| SANTOS E FESTAS DE JULHO |
1
Festa do Preciosíssimo Sangue
(No calendário tradicional)
Festividade instituída pelo Papa Beato Pio IX em 1849, em ação de graças pela libertação de Roma, com a vitória dos exércitos franceses e pontifícios sobre a Revolução nacionalista anticlerical que o obrigara a exilar-se em Gaeta. São Pio X fixou-a para este dia. São Gaspar de Búfalo é reconhecido pela Igreja Católica como o "Apóstolo do Preciosíssimo Sangue".
2
(No calendário tradicional, Visitação de Nossa Senhora)
São Bernardino Realino, Confessor
+ Lecce (Itália), 1619. Formado em Direito Civil e Canônico, advogado fiscal de Alessandria, no Piemonte, tudo abandonou para servir a Deus na Companhia de Jesus.
Primeira sexta-feira do mês.
3
São Tomé, Apóstolo
+ Índia, Séc. I. Segundo a tradição, pregou o Evangelho na Armênia, na Média, na Pérsia e na Índia, onde foi martirizado. Diz também que passou pela América, inclusive pelo Brasil. Por seu apostolado e sua morte, confessou a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, da qual duvidara por momentos.
Primeiro sábado do mês.
4
Santa Isabel, Rainha de Portugal
Santo Ulrico, Bispo e Confessor
+ Augsburgo (Alemanha), 972. Zelou pela disciplina do clero em sínodos anuais, afervorou o povo por meio da pregação e de visitas pastorais, protegeu os pobres e fundou mosteiros.
5
Santo Antônio Maria Zaccaria, Confessor
+ Itália, 1539. Foi um dos grandes santos que se empenharam na restauração da Igreja na Itália antes do Concílio de Trento. Fundou para isso a Congregação dos Clérigos Regulares de São Paulo, ou "Barnabitas".
6
Santa Maria Goretti, Virgem e Mártir
+ Ferriere di Conca (Itália), 1902. Esta menina de 12 anos incompletos preferiu uma morte cruel a perder sua pureza virginal. Pio XII afirma que ela é "o fruto de lar cristão onde se reza, educam-se cristãmente os filhos no santo amor de Deus, na obediência aos pais, no amor à verdade, na honestidade e na pureza".
7
Beatos Roger Dickenson e
Raul Milner, Mártires
+ Winchester (Inglaterra), 1591. Raul, agricultor analfabeto, abjurou o protestantismo e foi preso no dia de sua Primeira Comunhão. Liberado, passou a auxiliar os católicos perseguidos. Uniu-se ao Pe. Roger, ajudando-o no ministério clandestino entre os católicos. Encarcerado com ele, recusou-se a abjurar a verdadeira fé. Ambos foram executados.
8
São Quiliano, Bispo e Mártir
+ Wurtzburgo (Alemanha), 689. Irlandês de origem, partiu para evangelizar a Baviera. Quando seu apostolado ia ser coroado de sucesso com a conversão do Duque de Wurtzburg, a cunhada deste mandou assassiná-lo na ausência do Duque.
9
Santa Paulina do Coração de Jesus Agonizante, Virgem
+ São Paulo, 1942. Oriunda da Itália, aos 10 anos emigrou com a família para o Brasil, estabelecendo-se inicialmente em Santa Catarina. Fundou a primeira congregação religiosa feminina brasileira, as Irmãzinhas da Imaculada Conceição.
10
Beato Pacífico, Confessor
+ Bélgica, 1230. Trovador, converteu-se aos 50 anos, após ouvir São Francisco pregar. Este o recebeu em sua Ordem, enviando-o depois para estabelecê-la em Paris.
11
São Bento, Abade
+ Montecassino (Itália), 547. Patriarca dos monges do Ocidente e Patrono da Europa, seus monges reconstruíram, por meio do cristianismo, aquele continente arrasado pelos bárbaros. São Gregório Magno afirma que ele "estava cheio do espírito de todos os justos", e Bossuet o chama de "síntese perfeita do cristianismo". Lutou por uma Europa católica, oposta à que se quer hoje construir.
12
Beatos João Jones e João Wall, Mártires
+ Inglaterra, 1598 e 1679 respectivamente. De família católica galesa, João Jones ingressou na Ordem Franciscana em Roma. Enviado para a missão inglesa, acabou sendo preso, decapitado e esquartejado por ódio à fé. João Wall, também franciscano, trabalhou na clandestinidade durante 22 anos no Condado de Worcester, onde foi executado.
13
Santo Henrique II e Santa Cunegundes
+ Alemanha, 1024 e 1033 respectivamente. Santo Henrique era Duque da Baviera quando recebeu do Papa a coroa do Sacro Império Romano Alemão, por seu zelo em prol da propagação da fé e sua vida profundamente religiosa. Guardou a castidade perfeita com sua esposa, Santa Cunegundes, que após a morte do marido ingressou num mosteiro por ela fundado.
14
São Camilo de Lellis, Confessor
+ Roma, 1614. De nobre família, foi expulso do exército por mau caráter e vício de jogar. Por causa do jogo, perdeu a fortuna e teve de mendigar. Tocado pela graça, entregou-se ao serviço dos enfermos nos hospitais, especialmente dos pestíferos. Fundou para isso a Ordem dos Ministros dos Enfermos, ou dos Camilianos. Morreu vítima de sua caridade, com moléstia contagiosa que contraíra no cuidado dos empestados. Leão XIII declarou-o patrono dos hospitais e dos enfermos.
