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| MATÉRIA DE CAPA | (continuação)

No dia 8 de dezembro, festa da Imaculada Conceição, a catedral de Notre-Dame foi consagrada novamente após a sua restauração, conforme ordena o Direito Canônico, e reabriu suas portas aos fiéis.

No dia anterior, entre 40 e 50 chefes de Estado e de governo, bem como quase 2.000 convidados especiais — bombeiros e agentes públicos que extinguiram o incêndio que quase arruinou a catedral, artistas e artesões que trabalharam na sua restauração — compareceram a um ato de reabertura promovido pelo governo francês.

Notre-Dame, iniciada em 1163, apresenta-se em 2025 renascida com o viço de sua primeira mocidade. Como uma rainha que carregou durante quase mil anos um precioso manto cheio de história e que depois de um assalto do fogo infernal recebeu de Deus um novo manto com adornos e esplendores ainda mais rutilantes do que aquele que ostentou na História na sua mais fiel continuidade.

Efeito espiritual universal

O mundo ficou maravilhado com a restauração da catedral da Cidade Luz, a capital da França, nação que mereceu o título de “filha primogênita da Igreja”. Uma velha lenda dos marinheiros da Bretanha, no extremo oeste da França, costa batida por mares furiosos e semeada de recifes perigosos, conta que por vezes se ouvem sinos reboar e das agitadas ondas emergir uma catedral arrebatadora de uma cidade mítica de nome Ys, que o oceano havia tragado em tempos remotos.

O escritor radicalmente anticristão Ernest Renan contou, numa nota autobiográfica, que na sua alma por vezes emergia com toda a sua sedução uma “cathédrale engloutie” (“catedral submersa”), em alusão à revivescência da inocência primaveril dos primeiros anos em que fora católico.

Notre-Dame de Paris renasceu das labaredas em seu máximo esplendor como essa mítica catedral de sonho, mas de um modo muito concreto. E, eis o que vem mais ao caso, esse seu ressurgir se deu no fundo de incontáveis almas, inclusive não cristãs, afundadas numa narcose religiosa. Espiritualmente, a imagem da Igreja purificada da “fumaça de Satanás” hodierna e das sujeiras depositadas por séculos de Revolução anticristã se mostrou numa explosão de beleza por obra da exímia restauração.

A Notre-Dame brilhante de sua luz sobrenatural medieval fez ressoar nas almas o anúncio da próxima vinda de uma era histórica esplendorosa que grandes santos anteviram como sendo o Reino de Maria.

Sua restauração em tempo recorde, num padrão artístico inigualável, mais próprio de uma joia incomparável, financiada por doações privadas imediatas e muito generosas, deixou o mundo atônito e, num sentido muito especial, envergonhado por ter tratado tão mal ao longo da História esta obra-prima da Igreja que nos vem desde o mais alto da Idade Média! O Prof. Plinio Corrêa de Oliveira gostava de repetir, parafraseando o profeta Jeremias aludindo à Jerusalém amada por Deus: “Igreja de uma beleza perfeita, alegria do mundo inteiro”.

“Antena que nos abre a porta do Empíreo, fonte inesgotável de maravilhamento, escada que nos leva ao Céu, beleza da nossa natureza terrena que reflete a beleza da eternidade. Mãe que nos fala profundamente ao coração”, assim tentou descrever a catedral a historiadora de arte Paule Amblard1.

“Nada te pode dobrar — escreveu um âncora de televisão chileno numa ‘Carta a Notre-Dame’2 —, nem revoluções nem a indiferença, nem nossa época relativista e secularizada que está afundando enquanto se aproxima uma nova Idade Média, em que voltaremos a levantar catedrais, a rezar e cantar ao Céu, porque vagamos nas trevas como órfãos sem pai nem mãe. Mas Tu, Mãe de Paris, voltas a abrir teus braços nos dizendo: ‘vinde mais uma vez a mim, filhos perdidos, a encontrar em Mim a luz’”3.

Catedral flagelada como Cristo na Paixão

Séculos de Revoluções igualitárias e anticristãs maltrataram de todas as formas a catedral, relegando-a a mero objeto de visita e lucro de turistas estrangeiros. Se ela tivesse voz e fosse prantear esses atentados, como Jó

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