1
Santa Veridiana, Penitente
+ Toscana (Itália), 1242. Viveu 34 anos encerrada numa cela em sua cidadezinha. Cumulada de favores celestiais, obteve de Nosso Senhor a graça de compartilhar as perseguições dos demônios, que Santo Antão havia sofrido. São Francisco de Assis foi visitá-la por volta de 1221.
2
Apresentação do Menino Jesus no Templo e Purificação de Nossa Senhora
Festa também chamada das Candeias ou Candelária, encerrava o ciclo do Natal. Tanto Cristo Jesus, sendo Deus, quanto a sempre virgem Maria, sua Mãe Santíssima, não estavam sujeitos a essas tradições. Mas sendo atos de religião, isto bastava para que a eles se conformassem.
3
São Brás, Bispo e Mártir
+ Sebaste (Armênia), 316. Padroeiro contra as doenças da garganta. Há uma bênção especial de São Brás, que é dada pela Igreja neste dia.
4
São José de Leonissa, Confessor
+ Nápoles, 1612. Recebeu no batismo o nome de Eufrásio. Tomou o hábito capuchinho antes dos 17 anos, passando a chamar-se José. Em 1687 foi nomeado, a seu pedido, missionário em Constantinopla, a fim de conceder alívio e instrução aos cristãos que se encontravam escravizados pelos maometanos. Tendo sido acusado, foi supliciado e milagrosamente salvo por um anjo, que lhe ordenou voltar à Itália.
5
Santo Avito, Bispo
+ Vienne (França), por volta de 525. Descendente da nobreza romana, sucedeu a Isíquio como Bispo de Vienne. Graças a ele, Sigismundo, rei dos Borguinhões, abjurou a heresia ariana. Sua influência estendeu-se até Roma, onde ajudou o Papa Símaco a afastar o antipapa Lourenço.
Primeira sexta-feira do mês.
6
Santa Doroteia, Virgem e Mártir
+ Cesareia (Turquia), 303. Presa durante a perseguição de Diocleciano (284-305), preferiu morrer a renegar sua fé.
Primeiro sábado do mês.
7
Beato Pio IX
(Vide p. 41)
8
São Jerônimo Emiliani
+ Veneza, 1537. Fundador da Congregação de Somasca para atender órfãos, mulheres perdidas e crianças abandonadas. Famoso pelos milagres que operou em vida, morreu em consequência da peste que contraiu cuidando dos empestados.
9
São Nicéforo, Mártir
+ Antioquia, 260. Era leigo e teve uma desavença com o sacerdote Sabrício, do qual procurou várias vezes obter em vão o perdão. Essa atitude de Sabrício fez com que na hora do martírio ele fraquejasse e apostatasse, apesar de admoestado por Nicéforo, que se declarou cristão e morreu no seu lugar.
10
Santa Escolástica, Virgem
+ Úmbria (Itália), 543. Irmã de São Bento, fundou uma Ordem que chegou a ter 14 mil conventos em todo o Ocidente.
11
Nossa Senhora de Lourdes
(Vide p. 26)
12
Santo Antônio Cauleas, Patriarca
+ Constantinopla, entre 895 e 901. Patriarca de Constantinopla, empreendeu os maiores esforços para restabelecer na Igreja do Oriente a paz abalada pelo cisma de Fócio.
13
Santa Catarina de Ricci, Virgem
+ Itália, 1590. Esta extraordinária santa entrou aos 12 anos no convento das Dominicanas em Prato, aos 13 foi nomeada Mestra de Noviças, depois Superiora, e Priora vitalícia após os 30 anos.
14
São João Batista da Conceição, Confessor
+ Córdoba, 1613. Ingressando na Ordem dos Trinitários, constatou com tristeza que suas regras primitivas estavam em decadência. Por isso, com aprovação de Roma, fundou em Valdepeñas uma casa de Descalços Reformados, o que lhe causou perseguição e agressões físicas da parte de confrades relaxados.
15
Santos Faustino e Jovita, Mártires
+ Bréscia (Itália), cerca de 120. Dois irmãos — o primeiro sacerdote e o segundo diácono — foram interrogados pessoalmente pelo imperador romano pagão Adriano. Após serem submetidos a torturas, foram decapitados.
16
Santo Onésimo, Bispo e Mártir
+ Roma, por volta de 95. Escravo de um cristão de Colossos chamado Filemon, praticou um roubo e fugiu para não ser castigado. Em Roma, onde se escondeu, encontrou São Paulo, que o converteu.
17
QUARTA-FEIRA DE CINZAS
(Jejum e abstinência)
Quarenta dias antes da Páscoa, a Igreja abre solenemente o tempo de penitência, chamado Quaresma, em preparação para a celebração da Páscoa.
18
São Flaviano, Patriarca
+ Turquia, 449. Patriarca de Constantinopla (446-449), participou do Concílio convocado pelo imperador Teodósio II em Éfeso (Turquia) em 8 de agosto de 449. Quando se deliberava a respeito de Utiques e de sua heresia monofisita (segundo a qual em Nosso Senhor Jesus Cristo não haveria as duas naturezas, divina e humana, mas somente uma), uma multidão de hereges invadiu a igreja e espancou os padres conciliares que se opunham a Utiques, principalmente Flaviano, que morreu devido aos maus tratos recebidos.
