qual os radicais pretendem se mobilizar. Eis aí uma típica concretização da tática revolucionária que o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira denunciou em sua obra mestra Revolução e Contra-Revolução:
“Dir-se-ia que os movimentos mais velozes [da Revolução] são inúteis. Porém, não é verdade. A explosão desses extremismos levanta um estandarte, cria um ponto de mira fixo que fascina pelo seu próprio radicalismo os moderados, e para o qual estes se vão lentamente encaminhando”.5
Alguns desses radicais têm mais pressa, e não esperam que a utopia venha até eles. Já começam a praticar um arremedo de missa oficiada por leigos; e, como não poderia deixar de ser, também por leigas. Isso já tem acontecido na Suíça.6
Como se pode ver, o zelo pela ortodoxia é mais necessário do que nunca, pois as investidas do erro são cada vez mais ostensivas, mais destruidoras. E não se limitam aos adversários externos, exercem sua obra nefasta no cerne das suas benditas fortalezas.
* * *
Não poderia provir de Santa Bernadette algo que violasse a ortodoxia católica, e a pergunta do sacerdote zeloso precisava ser respondida: “É verdade que benzeste os rosários esta manhã na gruta?”. Com retidão de alma e seu sorriso franco, ela não vacilou: “Oh! Não! As mulheres não usam estola”.
Eis o veredicto da santidade, pronto para ecoar por todos os séculos, enfrentando com sua singeleza todos os ardis do pai da mentira e de seus sequazes — externos, mas principalmente internos.
46 anos após a morte de Santa Bernadette, feita a exumação, seu corpo foi encontrado incorrupto e neste estado ainda se encontra e pode ser venerado em Nevers (França) no Convento de Saint-Gildard.
Plinio Maria Solimeo
* * *
Escrever sobre um Papa que faleceu aos 86 anos e que durante 32 esteve no comando da Igreja numa época das mais conturbadas de sua história, governando-a com sabedoria em seus muitos empreendimentos, é quase impossível num espaço muito limitado. Por isso daremos apenas grandes traços do pontificado desse bem-aventurado Pontífice, baseando-nos sobretudo na excelente obra do Prof. Roberto de Mattei,1 da qual são transcritas as citações entre aspas cujas fontes não vêm citadas; e as demais são do bom artigo de Michel T. Ott na The Catholic Encyclopedia.
João Maria Mastai Ferretti, futuro Pio IX, nasceu no dia 13 de maio de 1792 em Senigaglia, na Itália. De família da nobreza local, estudou no Colégio Piarista em Volterra. Como sofria de epilepsia, não pôde seguir a carreira militar. Em 1809 foi estudar teologia em Roma, mas teve que abandonar os estudos em 1812, por problemas de saúde. Fez parte da Guarda Nobre Pontifícia, mas também por motivos de