O Kremlin promove a vacina Sputnik V, nome que evoca a era soviética. Putin teria feito vacinar sua filha, mas se negou a tomá-la porque faria mal aos idosos. Celebridades, jornalistas, cantores e políticos fizeram propaganda, mas cientistas denunciaram “manipulação dos dados” oficiais. “Alteraram os números. Isso é criminoso” — disse a epidemiologista Dominique Costagliola. O Sindicato dos Professores acha incertas sua eficácia e suas consequências. Na Rússia 59% se opõem à Sputnik V, e os postos de vacinação estão vazios. Na Argentina o presidente esquerdista Fernández alardeou que seria o primeiro a recebê-la. Mas depois tomou conhecimento do gesto de Putin... Entre os argentinos, 95,8% querem se vacinar, mas temem as fórmulas moscovitas historicamente falhas.
A grande maioria das ilhas situadas quase no nível do mar, e que o alarmismo verde considera fadadas a desaparecer sob as águas, nos últimos 100 anos cresceram ponderavelmente segundo os cientistas. A ilha Jeh [foto], um dos 29 atóis de recife de coral que compõem a República das Ilhas Marshall, estava entre as mais ameaçadas do mundo, mas não cessa de aumentar. O geomorfologista Murray Ford, da Universidade de Auckland, publicou estudo que conclui: “Ao contrário das previsões da mídia populista e reivindicações políticas, estudos recentes têm mostrado que a maioria das ilhas de recife se mantiveram estáveis ou aumentaram de tamanho desde meados do século XX”. Mas a propaganda ambientalista continua alardeando falsidades.
Encontra-se há anos ancorado no Caribe o enorme petroleiro venezuelano FSO Nabarima. Escorando-se perigosamente, está carregado com mais de um milhão de barris de petróleo pesado, mas o regime chavista silencia o perigo. O petroleiro tornou-se símbolo da corrupção e má gestão do socialismo. Comparando com 2012, quando vendeu mais de US$ 100 bilhões em petróleo, a Venezuela exportou US$ 500 milhões. A economia é 90% menor que há sete anos. Na pandemia a desvalorização monetária foi de 82%, e o dólar superou o milhão de bolívares. A inflação ultrapassou 1.000%.
A América do Sul é alvo de frotas pesqueiras ilegais chinesas [foto]. Em 2020, avançaram com maior frequência sobre o Sul do Atlântico e do Pacífico. Os recursos abundam, mas pertencem aos países costeiros, que assim são prejudicados. Uma grande frota chinesa pescava ilegalmente no ‘santuário’ marinho das Galápagos (Equador). A China anunciou que sairia de lá, mas um dia depois aumentou a frota de 260 para 340 pesqueiros. Na Argentina foram presos vários desses pesqueiros piratas, tendo alguns preferido se afundar para não pagar a multa. Na costa brasileira as frotas ilegais atuam sobretudo na região sul, que é mais rica em peixes.
A Academia Nacional de Ciências dos EUA concluiu que os estranhos mal-estares dos servidores de legações diplomáticas ocidentais, em países socialistas, foram causados por uma radiação de micro-ondas ‘direcionada’ pelos serviços secretos marxistas. Esses efeitos também foram sentidos por duas dezenas de diplomatas canadenses e do consulado dos EUA em Guangzhou (China). Sendo esta prática interditada, reforça as suspeitas de a covid-19 ter resultado de alguma estratégia de ‘guerra biológica’ praticada por laboratórios de países comunistas.
O exército americano recomendou em seu manual que os oficiais favoreçam a ‘sesta estratégica’, para os soldados manterem boa saúde. Se um soldado não pode dormir de sete a nove horas por noite, recomenda-se um cochilo após o almoço. A sesta favorece “um repouso de boa qualidade durante o dia, que ajuda a dirimir qualquer carência do sono”. O manual exorta os oficiais a ver esses cochilos como uma recuperação para seus soldados; e para isso “os ambientes devem ser seguros. Certifique-se de que os soldados não tentem tirar sonecas na frente, atrás ou embaixo de caminhões, tanques ou outros veículos”.