P.04-05 | A REALIDADE CONCISAMENTE |

Contra a legalização das drogas

O relatório anual da ONU sobre tráfico e uso de drogas no mundo rejeita, como nociva à saúde pública e ao bem-estar social, a proposta de descriminalizar o consumo de entorpecentes.

Para os especialistas, o primeiro equívoco das campanhas pela descriminalização é ignorar que as sanções têm ajudado efetivamente a diminuir o consumo.

Outra idéia falsa, ainda segundo os especialistas, é que a legalização reduziria a corrupção, a violência e o crime, tornando as drogas menos nocivas socialmente.

O acesso fácil aos narcóticos, de acordo com o relatório, “poderia na verdade contribuir para aumentar os crimes cometidos sob influência das drogas, assim como a violência crônica dentro da família e da comunidade".

Declínio socialista

O Partido Socialista francês, fundado há 22 anos por François Mitterrand, não está doente, está moribundo. No ano passado, os principais líderes socialistas estiveram envolvidos em interminável séries de escândalos, comenta a conceituada revista "The Economist”, de Londres.

Recentes pesquisas de opinião indicam que três quartos do público (incluindo mais da metade dos esquerdistas) estão insatisfeitos pelo modo como o país está sendo governado pelo presidente socialista.

Também as relações entre o Partido Socialista e Mitterrand atingiram o ponto mais baixo. Muitos líderes socialistas vêem o impopular presidente como um peso. Marie-Noelle Linemann, a recém-nomeada ministra da Habitação, declarou que o Partido Socialista está ultrapassado e que é hora de criar outro partido...

Na Itália, idem

Os socialistas, na Itália, também estão em maus lençóis. A televisão italiana apresentou policiais em uniforme dando uma batida na sede do Partido, em Roma, seguindo ordens de juízes de Milão, os quais investigam uma rede nacional de vantagens e financiamentos ilegais do Partido, informa a citada revista londrina. O líder do PSI, Bettino Craxi, recebeu outra notificação –– a quarta –– de que está sendo investigado em Milão, ligado a possível corrupção. O naufrágio causado pelos escândalos de corrupção está afastando os eleitores e membros do PSI em tal número que, em cidades como Milão, os funcionários da agremiação esperam fechar a metade de suas sedes. Até Cláudio Martelli, principal opositor de Craxi no Partido, tem poucas esperanças de fazer reviver o PSI.

Bruxa, criminoso e zumbis

Lançado nos Estados Unidos, o jogo WaxWorks faz renascer da escuridão personagens como Jack, o Estripador, zumbis, plantas carnívoras e dezenas de outras criaturas hediondas. O jogo conta a história de um rapaz que recebe de herança um museu de cera, voltado ao culto das mais perversas e malévolas criaturas. O papel do personagem principal é vivido pelo próprio jogador, que para tal se utiliza de computador. A missão é encontrar seu "irmão gêmeo", Alex, desaparecido ainda criança, vítima da maldição de uma bruxa, Ixona. A maldição diz que toda vez que nascerem gêmeos, um deles será discípulo do diabo. Para acabar com a praga e resgatar Alex, o jogador precisa entrar no museu e enfrentar quatro cenários de horror: um cemitério repleto de zumbis, a tumba de um faraó sanguinário, as antigas ruas de Londres com Jack, o Estripador, e uma mina de carvão na qual há uma planta carnívora. Foi-se o tempo dos belos contos da Carochinha, e dos contos maravilhosos em geral. Passamos à época do hediondo, começa-se a "brincar" com o senhor das trevas: Satanás!


| EM TEMPO |

TV desvirtua paladar

Os anúncios de alimentos ou bebidas na televisão podem desvirtuar a saúde e provocar bulimia (aumento exagerado da fome) ou anorexia (perda total do apetite). Estudo feito pelo prof. Riccardo Roscalli, da Universidade Católica de Milão, mostra que a publicidade contribui fortemente para a formação do gosto e que, de certa forma, bebe-se e come-se por telecomando...

De Lenine a Michael Jackson

Logo após a queda da cortina de ferro, os rumenos derrubaram a estátua de Lenine, em Bucareste. Agora, sobre o mesmo pedestal, foi colocada uma estátua de cinco metros de altura do cantor de rock norte-americano, Michael Jackson.

