A agência de contraespionagem britânica MI5 pegou a Rússia roubando o projeto da vacina Oxford para criar a Sputnik V e se exibir como o primeiro país a obter uma vacina anti-Covid. Hackers russos furtaram a fórmula um mês depois de cientistas britânicos a obterem. O parlamentar conservador Bob Seely, especialista em assuntos russos, disse: “Precisamos levar a sério a espionagem russa e chinesa”. E seu colega conservador, Andrew Bridgen, acrescentou: “A Grã-Bretanha tem os melhores cientistas, mas a Rússia tem os melhores espiões”.
Em uma invasão de “terras ancestrais”, “índios mapuches” encapuzados depredaram moradias e lojas na cidade de El Bolsón, na Argentina. Seus porta-vozes eram de uma Comissão de Direitos Humanos de Buenos Aires, filiada à ex-presidente Cristina Kirchner e reforçados por “mapuches” chilenos. Gaúchos argentinos que no Dia da Tradição participavam de um rodeio montados em seus cavalos puseram os “índios” depredadores para correr desferindo-lhes chicotadas. “É preciso dar uma boa surra nessas pessoas”, explicou Victor, um gaúcho que falou a uma rádio local. “Quando eles voltarem, dar-lhes-emos umas ‘correadas’”, acrescentou. Cheia de entusiasmo, toda a Argentina aplaudiu os genuínos homens do campo.
Os líderes mundiais falaram na Escócia contra a fictícia “ameaça das mudanças climáticas”, enquanto as populações protestavam em massa contra os danos causados pelas leis ecologistas dos referidos líderes e seus colaboradores. O absurdo de “combater as mudanças climáticas” se traduz em malefícios, como mais taxas e controles. Passeatas contra o aumento das contas de energia percorreram a Espanha; protestos pelo aumento da gasolina se generalizaram na França; passeatas contra o fechamento de minas de carvão abalaram a Grécia. Para os jornais, o pesadelo dos “políticos heróis da luta pelo clima” é perderem os polpudos salários públicos que recebem.
O “Torrone de Alicante”, conhecido como “1880”, é uma das delícias natalinas da Espanha, com uma variedade que o torna favorito das famílias reais e dos xeiques árabes. Ele é feito artesanalmente há 10 gerações pela família Sirvent, fiel ao gênio do avô Juan Antonio, a quem ofereceram a gravata “mais cara do mundo” numa loja na Champs-Élysées, em Paris. Ele voltou à sua cidade de Jijona decidido a fazer o melhor nougat do mundo, apostando na qualidade, apesar da crise econômica. A família já fazia o nougat havia 300 anos, desde 1725. O desenvolvimento da produção pelas famílias tradicionais geraria uma economia em variedade e riqueza que nenhuma indústria ou capital poderia igualar.
No Castillo de la Estrella, na Espanha, descobriram mais de 300 armas medievais dos cavaleiros da Ordem de Santiago: adagas, espadas, lanças, pontas de flechas, fragmentos de armadura, cota de malha e uma armadura completa do século XIV, além de material obtido dos mouros na conquista de Granada. O achado teve repercussão internacional, pois ajudou a reconstruir mentalmente uma ordem religiosa, social e política equilibrada e adaptada às necessidades psicológicas e morais da alma humana. Pensar nessa ordem traz uma paz e uma satisfação perdidas na cacofônica desordem universal na qual vamos afundando.
A
Lituânia, com 2,8 milhões de habitantes, desafiou a imensa China socialista aceitando um Escritório de Representação de Taiwan em sua capital. Em revide, Pequim retirou seu embaixador em Vilnius. Em outro atrito, o Ministério da Defesa do país báltico instou os lituanos a descartar os celulares chineses, por trazerem truques de censura e falhas de segurança maliciosas detectadas em outros países. Konstantinas Andrijauskas, da Universidade de Vilnius, explicou que “a Lituânia lida há décadas com os vizinhos russos e bielorrussos, e nossa experiência sugere que as relações econômicas com países autoritários não trazem prosperidade”. Em 1990, a Lituânia se tornou a primeira república soviética a ficar independente de Moscou, e a China teme esse seu precedente.
A
cidade de McCamey, no Texas, vivia do petróleo, mas quis ser a “capital eólica” do estado. Seria inovadora e aplaudida como líder da “transição energética” desejada pela ecologia. Mas virou uma cidade fantasma, quase sem sinal de celular. De seus 10 mil habitantes só restaram menos de 2.000. A prefeita Patty Jones está certa de que terá novo mandato: proclamou que só quer energia elétrica gerada com petróleo. Líder nacional da energia eólica, o Texas viveu em 2020 um dos piores apagões de sua história. Centenas de pessoas morreram de frio e milhões ficaram sem luz, aquecimento e água potável. A opinião pública culpou as fontes renováveis, pois o que fazer quando fica nublado e os painéis solares não servem, ou quando o vento não sopra e as eólicas param?