1
Santa Veridiana, Penitente
+ Toscana (Itália), 1242. Viveu encerrada durante 34 anos em uma cela na sua cidadezinha. Cumulada de favores celestiais, obteve de Nosso Senhor a graça de compartilhar as perseguições dos demônios sofridas outrora por Santo Antão. São Francisco de Assis foi visitá-la por volta de 1221.
Primeiro sábado do mês.
2
Apresentação do Menino Jesus no Templo e Purificação de Nossa Senhora
Festa também chamada das Candeias ou da Candelária, encerrava o ciclo do Natal. Jesus Cristo, homem-Deus, e Maria sempre virgem, sua Mãe Santíssima, não estavam sujeitos a essas tradições. Mas bastava ser um ato de religião para que a ele assentissem.
3
São Brás, Bispo e Mártir
+ Sebaste (Armênia), 316. Padroeiro contra as doenças da garganta, uma bênção especial de São Brás é dada pela Igreja neste dia.
4
São José de Leonissa, Confessor
+ Nápoles, 1612. Recebeu no batismo o nome de Eufrásio. Tomou o hábito capuchinho antes dos 17 anos, passando a chamar-se José. Em 1687 foi nomeado, a seu pedido, missionário em Constantinopla, a fim de socorrer os cristãos escravizados pelos maometanos. Foi acusado e supliciado, mas salvo milagrosamente por um anjo, que lhe ordenou voltar para a Itália.
5
Santo Avito
+ Vienne (França), por volta de 525. Descendente da nobreza romana, sucedeu a Isíquio na diocese de Vienne. Graças a ele, Sigismundo, rei da Borgonha, abjurou a heresia ariana. Sua influência estendeu-se até Roma, onde ajudou o Papa Símaco a afastar o antipapa Lourenço.
6
Santa Doroteia, Virgem e Mártir
+ Cesareia (Turquia), 303. Presa durante a perseguição de Diocleciano (284-305), preferiu morrer a renegar sua fé.
7
Santa Juliana de Bolonha
+ Itália, cerca de 430. O grande Santo Ambrósio compôs um magnífico panegírico das virtudes desta santa, comparada por ele com a mulher prudente da Sagrada Escritura.
Primeira sexta-feira do mês.
8
São Jerônimo Emiliani
+ Veneza, 1537. Fundador da Congregação de Somasca para atender os órfãos, mulheres perdidas e crianças abandonadas, tornou-se famoso pelos milagres que operou em vida. Morreu em consequência da peste que contraiu cuidando dos empestados.
9
São Miguel Febres Cordero Muñoz
(Vide p. 34)
10
Santa Escolástica, Virgem
+ Úmbria (Itália), 543. Irmã de São Bento e fundadora de uma Ordem que chegou a ter 14 mil conventos em todo o Ocidente.
11
Nossa Senhora de Lourdes
Aparições a Santa Bernadete Soubirous em Lourdes (França), no ano de 1858. No local, multiplicam-se sem cessar, desde então, milagres de corpo e alma.
12
Santo Antônio Cauleas, Patriarca
+ Constantinopla, entre 895 e 901. Patriarca de Constantinopla, envidou os maiores esforços para restabelecer na Igreja do Oriente a paz abalada pelo cisma de Fócio.
13
Santa Catarina de Ricci, Virgem.
+ Itália, 1590. Esta extraordinária santa entrou no convento das Dominicanas em Prato aos 12 anos, aos 13 foi nomeada Mestra de Noviças, depois Superiora, e finalmente, aos 30, Priora vitalícia.
14
São João Batista da Conceição, Confessor
+ Córdoba, 1613. Ingressando na Ordem dos Trinitários, constatou com tristeza que suas regras primitivas estavam em decadência. Por isso, com aprovação de Roma, fundou em Valdepeñas uma casa de Descalços Reformados. Seus confrades relaxados, contudo, o perseguiram e agrediram, até mesmo fisicamente.
15
Santos Faustino e Jovita, Mártires
+ Bréscia (Itália), cerca de 120. Dois irmãos — o primeiro sacerdote e o segundo diácono — foram interrogados pessoalmente pelo imperador romano pagão Adriano. Após serem submetidos a torturas, foram decapitados.
16
Santo Onésimo, Bispo e Mártir
+ Roma, por volta de 95. Escravo de um cristão de Colossos chamado Filemon, praticou um roubo e fugiu para não ser castigado. Tendo escondido em Roma, ali encontrou São Paulo, que o converteu.
17
Sete Santos Fundadores dos Servitas, confessores
+ Florença, séc. XIII. Estes comerciantes florentinos deixaram tudo para seguir a Cristo, fundando para isso a Ordem dos Servos de Maria. Foram tão unidos em vida, que são comemorados juntos depois de sua morte.