Ao que parece, o comunismo por lá não morreu, apenas se metamorfoseou numa revolução ainda mais radical, a do rock, que se caracteriza pelo espontaneísmo das reações primárias, sem o controle da inteligência, nem a participação efetiva da vontade, como explica o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira em "Revolução e Contra-Revolução".

México privatiza estatais...

O presidente do México, Salinas, já privatizou 214 empresas estatais, o que proporcionou um rendimento de 21 bilhões de dólares para o país. Passaram para o setor privado os bancos e as siderurgias, além de companhias telefônicas e aéreas.

... e dá lições ao Brasil

Desde 1990, Salinas vemprivatizando mais de 50 estatais por ano, devendo liquidar as que faltam (218) até o fim de seu mandato.

No Brasil, no mesmo período, as 22 privatizações realizadas até hoje estão atravancadas por questões judiciais.

Sapos e morcegos

Por influência do radicalismo ecológico, o governo da Suíça aprovou uma lei segundo a qual é proibido –– mesmo nas residências –– destruir ou danificar os lugares onde os morcegos hibernam ou se reproduzem. Anteriormente, sob as principais estradas daquele país, foram construídos túneis para proteger os sapos.

Seres humanos são assassinados pelo aborto e eutanásia, mas morcegos e sapos são protegidos... Um abismo atrai outro abismo, diz a Sagrada Escritura.


| DESTAQUE |

Fatos que repercutem

Tão paradoxal é nossa época que, embora tudo esteja ruindo por todos os lados, é difícil por vezes encontrar notícias que verdadeiramente repercutam. Folheando os jornais, ouvindo os rádios, vendo as televisões, é aquela enxurrada de fatos horríveis, mas desgastados pela repetição, pelo sensacionalismo e pela indiferença geral.

Quem se interessa hoje pelas jogadas políticas, pelas oposições de princípios, pelos atos de Governo? Ninguém! Também... os grandes pensamentos, as grandes disputas, os grandes homens, até as grandes emoções, tudo que é grande desapareceu da mídia.

Para que o leitor possa medir bem o alcance do fenômeno, remontemos a uma época em que ainda havia grandes personagens e grandes acontecimentos. Tomemos a esmo a repercussão de um fato festivo, na corte de Luís XIV, Rei de França. Noticia a famosa Mme. de Sévigné - literata que se tornou renomada pelo gênero epistolar - em carta à sua filha, de 15 de dezembro de 1670 (não havia mídia na época e as cartas constituíam um dos principais meios de comunicação):

"Vou anunciar-vos a coisa mais espantosa, mais surpreendente, mais maravilhosa, mais miraculosa, mais triunfante, mais estonteante, mais inaudita, mais singular, mais extraordinária, mais incrível, mais imprevista, maior, menor, mais rara, mais comum, mais fulgurante, mais secreta até hoje, a mais brilhante, a mais digna de inveja .... M. de Lauzun desposa domingo, no Castelo do Louvre, com a permissão do Rei, Mademoiselle, a grande Mademoiselle, neta de Henrique IV, prima-irmã do Rei, Mademoiselle destinada ao trono.

"Se estais fora de vós mesma, se achais que estou mentindo, que isso é falso, que estou caçoando de vós .... se, enfim, me dizeis injúrias, eu vos dou razão, porque também eu fiz outro tanto.

"Adeus, as cartas que se seguirão vos farão ver se estou dizendo ou não a verdade".

E, em 31 de julho e 2 de agosto de 1675, a mesma autora anuncia um fato, desta vez lutuoso:

"Eis M. de Turenne morto; eis uma consternação geral; eis a França desolada. Todo mundo se procura para falar de M. de Turenne; aglomeram-se; ontem todos choravam nas ruas, todo o comércio fechou.

"O Rei ficou muito aflito, toda a corte esteve em lágrimas. Todo Paris e todo o povo estava na perturbação e na emoção.

"Imagino, minha filha, vosso espanto e vossa dor pela morte de M. de Turenne. O Cardeal de Bouillon, ao saber desta terrível morte, desmaiou; levaram-no a Pontoise, onde permaneceu dois dias sem comer, com lágrimas e gemidos contínuos" (Lettres, Éditions Varieté, Montréal–Canadá, 1945).


Página seguinte