| SANTOS E FESTAS DE MARÇO |

1

Santo Albino, Bispo e Confessor

+ Angers (França) 550. De nobre estirpe, foi eleito Bispo de Angers já sexagenário; combateu vigorosamente, com risco de vida, o imoral costume de senhores semibárbaros se casarem incestuosamente com irmãs ou filhas. Convocou o Concílio de Orleans, que estabeleceu penas severas contra esse abuso. Muitos milagres lhe são atribuídos.

2

São Chad, Bispo

+ Lindisfarne (Inglaterra), 672. Irmão de São Cedd, foi educado por Santo Aidano na Irlanda. De volta à Inglaterra, tornou-se Bispo de Mércia e Lindisfarne. São Beda, o Venerável, enalteceu suas virtudes.

3

Santa Cunegundes, Viúva, Imperatriz

+ Bamberg (Alemanha), 1040. Esposa de Santo Henrique, com quem vivia em perfeita castidade, ambos foram coroados imperadores do Sacro Império em Roma pelo próprio Papa. Após a morte do marido, ela empregou sua fortuna em erigir bispados e mosteiros, terminando sua vida como simples religiosa em um deles.

4

São Lúcio I, Papa, Mártir

+ Roma, 254. Foi um dos ilustres presbíteros de Roma que seguiram São Cornélio ao desterro, tendo sucedido a este no Papado.

5

São João José da Cruz, Confessor

+ Nápoles, 1734. “Ardente discípulo de São Francisco de Assis e de São Pedro de Alcântara, acrescentou grande glória à Ordem Seráfica. Foi inscrito pelo Papa Gregório XVI no Cânon dos Santos” (Martirológio Romano).

Primeira Sexta-Feira do mês

6

Santa Colete, Virgem

+ França, 1447. Reformadora das Terceiras Franciscanas e uma das figuras mais importantes da Igreja no século XV. Juntamente com São Vicente Ferrer, dissuadiu três cardeais de pleitearem o direito à tiara pontifícia, a fim de se proceder a uma nova eleição.

Primeiro Sábado do mês

7

Santas Perpétua e Felicidade, Mártires.

São Paulo, o Simples, Eremita

+ Egito, 339. É patrono dos que aspiram à santidade em idade avançada. Agricultor, aos 60 anos descobriu que sua mulher o traía. Fugiu então para o deserto onde estava Santo Antão, que aceitou dirigi-lo. Progrediu tanto, que mereceu a honra dos altares.

8

São Julião de Toledo, Bispo

+ Espanha, 690. Sob sua direção, a Sé de Toledo tomou a primazia entre todas as de Espanha e Portugal. Presidiu vários sínodos, reviu e desenvolveu a liturgia mozárabe, tendo sido um dos mais importantes eclesiásticos de seu tempo.

9

Santa Francisca Romana, Viúva

+ Roma, 1440. Da mais alta nobreza romana, foi modelo de esposa e mãe, além de fundadora das Oblatas Beneditinas. Tinha trato familiar com seu Anjo da Guarda, a quem via continuamente.

10

São Simplício, Papa

+ 483. Governou a Igreja durante 15 anos, por ocasião da invasão dos bárbaros, os quais procurou converter.

11

Santa Teresa Margarida Redi, Virgem

+ Florença, 1770. Entrou aos 18 anos no convento carmelita de Florença, e em pouco tempo atingiu grande santidade.

12

São Teófano, Abade

+ Samotrácia, 818. Ele e a esposa renunciaram a sua imensa fortuna para se tornarem religiosos. Grande promotor do culto às imagens, foi por isso exilado pelo ímpio imperador bizantino Leão, o Armênio, morrendo vítima de maus tratos.

13

Santa Eufrásia, Virgem

+ Egito, 410. Da nobreza romana. Ao falecer seu pai, foi com a mãe para o Egito. Aos sete anos pediu-lhe licença para servir a Deus num mosteiro próximo.

14

Santo Eutíquio e companheiros, Mártires

+ Arábia, 741. Patrício romano, ele e seus companheiros foram capturados pelos maometanos contra os quais guerreava. Por não renunciarem à fé católica, foram torturados e mortos.

15

São Longino, Mártir

+ Capadócia, séc. I. Segundo a Tradição, é o centurião romano que durante a Crucifixão perfurou com uma lança o sagrado peito e reconheceu Cristo como o Filho de Deus.

16

São Julião de Anazarbus, Mártir

+ Cilícia (na atual Síria), 302. São João Crisóstomo fez o elogio deste mártir que, aprisionado por sua fé católica durante o império de Diocleciano, foi colocado dentro de um saco cheio de escorpiões e serpentes e atirado ao mar.

17

Santa Gertrudes de Nivelles, Virgem

+ Holanda, 659. Filha do Bem-aventurado Pepino de Landen e da Bem-aventurada Ita, com a morte do pai ela fundou com a mãe o convento de Nivelles, no qual ingressou como abadessa aos 20 anos.