19
São Quodvultdeus, Bispo
+ Itália, aproximadamente 444. Seu nome significa O que Deus quer. Bispo de Cartago no século V, governava pacificamente o seu rebanho quando Genserico, rei dos vândalos, apoderou-se da cidade em 438. Este príncipe ariano atormentou-o por ódio à fé católica. Mas não conseguindo fazê-lo apostatar, colocou-o junto com outros fiéis em barcos avariados, com a esperança de que perecessem nas águas. Milagrosamente preservados, chegaram sãos e salvos a Campânia, no sul da Itália.
20
Santo Euquério, Bispo
+ Hasbain, 738. Na juventude o santo já era tido como prodígio de ciência e santidade. Foi devotíssimo da Santíssima Virgem, a quem chamava constantemente de querida Mãe. Bispo de Orleans durante mais de 15 anos, sofreu desterro em Hasbain após ser caluniado.
21
São Pedro Damião, Bispo, Confessor e Doutor da Igreja
+ Ravena, 1072. Ingressou na Ordem dos Camaldulenses. Nomeado cardeal-bispo de Óstia, aceitou o cargo a contragosto, sob pena de excomunhão. Deixou mais de 158 cartas, 60 opúsculos, diversas vidas de santos e admiráveis sermões, e fustigou em seus escritos os sacerdotes sodomitas.
22
Cátedra de São Pedro
Segundo os documentos romanos mais antigos, marcava este dia a primeira e única festa da Cátedra denominada Natalis Petri de Cathedra, e festejava a investidura de São Pedro no supremo Episcopado. Todos os Papas – bispos de Roma e sucessores de São Pedro — são titulares dessa cátedra como chefes da única e verdadeira Igreja fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo.
23
São Policarpo, Bispo e Mártir
+ Cesareia (Turquia), 104. Foi discípulo de São João Evangelista. No Tratado das Heresias, Santo Irineu afirma que “Policarpo não só foi ensinado pelos Apóstolos e conversou com muitos que tinham conhecido em vida Jesus Cristo, mas também deveu aos mesmos Apóstolos a sua eleição para bispo de Esmirna, na Ásia”. Por increpar corajosamente sacerdotes pagãos, teve sua cabeça decepada.
24
São Montano e Companheiros, Mártires
+ Cartago, 259. Estes sete discípulos de São Cipriano, quase todos sacerdotes, sob o procurador romano Solon foram aprisionados um ano depois de seu mestre, torturados e decapitados por ódio à Fé.
25
Santo Avertano e Beato Romeu, Confessores
+ Lucca (Itália), 1386. Avertano, devendo escolher seu estado de vida, recebeu a inspiração de entrar na Ordem dos Carmelitas. Tendo manifestado grande desejo de fazer uma peregrinação a Roma, os superiores lhe deram por companheiro Romeu, irmão leigo do convento. Contagiados pela peste negra, detiveram-se na cidade de Lucca, onde morreram no intervalo de uma semana.
26
São Vítor de Arcis, Confessor
+ França, 610. Dedicou-se por algum tempo ao ministério sacerdotal, mas logo depois se retirou para um lugar ermo, a fim de se entregar à contemplação, ao jejum e à penitência. Sua fama de milagres logo atraiu visitantes ilustres, entre os quais o rei.
27
São Leandro, Bispo
+ Sevilha (Espanha), aproximadamente ano 600. Irmão de Santo Isidoro, abraçou muito cedo o monacato, sendo eleito bispo de Sevilha em 579. Desempenhou papel importantíssimo na história religiosa da Península Ibérica, salvando-a do arianismo. O Papa São Gregório Magno dirigiu-lhe algumas cartas, nas quais externa a grande afeição que lhe votava.
28
São Torquato, Bispo e Confessor
+ Cádiz (Espanha), séc. I ou II. Tido como o primeiro dos Varões Apostólicos (bispos enviados de Roma à Península Ibérica no I século) foi bispo de Cádiz, que edificou com sua ciência e virtude.
Será celebrada pelo Revmo. Padre David Francisquini, nas seguintes intenções:
Suplicando a Nossa Senhora de Lourdes pela saúde de todos os leitores de Catolicismo. Em face das crescentes ameaças à instituição familiar, pediremos a Ela pela saúde espiritual das famílias brasileiras, para que se mantenham cada vez mais fiéis à moral católica.
Pelos méritos da Anunciação do Anjo e da Encarnação do Verbo no seio puríssimo da Virgem Maria — festa celebrada no dia 25 de março —, pediremos que Nosso Senhor Jesus Cristo conceda abundantes graças para a boa formação moral e religiosa das crianças de nossas famílias nesta época de pandemia. Para isso, rogaremos de modo especial a São José, cuja festa é fixada no dia 19 de março.