15
São Boaventura, Bispo, Confessor e Doutor da Igreja
+ Lyon (França), 1274. Discípulo de São Francisco de Assis, distinguiu-se pela sabedoria e piedade. Seus escritos, impregnados de unção sobrenatural, lhe valeram o título de Doutor Seráfico. Geral dos franciscanos e cardeal, morreu em Lyon durante um concílio.
16
Nossa Senhora do Carmo
São Sisenando, Mártir
+ Córdoba (Espanha), 851. Pregador audaz e fogoso, foi lançado ao cárcere e depois martirizado pelos maometanos.
17
Beato Inácio de Azevedo e Companheiros, Mártires
+ 1570. Quando estavam a caminho de nossa Pátria, que vinham evangelizar, estes 40 Mártires do Brasil foram vítimas de piratas heréticos protestantes. Em um êxtase, Santa Teresa os viu entrando no Céu.
18
São Filastro, Confessor
+ Bréscia (Itália), 386. Acérrimo inimigo dos arianos, foi nomeado pároco de Bréscia.
19
Santo Arsênio, Confessor
+ Mênfis (Egito), 412. Romano, retirou-se para o deserto no Egito a fim de fugir das ciladas do mundo.
20
Santo Elias, Profeta
Santo Aurélio, Bispo e Confessor
+ Cartago, 430. Como bispo de Cartago, governava a Igreja da África, que contava com cerca de 500 bispos, ajudado e aconselhado por Santo Agostinho.
21
São Lourenço de Brindisi, Confessor e Doutor da Igreja
Santa Praxedes, Virgem
+ Roma, séc. II. Contemporânea dos Apóstolos e irmã de Santa Prudenciana, foi sumamente generoso com os cristãos e intrépido no auxílio dos mártires.
22
Santa Maria Madalena, Penitente
+ Séc. I. "Porque muito amou, muito lhe foi perdoado". Acompanhou o Divino Mestre até a Cruz e foi a primeira a ter notícia da Ressurreição. Antiga tradição diz que morreu no sul da França.
23
Santo Apolinário, Bispo e Mártir
+ Dalmácia, séc. I. Discípulo de São Pedro, que o sagrou bispo de Ravena. Expulso de sua diocese pelos pagãos, foi martirizado na Dalmácia.
24
São Charbel Makhlouf
Santa Luíza de Sabóia, Viúva
+ Orbe (Suíça), 1503. Luíza descendia do Beato Amadeu IX de Saboia e se casou com Hugo de Châlons. Perdendo o marido dez anos depois, ingressou num convento franciscano.
25
São Tiago Maior, Apóstolo e Mártir
+ Séc. I. Irmão de São João e um dos três Apóstolos presentes na Transfiguração e na Agonia do Horto. Pregou na Judeia, Samaria e Espanha. Seu sepulcro em Compostela foi um dos mais famosos da Idade Média. Patrono e protetor da Espanha.
26
São Joaquim e Santa Ana, pais de Maria Santíssima
+ Séc. I. Descendentes de reis e pontífices, sua maior glória consiste em terem sido pais da Virgem Maria e avós do Verbo de Deus humanado.
27
Santa Natália e Companheiros, Mártires
+ Córdoba, 852. Natália e o marido, ambos de origem muçulmana, converteram-se ao cristianismo, sendo imitados por Félix e Liliosa, também cristãos ocultos. Todos foram condenados à morte juntamente com o monge palestino Jorge, a quem davam abrigo.
28
Santo Inocêncio I, Papa
+ Roma, 417. Papa em uma das mais turbulentas épocas da Igreja, quando a Itália era invadida pelos godos e pela heresia pelagiana, condenou esta última a pedido de Santo Agostinho.
29
Santa Marta, Virgem
Santo Olavo Rei, Confessor
+ Noruega, 1030. Santo Olavo estabeleceu o Catolicismo como religião oficial do Estado.
30
São Justino de Jacobis, Confessor
+ Etiópia, 1853. Lazarista italiano, foi vigário apostólico na Abissínia.
31
Santo Inácio de Loyola, Confessor
São Germano de Auxerre, Bispo e Confessor
+ Ravena (Itália), 450. Doutor em Direito Canônico e Civil. Ao morrer Santo Amador, bispo daquela cidade, Germano foi eleito para seu lugar.
Intenções para as Missas celebradas pelo Revmo. Padre David Francisquini
Missa em julho
Pedindo a Nossa Senhora do Carmo (cuja festa celebra-se no dia 16) particular proteção ao País nesta gravíssima crise que atravessa, para que os adversários do Brasil profundo e católico não alcancem seus intentos, principalmente o de barrar a aprovação de leis destinadas a proteger os valores da instituição familiar. Pediremos também que Ela conceda aos brasileiros uma devoção especial ao escapulário do Carmo.
Missa em agosto
Em honra à festividade da gloriosa Assunção de Nossa Senhora em corpo e alma ao Céu, celebrada pela Santa Igreja no dia 15 de agosto. Nesse dia, em que se comemora uma das mais antigas festas marianas, pediremos à Santíssima Virgem que abençoe maternalmente os lares e as famílias de todos os leitores e colaboradores de Catolicismo.
Página seguinte