18

Santo Anselmo de Luca, Bispo

+ Luca, 1086. Sobrinho do Papa Alexandre II, retirou-se de sua diocese de Luca para fazer-se monge beneditino. São Gregório VII chamou-o de volta àquela Sé episcopal, onde tentou reformar os cônegos relaxados. Estes se revoltaram e foram excomungados pelo Papa. Com o apoio do Imperador, os rebelados expulsaram Santo Anselmo da cidade.

19

São José Esposo da Santíssima Virgem, Patrono da Igreja Universal e da Boa Morte

(Vide p. 42)

20

São Wulfrano, Bispo e Confessor

+ França, 703. Nomeado para a sé de Sens enquanto seu titular, Santo Amatus, ainda estava vivo. Renunciou ao cargo para ir evangelizar os frísios, empenhando-se em que estes cessassem de praticar sacrifícios humanos.

21

Domingo da Paixão

Quinto domingo da Quaresma, imediatamente anterior ao Domingo de Ramos: “Os dias que vamos atravessar devem incitar-nos a uma devoção mais fervorosa, porque, tenhamo-lo presente, aproxima-se a solenidade do mais divino mistério da divina misericórdia”, que é o da Paixão do Senhor (São Leão Magno).

22

Santa Leia, Viúva

+ Roma, 383. Matrona romana, foi discípula de São Jerônimo, de quem mereceu os maiores elogios. Ingressou num mosteiro após a morte do esposo.

23

São Toríbio de Mongrovejo, Bispo

+ Lima, 1660. “Arcebispo (de Lima, Peru), por cujos labores a fé e a disciplina eclesiástica se disseminaram pela América” (Martirológio Romano).

24

Santa Hildelita, Virgem

+ Inglaterra, 524. Como ainda não havia conventos na Inglaterra, essa princesa atravessou o canal da Mancha, tornando-se religiosa na França. Voltou então à sua pátria, onde organizou a vida monástica em Barking.

25

Anunciação do Anjo e Encarnação do Verbo

O mais importante acontecimento da História: o Verbo de Deus se encarnou no seio puríssimo de Maria.

26

São Teodoro e Companheiros, Mártires

+ Líbia, séc. IV. Esses 43 cristãos vindos do Oriente sofreram o martírio, provavelmente sob o imperador romano pagão Diocleciano.

27

Santo Habib, Mártir

+ Edessa (Iraque), 322. Diácono, exercia a pregação no campo, sendo por isso perseguido. Escondeu-se e posteriormente apresentou-se ao prefeito da cidade, que mandou queimá-lo vivo.

28

DOMINGO DE RAMOS

A liturgia deste domingo consta de duas partes distintas: uma, impregnada de alegria, é a procissão dos ramos; outra, de tristeza, compõe-se da Missa e do canto da Paixão.

29

Santo Eustásio, Abade e Confessor

+ França, 625. Foi discípulo e sucessor de São Columbano, o grande apóstolo da Irlanda, na abadia de Luxeuil (França). Sobrinho de São Mieto, bispo de Langres, deu novo brilho a essa abadia, na qual viviam 600 monges. Nela estabeleceu o coro perpétuo, com os monges se sucedendo continuamente nos louvores a Deus.

30

São João Clímaco, Abade e Confessor

+ Palestina, 649. Após brilhantes estudos, retirou-se ao deserto do Monte Sinai, onde inicialmente viveu isolado. Correndo a fama de sua santidade e saber, muitas pessoas passaram a procurá-lo em busca de conselho. Tornou-se o mais popular escritor ascético de seu tempo, devido à sua Escada do Paraíso, verdadeira súmula de espiritualidade monástica, que lhe valeu também o cognome de Clímaco, do grego clymax, que significa escada.

31

São Daniel, Mártir

+ Veneza, 1411. Alemão de origem, estabeleceu-se como comerciante em Veneza. Bem-sucedido, doava seu lucro aos camaldulenses, em cujo convento morava como hóspede-leigo. Foi assassinado por ladrões que assaltaram o mosteiro.


Intenções para a Santa Missa em março

Será celebrada pelo Revmo. Padre David Francisquini, nas seguintes intenções:

Pelos méritos da Anunciação do Anjo e da Encarnação do Verbo no seio puríssimo da Virgem Maria — festa celebrada no dia 25 de março —, pediremos a Nosso Senhor Jesus Cristo que conceda abundantes graças para a boa formação moral e religiosa das crianças de nossas famílias, nesta época de pandemia. Para isso, rogaremos de modo especial a São José, cuja festa é fixada no dia 19 de março.

Intenções para a Santa Missa em abril

Pelos méritos infinitos da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, pedindo as mais seletas graças para nosso País (memento especial no dia do descobrimento do Brasil, 22 de abril) e para nossas famílias; a fim de que cada um de nós obtenha, na consideração das dores sofridas pelo Divino Salvador, a graça de um coração contrito e humilhado.


Página seguinte