| CORRESPONDÊNCIA |

Escrevem os Leitores

A Rússia já espalha seus erros pelo mundo

Putin traiçoeiramente atacou a Ucrânia (um país do tamanho de Minas Gerais, enquanto a Rússia é duas vezes maior que o Brasil). Ele fez exatamente o que os serviços de inteligência americanos revelaram que iria fazer, exatamente aquilo que ele próprio categoricamente desmentia que faria... Como o povo russo ainda suporta um tipo assim, com essa falta de caráter e tão mentiroso e traiçoeiro? Compreendi a razão disso lendo a revista Catolicismo deste mês [março]. Excelentes artigos sobre esta questão da guerra atual. A Rússia espalha seus erros pelo mundo, mas parece que Nossa Senhora de Fátima está auxiliando os ucranianos. Soube que eles têm São Miguel Arcanjo como principal Anjo Protetor, é o Anjo de Kiev. É nessa capital que está a imagem fabulosa do Arcanjo, bem no alto de uma coluna na praça principal. Além dos artigos sobre a Rússia, os outros também excelentes. Obrigadíssimo!

(C.K.P. — SC)

Um tipo único de jornalismo católico

Fiquei encantadíssima com a homenagem da revista à Rainha Elizabeth II, em seu jubileu de 70 anos de reinado. Desejo mais textos sobre ela e sobre a monarquia. O tipo de jornalismo que faz a revista Catolicismo é único no Brasil. Não conheço muito o jornalismo católico de outros países, mas em nossa Pátria, repito, é o único. Estou muito agradecida pelo trabalho de vocês. (M.J.A.N. — RJ)

Mais leninista do que o próprio Lênin

Eu nutria certa ilusão em relação a Putin, mas, de fato, caiu sua máscara e vemos que ele é tão ou mais leninista do que o próprio Lênin. Agora temos o trabalho de esclarecer outros amigos iludidos, pero no mucho, uma vez que a cada dia vai ficando mais evidente quão comunista é Putin. Xô URSS! (C.G.I. — SP)

Putin, instrumento de chefes comunistas

Vemos o sistema comunista novamente tentando se solidificar, provocando uma grande guerra que talvez venha a ser mundial. Tal sistema sempre fracassa nesse objetivo por meios normais, eleições livres, por exemplo. Então parte para a ignorância, causando esse enorme e horroroso morticínio na Ucrânia e enorme confusão no mundo inteiro. Putin, o presidente russo, stalinista e autocrata, é fiel instrumento nas mãos dos chefes do comunismo internacional. (P.D.M. — RJ)

Orgulho pisado pela resistência ucraniana

Não queremos saber de uma Nova Ordem Mundial substituindo os valores do mundo ocidental e cristão. Por isso devemos apoiar a Ucrânia, pois a NOM não é só almejada por esquerdistas ocidentais, mas também por aqueles líderes que fazem a cabeça de Putin. Este megalomaníaco, como está dando provas que é, para se fortalecer precisa debilitar o Ocidente, e movido pelo seu orgulho, quer pisar os ocidentais. Mas humilhado com a resistência ucraniana, poderá até fazer uso da bomba atômica. (D.S.R. — RS)

Uma nova Lepanto para erradicar o comunismo

Hoje necessitamos de uma nova batalha de Lepanto. Esta, há 450 anos, salvou a Cristandade europeia da religião de Maomé, ameaçada pelo Império Otomano. A nova batalha precisa ser travada para salvar o mundo da seita comunista. Sei bem que a maioria dos países não está oficialmente dominada pelo regime comunista, mas suas constituições estão impregnadas dos princípios do comunismo materialista. Como disse Nossa Senhora em Fátima, os erros do comunismo se espalhariam pelo mundo inteiro. Hoje, sem dúvida, eles já estão espalhados. Em Lepanto, o Santo Rosário, pregado pelo Papa São Pio V, venceu. Não vencerá hoje se fizermos uma cruzada pelo Rosário para erradicar os erros do comunismo? Não erradicará dos países os regimes esquerdistas que tanto mal fazem, como o fez o PT nos 13 anos em que dominou o Brasil e suas instituições? Sem essa nova batalha do Rosário, o regime petista poderá voltar a dominar nossa Pátria e, com seus planos demoníacos, acabar de vez com as famílias e com o que resta da sociedade fundada nos princípios do Catolicismo. Em Lepanto se decidiram os rumos do Ocidente cristão. Rezemos também para que Deus suscite uma coalizão de novos cruzados para mudar os rumos que estão conduzindo nosso século para um domínio maometano, como, aliás, já estamos vendo em algumas nações europeias. (M.H.M. — DF)

| IN MEMORIAM |

João Carlos Leal da Costa

Nascido em São Paulo em 1946, o Sr. João Carlos Leal da Costa aproximou-se da TFP em 1966, junto com seu irmão Celso Luiz, ambientando-se nela rapidamente e entregando-se com entusiasmo e competência às múltiplas atividades em prol da Contra-Revolução que a entidade desenvolvia nas suas sedes em diversos Estados.

A partir de 1984 passou a colaborar com TFPs e entidades afins, primeiramente nos Estados Unidos, por longo tempo, e depois na Austrália, África do Sul, França, Itália, Alemanha e Polônia, dividindo funções administrativas e de direção com a atuação pública, notadamente conferências para jovens.

Estudioso da Revolução Industrial e seus efeitos, era conferencista e colaborador de Catolicismo, destacando sempre o pensamento de seu mestre, o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira. Nos dois últimos anos pesquisou e expôs com denodo o lance revolucionário do Great Reset — a nova ordem mundial que a Revolução intenciona implantar no mundo em lugar da civilização cristã.

De vida de piedade intensa e profunda, consagrado a Nossa Senhora segundo o método de São Luís Grignion de Montfort, rezava o Santo Rosário e comungava diariamente. Entregou sua alma a Deus no dia 13 de março, vitimado por infarto e traumatismo craniano. Dele disse um destacado veterano da TFP: “Era uma alma reta o quanto se pode ser”.

Seu sepultamento, precedido de Missa de Corpo Presente, ocorreu no Cemitério da Consolação, na capital paulista, acompanhado por familiares, diretores do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira e numerosos irmãos de ideal.


Edwald Earl Ritchie

Faleceu nos Estados Unidos no dia 19 de março de 2022, festa de São José, Padroeiro da Boa Morte, o Sr. Edward Earl Ritchie. Nascido em Mount Kisco, Nova York, em 18 de fevereiro de 1936, ele conheceu a TFP durante uma peregrinação ao local das aparições de Nossa Senhora em Fátima, Portugal, em 1973, e ingressou nas fileiras abençoadas da TFP americana em 1974.

Em 1975 viajou a São Paulo para conhecer o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira e a TFP brasileira. Essa viagem mudou a sua vida. Ele não desejava nada além de fazer parte da TFP. Desde então dedicou todo o seu o tempo livre e os anos de aposentadoria à Sociedade Americana para a Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP), especialmente às suas campanhas de rua em defesa dos valores morais.

Aos companheiros da TFP será lembrado como um Cruzado, um intrépido combatente dos malfeitores e fervoroso amigo do bem.

No dia de sua morte, sua esposa, a Sra. Maria Rose Ritchie, e a maioria de seus filhos e netos estavam em uma campanha de rua da TFP contra a agenda homossexual e a favor do casamento tradicional. Este foi o derradeiro consolo de um homem cuja vida foi uma cruzada contra a Revolução e uma constante e ardente ação para apressar o triunfo do Imaculado Coração de Maria.


Página seguinte