18
São Flaviano, Patriarca
+ Turquia, 449. Patriarca de Constantinopla (446-449), participou do Concílio convocado pelo imperador Teodósio II em Éfeso (Turquia) em 8 de agosto de 449. Quando se deliberava a respeito de Eutiques e de sua heresia monofisita (segundo a qual em Nosso Senhor Jesus Cristo não haveria as duas naturezas, divina e humana, mas somente uma), uma multidão de hereges invadiu a igreja e espancou os padres conciliares que se opunham a Eutiques, principalmente Flaviano, que morreu devido aos maus tratos recebidos.
19
São Quodvultdeus, Bispo
+ Itália, por volta de 444. Seu nome significa O que Deus quer. Bispo de Cartago no século V, governava pacificamente seu rebanho quando Genserico, rei dos vândalos, se apoderou da cidade em 438. Este príncipe ariano o atormentou por ódio à fé católica, mas não conseguindo fazê-lo apostatar, colocou-o juntamente com outros fiéis em barcos avariados, na esperança de que perecessem nas águas. Milagrosamente preservados, chegaram sãos e salvos a Campânia, no sul da Itália.
20
Santo Euquério, Bispo
+ Hasbain, 738. Na juventude já era tido como prodígio de ciência e, sobretudo, de santidade. Foi devotíssimo de sua querida Mãe — como se dirigia constantemente à Santíssima Virgem. Bispo de Orleans durante mais de 15 anos, sofreu desterro em Hasbain após ser caluniado.
21
São Pedro Damião, Bispo, Confessor e Doutor da Igreja
+ Ravena, 1072. Ingressou na Ordem dos Camaldulenses. Nomeado cardeal-bispo de Óstia, aceitou o cargo a contragosto, sob pena de excomunhão. Escreveu mais de 158 cartas, 60 opúsculos e diversas vidas de santos, como também pronunciou admiráveis sermões e fustigou os sacerdotes sodomitas.
22
Cátedra de São Pedro
Segundo os documentos romanos mais antigos, este dia marcava a primeira e única festa da Cátedra, denominada Natalis Petri de Cathedra, e comemorava a investidura de São Pedro no supremo Episcopado. Todos os Papas, Bispos de Roma e sucessores de São Pedro são, a exemplo deste, como chefes da única e verdadeira Igreja fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo, os titulares dessa cátedra.
23
São Policarpo, Bispo e Mártir
+ Cesareia (Turquia), 104. Foi discípulo de São João Evangelista. No Tratado das Heresias, Santo Irineu afirma que “Policarpo não só foi ensinado pelos Apóstolos e conversou com muitos que tinham conhecido em vida Jesus Cristo, mas deveu aos mesmos Apóstolos a sua eleição para bispo de Esmirna, na Ásia”. Por increpar corajosamente sacerdotes pagãos, teve sua cabeça decepada.
24
São Montano e Companheiros, Mártires
+ Cartago, 259. Estes sete discípulos de São Cipriano, quase todos eles sacerdotes, foram aprisionados um ano depois de seu mestre, torturados e decapitados por ódio à Fé sob o procurador romano Sólon.
25
Santo Avertano e Beato Romeu, Confessores
+ Lucca (Itália), 1386. Avertano, devendo escolher seu estado de vida, recebeu a inspiração de entrar na Ordem dos Carmelitas. Tendo manifestado grande desejo de fazer uma peregrinação a Roma, os superiores lhe deram por companheiro Romeu, irmão leigo do convento. Contagiados pela peste negra, detiveram-se na cidade de Lucca, onde morreram no intervalo de uma semana.
26
QUARTA-FEIRA DE CINZAS
(Jejum e abstinência)
Quarenta dias antes da Páscoa, a Igreja abre solenemente o tempo de penitência, chamado Quaresma, em preparação para a celebração da Páscoa.
27
São Leandro, Bispo
+ Sevilha (Espanha), aproximadamente 600. Irmão de Santo Isidoro, abraçou muito cedo o monacato, sendo eleito bispo de Sevilha em 579. Desempenhou papel importantíssimo na história religiosa da península ibérica, salvando-a do arianismo. O Papa São Gregório Magno dirigiu-lhe algumas cartas, nas quais externa a grande afeição que lhe votava.
28
São Torquato, Bispo e Confessor
+ Cádiz (Espanha), séc. I ou II. Tido como o primeiro dos “Varões Apostólicos” –– bispos enviados de Roma à península ibérica no I século — foi bispo de Cádiz, que edificou por sua ciência e virtude.
Será celebrada pelo
Revmo. Padre David Francisquini,
nas seguintes intenções:
Suplicando a Nossa Senhora de Lourdes (principal festividade mariana desse mês) pela saúde de todos os leitores de Catolicismo. Também pela saúde espiritual de todos eles, a fim de que, diante das inúmeras dificuldades desta vida, mantenham-se sempre fiéis à moral ensinada pela Santa Igreja.
Pelos méritos da Anunciação do Anjo e da Encarnação do Verbo no seio puríssimo da Virgem Maria — festa celebrada no dia 25 de março —, Nosso Senhor Jesus Cristo conceda abundantes graças para a boa formação moral e religiosa das crianças de nossas famílias. Para isso, rogaremos de modo especial a São José, cuja festa é fixada no dia 19 de março.