| SANTOS E FESTAS DE MAIO |

Calendário

1

São José Operário, Esposo da Santíssima Virgem

De estirpe real, aprouve no entanto a Deus que exercesse o trabalho manual a fim de servir de exemplo a todos os trabalhadores católicos.

2

Santos Exupério, Zoé, Ciríaco e Teodolus, Mártires

+ Panfília (Ásia Menor), 140. Por se recusar a participar de ritos pagãos, esta família de escravos – pais e filhos – foi severamente açoitada e queimada viva.

3

Santos Felipe e Tiago Menor, Apóstolos

(Vide p. 21)

(No Calendário tradicional: Dia do Encontro da Santa Cruz).

4

São Roberto Lawrence, Abade, Mártir

+ Tyburn (Inglaterra), 1535. Abade da Cartuxa de Beauvale, em Nottinghamshire, foi barbaramente torturado e enforcado por se recusar a aceitar o Ato de Supremacia mediante o qual o herético Henrique VIII se autonomeava cabeça da Igreja na Inglaterra (origem do anglicanismo).

5

Santo Hilário de Arles, Bispo

+ França, 449. De família pagã da alta nobreza com elevado cargo no governo, renunciou a tudo após ser convertido por Santo Honorato, seu parente, a quem seguiu no Mosteiro de Lérins e depois sucedeu no Bispado de Arles.

Primeira sexta-feira do mês.

6

São João Apóstolo na Porta Latina

+ Séc. I. O Imperador romano Domiciano fez com que ele fosse lançado aos 90 anos em uma caldeira de azeite fervente junto à Porta Latina. Contudo, o Apóstolo virgem saiu incólume e rejuvenescido. Foi então desterrado para a ilha de Patmos, sendo o único Apóstolo não mártir.

Primeiro sábado do mês.

7

São João de Beverly, Bispo

+ Inglaterra, 721. Monge beneditino e depois Bispo de York, onde sucedeu a São Bosa. Notável por sua contemplação contínua, santidade de vida e dom de milagres, teve sua biografia escrita por São Beda, o Venerável, a quem ordenara sacerdote.

8

São Pedro de Tarantésia, Bispo e Confessor

+ França, 1174. Ingressou no Mosteiro cisterciense de Bonnevaux, sendo seguido pelo pai e por dois irmãos. Nomeado arcebispo de Tarantésia, reformou a disciplina eclesiástica e substituiu o clero corrupto de sua catedral por cônegos regulares. Depois desapareceu, tornando-se irmão leigo em um convento na Suíça. Encontrado, teve que reassumir suas antigas funções.

9

São Beato de Vendôme, Confessor

+ França, séc. III. Missionário na Gália antiga, converteu numerosos pagãos por suas palavras, exemplo e santidade de vida.

10

Santo Antonino de Florença, Bispo e Confessor

+ Florença, 1459. Antônio, conhecido pelo diminutivo por causa de sua estatura, tornou-se célebre por sua doutrina e suas obras. Defendeu o Papado no Concílio de Basiléia e a sã doutrina católica no Concílio de Florença, contra os autores do cisma grego. Combateu os inícios do Renascimento pagão.

11

São Francisco de Girolamo, Confessor

+ Nápoles, 1716. Pregador popular, jesuíta, passou a vida evangelizando o sul da Itália, onde seus sermões atraíam multidões. “Mostrou maravilhosa caridade e paciência em procurar a salvação das almas” (do Martirológio Romano).

12

São Domingos de la Calzada, Confessor

+ Espanha, 1109. Este eremita teve a singular vocação de tornar menos rude o caminho dos numerosos peregrinos que se dirigiam a Compostela, construindo para eles uma estrada (calzada), uma ponte e uma hospedaria.

13

Primeira aparição de Nossa Senhora em Fátima, em 1917

“Rezem o terço todos os dias para alcançarem a paz para o mundo e o fim da guerra”.

14

São Matias, Apóstolo e Mártir

+ Séc. I. Um dos 72 Discípulos de Cristo, foi eleito à sorte para substituir o infame traidor Judas Iscariotes no Colégio Apostólico (festividade anteriormente celebrada a 24 de fevereiro).

15

Santo Isaías de Rostov, Confessor

+ Rússia, 1090. Monge, Abade do Mosteiro de São Demétrio, em Kiev, e por fim, Bispo de Rostov. Trabalhou para converter os pagãos.

16

São João Nepomuceno, Mártir

+ Praga, 1393. Consagrado a Deus pelos pais desde o nascimento, tornou-se confessor da rainha e “cônego da catedral. Tentado em vão (pelo rei Venceslau IV) a trair o sigilo confessional, foi lançado ao Rio Moldávia, merecendo assim a palma do martírio” (do Martirológio Romano).

17

São Pascoal Bailão, Confessor

+ Valência, 1592. Irmão leigo franciscano de pureza angélica, passava horas diante do Santíssimo Sacramento, onde recebeu a profunda ciência com que refutava hereges e explicava sabiamente os mistérios de nossa Fé.

18

ASCENSÃO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

São João I, Papa e Mártir

+ Ravenna (Itália), 526. “Aí aprisionado por Teodorico, rei ariano da Itália, por causa de sua fé ortodoxa, foi longamente afligido na prisão até morrer. Seu corpo foi levado a Roma e enterrado na Basílica de São Pedro” (do Martirológio Romano).

