| PÁGINA MARIANA| (continuação) deriva do latim, privata lex (lei privada). Ou seja, a lei que é para um, ou para determinado grupo, mas não para outros. A Ordem do Carmo tem o privilégio carmelitano do escapulário, ao qual está ligada a promessa sabatina: quem morrer usando o escapulário, no sábado seguinte sua alma sairá do Purgatório. Nossa Senhora, como Mãe que é, não trata os filhos de acordo com as regras gerais. Ela possui regras gerais, é evidente; mas sabe sempre, para todo e qualquer filho, abrir uma exceção e abrir um privilégio. Cada filho de Nossa Senhora, em função d’Ela, é um privilegiado por algum lado. Trata-se de compreender por que lado cada um é um privilegiado. Na história do noviço franciscano de Alenquer, Ela abriu um privilégio para ele, para o convento e para toda a Ordem Franciscana: uma conclamação a cantar aquele hino, para se unirem mais especialmente a Ela. Para isso operou o milagre. Cada um deve ter uma noção do privilégio que lhe corresponde, estudando as graças que o tocaram mais profundamente. Estudando o fio condutor dessas graças, percebe-se que elas têm um sentido. Assim se compreende o privilégio, pelo qual se escapa da regra geral. Maria Santíssima sabe ter, para cada pessoa, uma pena que Ela não teve com ninguém. É o privilégio individual. Assim Ela poderia ser invocada como Nossa Senhora dos Privilégios. Devemos ser anti-igualitários até no que diz respeito à vida espiritual, e falar de privilégio é falar de desigualdade. Nossa Senhora das legítimas e harmônicas desigualdades é Nossa Senhora dos privilégios. Nossa Senhora dos privilégios é nossa Padroeira.
A Ordem do Carmo tem o privilégio carmelitano do escapulário, ao qual está ligada a promessa sabatina: quem morrer usando o escapulário, no sábado seguinte sua alma sairá do Purgatório.
| BREVES RELIGIOSAS |

Saudades de Notre-Dame impulsionam sua restauração

Já foram escolhidos os oito majestosos carvalhos de dois séculos, cuja preciosa madeira sustentará a nova agulha da catedral de Notre-Dame de Paris [foto]. A estrutura de 300 toneladas será feita com instrumentos medievais, seguindo os planos do arquiteto Eugène Viollet-Le-Duc, que restaurou a catedral no século XIX. Ao todo, 1.000 carvalhos seletos foram oferecidos gratuitamente para o telhado da catedral. Eles provêm de várias regiões francesas e até do exterior, inclusive de 150 florestas particulares. As mil árvores utilizadas representam apenas 0,1% do corte anual de carvalho na França. O caos que assalta o país reacendeu a saudade da ordem, hierarquia e beleza, conferindo um impulso espontâneo à restauração da catedral de Nossa Senhora, Rainha da Cidade Luz, de acordo com o modelo medieval.

Inundação de igreja cobre o sacrário, mas não atinge as hóstias

No domingo, dia 21 de fevereiro último, fortes chuvas provocaram enchentes no Rio Carangola, na cidade do mesmo nome, a 357 km da capital mineira, inundando o bairro Lacerdinha. Na capela Santo Antônio a água subiu mais de dois metros, cobrindo inteiramente o sacrário com o Santíssimo Sacramento. Quando as águas baixaram, os fiéis ficaram pasmos: as hóstias consagradas permaneciam intactas e secas. A enchente foi "de proporções jamais vistas", segundo moradores e a Defesa Civil. Sem explicação natural, o fato comoveu os católicos e reforçou a fé na presença real de Nosso Senhor Jesus Cristo na Sagrada Eucaristia.

‘Big Brother’ das religiões se instala em Pequim

Em Pequim, a Administração Estatal socialista para Assuntos Religiosos (SARA) montou um banco de dados para classificar clérigos, monges, padres e bispos de qualquer religião, seita ou crença. Ele decidirá ‘recompensas’ e ‘punições’, incluindo o ‘cancelamento’ do ministério e ‘outras informações’ provenientes dos serviços repressivos. O ponto central será indagar se eles "apoiam a liderança do Partido Comunista Chinês [foto] e o sistema socialista", e se "resistem às atividades religiosas ilegais, ao extremismo religioso e à infiltração de forças estrangeiras que usam a religião" (leia-se missionários). Ou seja, a hierarquia da Igreja Católica é atropelada.

Com Biden, o Papa Francisco manifesta simpatia pelos EUA

O Vaticano, que sempre agiu com diplomacia nas audiências concedidas a personagens opostos a dogmas da Igreja, agora recebe visitas frequentes de personagens contenciosos, como o ateu Eugenio Scalfari, um transgênero espanhol e a filantropa ‘católica’ pró-aborto Melinda Gates, além de dar trato preferencial ao ‘católico’ abortista Joe Biden antes e depois da eleição presidencial. Numa só semana na Casa Blanca, Biden promoveu a mais radical agenda em prol do aborto, da ideologia de gênero e de bandeiras esquerdistas relacionadas com a imigração e a ecologia. Mas não surpreende ninguém que ele aja dizendo que leva um terço no bolso e conta com a bênção da Santa Sé...
Página seguinte