculino da Ordem do Carmo. Poucos penetraram mais a fundo nos arcanos da vida interior. Seus escritos lhe mereceram o título de Doutor da Igreja.
15
São Folcuíno, Bispo e Confessor
+ França, séc. IX. Primo-irmão do Imperador Carlos Magno, por sua autoridade e energia foi designado bispo para governar a região ainda bárbara de Thérouanne (norte da França).
16
Santas Virgens, Mártires
+ África, 480. Quando da invasão do norte da África pelos vândalos arianos de Hunerico, estas muitas virgens consagradas a Deus “defenderam a honra da Igreja de Cristo em meio a atrozes torturas” (Martirológio Romano Monástico).
17
Cinquenta Soldados de Gaza, Mártires
+ Egito, 630. Ao general árabe que os intimava a apostatar, sob pena de morrerem, responderam: “Ninguém poderá nos separar do amor de Cristo; nem nossas mulheres, nem nossos filhos, nem as riquezas do mundo, pois somos servidores de Cristo, Filho do Deus Vivo, e estamos prontos a morrer por Aquele que morreu e ressuscitou por nós” (do Martirológio).
18
São Gatiano, Bispo e Confessor
+ Tours (França), séc. IV. Primeiro a pregar o Evangelho na região de Tours, da qual foi bispo.
19
São Nemésio, Mártir
+ Alexandria, séc. III. Absolvido de falsa acusação de roubo durante a perseguição de Décio, foi denunciado como cristão quando saía do tribunal, e condenado pelo juiz a ser queimado vivo, recebendo assim a coroa do martírio.
20
São Domingos de Silos, Confessor
(Vide p. 40)
21
São Pedro Canísio, Confessor e Doutor da Igreja
+ Friburgo, 1597. Discípulo de Santo Inácio, notabilizou-se pela eficácia com que combateu a heresia protestante, pela palavra e escritos, especialmente entre os povos de língua alemã. Graças a ele, a Renânia e a Áustria permaneceram católicas.
22
Santa Juta, Virgem
+ Alemanha, séc. XI. Santa Hildegarda, a futura ‘profetiza do Reno’, foi viver com ela quando tinha apenas 8 anos de idade. Juta a instruiu, dando-lhe noções de latim, medicina e História Natural, familiarizando-a tão bem com os textos litúrgicos e a Sagrada Escritura que, ao falecer Juta, Hildegarda substituiu-a como abadessa.
23
São Sérvulo, Confessor
+ Roma, 590. Paralítico, vivia de esmolas sob o pórtico da igreja de São Clemente, em Roma. São Gregório Magno relata a vida dele em seus “Diálogos”.
24
São Delfim, Bispo e Confessor
+ França, séc. IV. Paladino e intrépido defensor da Igreja, foi Bispo de Bordeaux e participou do Concílio de Saragoça, onde muito contribuiu para a condenação da heresia priscilianista.
25
NATAL DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO
26
Santo Estêvão, Protomártir
+ Jerusalém, séc. I. Um dos sete primeiros diáconos nomeados e ordenados pelos Apóstolos. Relatam os Atos dos Apóstolos que ele “fazia prodígios e grandes sinais entre o povo”. Não podendo isso suportar, membros da sinagoga alegaram que ele blasfemava, e o apedrejaram.
27
FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA, JESUS MARIA E JOSÉ
(Primeiro domingo depois do Natal)
São João, Apóstolo e Evangelista
+ Éfeso, séc. I. O Discípulo amado por sua virgindade representou a humanidade ao receber, junto à Cruz, Nossa Senhora como Mãe. Foi o Evangelista por excelência da divindade de Cristo. Perseguido pelo imperador Domiciano, foi levado a Roma e mergulhado num tacho de azeite fervente, de onde saiu rejuvenescido. Foi então deportado para a ilha de Patmos, onde escreveu o Apocalipse. Escreveu seu Evangelho e três epístolas, para refutar as heresias que negavam a divindade de Nosso Senhor e pregar o amor entre os cristãos.
28
Santos Inocentes, Mártires
29
São Davi, Rei e Profeta
+ Judéia, séc. X a.C. Escolhido pelo próprio Deus para suceder a Saul, primeiro rei de Israel, entrou a serviço deste como tocador de cítara e derrotou o gigante Golias. Subindo ao trono, instalou a Arca da Aliança em Sion, que transformou na capital de Israel.
30
Santo Anísio, Bispo e Confessor
+ Macedônia, 407. Discípulo de Santo Ascólio e seu sucessor na Sé de Tessalônica, foi nomeado por São Dâmaso Vigário Pontifical na Ilíria.
31
São Silvestre I, Papa e Confessor
+ Roma, 335. Foi um dos primeiros santos não mártires que recebeu culto público. Sob o seu pontificado a Igreja começou a sair das catacumbas e construir basílicas magníficas. Iniciou a série de Papas-reis, como fundador dos Estados Pontifícios.
Será celebrada pelo
Revmo. Padre David Francisquini,
nas seguintes intenções:
Na Missa de Natal suplicaremos pelos que colaboraram com Catolicismo ao longo de 2020, e para que o Divino Menino Jesus, pela intercessão de sua Mãe Puríssima, conceda graças abundantes e especiais às famílias de todos os assinantes.
Neste novo ano que se inicia, pedindo à Sagrada Família que preserve de todas as formas de pecado, violência, desemprego, e também do contágio do virus chinês, todas as famílias que nos são próximas. Rogaremos ainda para que as crianças possam crescer longe do mundo das drogas e de ideologias perversas e imorais, difundidas até em certas escolas.