Em fevereiro de 2008, o Cardeal Carlo Caffarra, Arcebispo de Bolonha (Itália), forneceu elementos sobre uma profunda luta espiritual que a Igreja enfrenta. Depois de celebrar a missa no túmulo do Padre Pio, ele revelou, em entrevista à Tele Radio Padre Pio, que havia escrito à Irmã Lúcia — a última vidente sobrevivente de Fátima, falecida em 2005 —, pedindo suas orações por sua missão de estabelecer o Pontifício Instituto de Estudos sobre o Matrimônio e a Família.
Surpreendentemente, a Irmã Lúcia respondeu com uma longa carta, advertindo: “Chegará o tempo em que a batalha decisiva entre o reino de Cristo e Satanás será sobre o casamento e a família.” Esta proclamação não apenas ressalta a gravidade da situação, mas também prediz as provações que aqueles que defendem a família enfrentariam.
A luta contra o matrimônio cristão não é nova; tem raízes históricas profundas. Começou com a introdução do divórcio durante a Revolução Protestante, evoluiu mediante a promulgação do casamento civil durante a Revolução Francesa, e ganhou impulso com a noção de amor livre durante os primeiros anos de Lenine no poder.
No entanto, a verdadeira aceleração dessa batalha pode ser rastreada até a revolução sexual dos anos 60, catalisada por eventos como os protestos de maio de 1968 em Paris. Esse movimento, com seu grito de guerra “é proibido proibir”, não apenas desafiou as normas existentes em torno do casamento, mas também abriu portas para o movimento homossexual.
A partir do novo milênio, quando muitas nações ocidentais começaram a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, o foco mudou para a ideologia de gênero, complicando ainda mais as visões da sociedade sobre a sexualidade.
Alison Jaggar (foto), uma proeminente feminista britânica, professora numa universidade americana, afirmou sem rodeios: “O fim da família biológica também eliminará a necessidade de repressão sexual. A homossexualidade masculina, o lesbianismo e as relações sexuais extraconjugais não serão mais vistos da maneira liberal como opções alternativas. [...] A humanidade poderia finalmente voltar à sua sexualidade natural polimorficamente perversa”.
O surgimento do movimento pelos direitos dos homossexuais, particularmente após eventos como os distúrbios de Stonewall em 1969, marcou um momento crucial na batalha por reconhecimento e aceitação. Os primeiros defensores do movimento reconheceram que a questão subjacente não era apenas sobre direitos legais, mas sobre alterar as percepções sociais da própria moralidade das relações homossexuais.
Paul Varnell, um jornalista pró-homossexual, articulou esse ponto, enfatizando que mudar o julgamento moral em torno da homossexualidade era essencial para o sucesso do movimento. Mas para que essa manobra fosse bem-sucedida, a homossexualidade deveria ser aceita pelas várias religiões, particularmente o cristianismo.
Para consegui-lo, o movimento homossexual criou, a partir dos anos 60, inúmeras associações especificamente para esse fim. Um dos mais ativos hoje é o movimento Soulforce, que há 20 anos descreveu sua missão da seguinte forma:
“Acreditamos que a religião se tornou a principal fonte de desinformação falsa e inflamatória sobre lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros. Os cristãos fundamentalistas ensinam que somos ‘doentes’ e ‘pecadores’ [...]. A maioria das denominações conservadoras e liberais se recusa a nos casar ou nos ordenar para o ministério pastoral. A Igreja Católica Romana ensina que nossa orientação é ‘objetivamente desordenada’ e nossos atos de intimidade ‘intrinsecamente maus’”.
E prossegue: “Acreditamos que esses ensinamentos levam à discriminação, ao sofrimento e à morte. Nosso objetivo é confrontar e, eventualmente, substituir essas inverdades trágicas pela verdade de que também somos filhos de Deus, criados, amados e aceitos por Deus exatamente como somos.”
O primeiro Cavalo de Troia a penetrar na cidadela católica com a tentativa de substituir o ensino católico tradicional pela nova formulação LGBT foi um jesuíta americano, o padre John J. McNeill. Em seu livro, A Igreja e o Homossexual, ele propôs ideias
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