19

Santos Pudêncio, Mártir, e Pudenciana, Virgem

+ Roma, séc. II. Pudêncio era um senador romano batizado pelos Apóstolos e martirizado por sua fé, sorte que coube também a uma de suas filhas, Santa Praxedes. A outra filha, Pudenciana, após ter reverentemente sepultado muitos mártires e distribuído sua fortuna entre os pobres, faleceu santamente aos 16 anos de idade.

20

Santo Austregésilo, Bispo e Confessor

+ Bourges, 624. Abade em São Nizier, Lyon, depois Bispo de Bourges, já era honrado como santo em vida, tal o brilho de suas virtudes.

21

Santo André Bobola, Mártir

+ Polônia, 1657. Oriundo de uma das mais antigas famílias da Polônia, ingressou na Companhia de Jesus, dedicando-se à pregação na Lituânia e depois na Polônia. Foi martirizado com tantos requintes de crueldade por cossacos russos cismáticos, que a Sagrada Congregação dos Ritos afirma ter sido o martírio mais cruel apresentado a ela até então.

22

Santa Rita de Cássia, Viúva

+ Itália, 1457. Durante 18 anos suportou as asperezas e infidelidades de um marido de caráter brutal, a quem converteu com sua paciência e espírito sobrenatural. Tendo ele sido assassinado, pediu a Deus a morte dos filhos, que queriam vingar a do pai. Após a morte destes, ingressou em um convento das agostinianas, onde recebeu na fronte um dos espinhos da coroa do Salvador. Operou tantos milagres, que passou a ser conhecida como a “Advogada das causas perdidas” e “Santa dos impossíveis”.

23

São Desidério, Bispo e Mártir

+ França, 607. Por reforçar a disciplina eclesiástica, combater a simonia e denunciar a conduta imoral da rainha Brunilda, ela o acusou de paganismo ao Papa. Exonerado e banido, retornou quatro anos depois, sendo assassinado por ordem do rei Teodorico, a quem também tinha publicamente censurado.

24

Nossa Senhora Auxílio dos Cristãos

Apareceu durante a batalha de Lepanto (7 de outubro de 1571), vencida pelos cristãos, disseminando terror entre os muçulmanos.

25

São Gregório VII

+ Salerno, 1085. Um dos maiores Pontífices da Santa Igreja, foi seu acérrimo defensor contra as investidas do poder temporal, promoveu importantes reformas no clero relaxado e morreu no exílio, perseguido pelo Imperador alemão Henrique IV.

26

São Filipe Neri, Confessor

+ Roma, 1595. Fundador da Congregação do Oratório, cuja principal finalidade era a renovação da vida cristã entre os leigos de Roma. Pelo seu caráter amável, São Felipe foi chamado o “santo da alegria” ou “o jogral de Deus”.

27

Santo Agostinho de Cantuária, Bispo e Confessor

+ 605. Enviado pelo Papa São Gregório Magno, evangelizou a Inglaterra, sendo considerado o seu apóstolo.

28

Domingo de Pentecostes

São Bernardo de Montjoux, Confessor

+ Aosta, 1081. Vigário Geral da diocese de Aosta, trabalhou durante mais de 40 anos como missionário na região dos Alpes. Fundou duas hospedarias nos passos chamados Pequeno e Grande São Bernardo, onde estabeleceu um mosteiro de monges agostinianos dedicados a socorrer, com seus grandes cães, viajantes extraviados na neve.

29

São Cirilo de Cesareia, Mártir

+ Ásia Menor, 251. Menino ainda, abraçou o Cristianismo sem o conhecimento do pai. Este o expulsou de casa e o denunciou. Como se negou a renunciar à Fé, foi decapitado. Modelo de todos os que perseveram na fé contra a perseguição de pais ímpios.

30

Santa Joana D’Arc, Virgem.

+ Rouen (França) 1431. Suscitada por Deus para livrar a França do jugo inglês, esta virgem guerreira foi depois traída e queimada como feiticeira. Reabilitada por Calisto III em 1456, teve a heroicidade de virtudes reconhecida por São Pio X em 13 de dezembro de 1908, sendo beatificada por ele em 1909 e canonizada por Bento XV em 1920.

31

Visitação de Nossa Senhora

(No Calendário tradicional, Nossa Senhora Rainha)


Santa Missa celebrada pelo Revmo. Padre David Francisquini

Intenções para a Missa em maio

Na primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima aos três pastorzinhos, em 13 de maio de 1917, Ela lhes pediu orações e sacrifícios. Eles corresponderam e foram confortados. A Missa será celebrada nas intenções de nossos leitores, para que Nossa Senhora lhes obtenha de seu Divino Filho a aceitação de todos os sofrimentos inerentes às nossas vidas. Pediremos também pelos que estão sofrendo em decorrência dos temporais que se abateram sobre o litoral norte de São Paulo.

Intenções para a Missa em junho

Suplicando ao Sagrado Coração de Jesus (festa comemorada pela Igreja no dia 16 de junho) graças e bênçãos especiais para todos os assinantes e colaboradores de Catolicismo e suas respectivas famílias. Também rogando a São Pedro e São Paulo (celebrados no dia 29 de junho) especial proteção à Santa Igreja contra as investidas do demônio e de seus asseclas.


Página seguinte