As comunicações digitais ameaçam a privacidade de usuários imprudentes. O Dr. Juan Carlos Yáñez-Luna, da Universidade de San Luis de Potosí (México), falando no encontro internacional ETHICOMP, que reuniu 68 especialistas de 15 países na Universidade espanhola de La Rioja, confirmou que até desligados os celulares podem revelar a estranhos as conversas dos donos. Ele destacou a importância de o dono “saber exatamente o que pode ser falado e o que se deve calar”. A inteligência artificial (IA) exige uma atitude ainda mais “prudente” ao manipular as novas tecnologias.
Vladimir Putin se “reelegeu” oficialmente com 87,28% dos votos, mas as organizações russas independentes falam da “fraude mais significativa da história da Rússia”. A ONG Golos viu um desvio de 22 milhões de votos de um total de 76 milhões, enquanto o jornal Novaya Gazeta Europa viu um ‘golpe’ de 31,6 milhões. As urnas russas, sem observadores independentes, acusaram 100% dos “votos” para o autocrata. Com mudanças entre a contagem e a publicação dos resultados, Putin pulou, em Moscou, de 57% para 86%. Em São Petersburgo, saltou de 77,1% para 98,3%, com uma inflação de votantes de 64,5% para 95,3%. Para o jornal francês Le Monde, as mesas “honestas” nessa eleição constituíram uma deprimente minoria.
Após 25 anos de socialismo, a Venezuela afunda numa miséria semelhante à cubana. A violência desenfreada, a inflação exorbitante, a repressão sangrenta, a falta de alimentos e medicamentos atingem milhões de venezuelanos e forçaram um êxodo sem igual. “O sistema de saúde está em coma como numa guerra civil”, disse o vice-presidente da Academia Nacional de Medicina. “Não temos reagentes, injeções, analgésicos nem gazes. Os pacientes crônicos morrem como passarinhos”, conta um diretor de pediatria. Os elevadores não funcionam nem para levar pacientes às salas de cirurgia.
A grande mídia despeja boatos sobre a família real britânica, transparecendo sua antipatia por aquela monarquia que ainda conserva restos medievais. Depois de indignar-se por causa de uma imagem retocada da Princesa Kate, o Rei Carlos III foi alvo de uma campanha de fakes que o declarou morto. O ataque partiu da Rússia, onde Putin tem uma indústria de fake news para semear o caos mental no Ocidente. Ele sustenta uma guerra de falsas informações para semear a confusão no “inimigo” com vistas a uma futura conquista política ou militar.
Uma lei ambientalista australiana definiu os crocodilos assassinos, de água salgada, como “espécie em perigo de extinção”, proibindo sua caça. Com isso eles se multiplicaram de tal maneira, que são hoje mais de 100 mil, com até seis metros de comprimento e uma tonelada de peso. “Não se pode persuadir os crocodilos” (de não comer gente), defende Grahame Webb, gestor do programa de conservação dos anfíbios. O ecologismo propõe “reabastecer a população, [porque] se você não fizer isso eles começarão a comer pessoas novamente”, explicou o gestor. Resultado: a Terra vai ficando cada vez mais inóspita para o homem, criado por Deus para ser rei da Criação.
O grande pesqueiro Tain An, propriedade de um funcionário do governo marxista chinês, ficou retido no porto de Ushuaia (Argentina) com 163 toneladas da valorizada ‘merluza negra’, pescada sem licença. É mais um episódio do prolongado e bilionário saque dos recursos pesqueiros do Atlântico Sul, que acontece com apoio de políticos esquerdistas da região (neste caso, de três altos funcionários, sobreviventes do falido governo peronista-esquerdista). O maior temor é com as empresas que servem de fachada à China e violam as normas internacionais da pesca.
Em Castela e Leão (norte de Espanha), os parques eólicos e fotovoltaicos são o flagelo da população. Os romeiros que peregrinam a Santiago de Compostela pela estrada antiga se deparam com um contexto oposto à promessa ecológica de recuperar as belezas naturais e limitar as feiuras das áreas industriais. A barulheira dos parques eólicos arrasa com a saúde das pessoas mais fracas e destrói a paz na natureza. Os moradores denunciam falta de piedade para com os idosos que preservam as tradições e o patrimônio cultural regional.
Nossa Senhora advertiu em Fátima contra os costumes imorais. Eles fizeram colapsar os casamentos em todo o Ocidente. Na Espanha, apenas 20% dos noivos se casam hoje na Igreja, quando em 1976 somavam 99%. O Observatório Demográfico CEU disse que a imensa maioria se casava antes dos 30 anos, mas que em 2022 só 8% dos homens e 14% das mulheres o fazem, com óbvio impacto negativo na fecundidade. Mais de 10% dos bebês espanhóis serão criados por um único progenitor e dois milhões estão sendo criados sem pais. Em 2022, 53% dos bebês foram filhos de mães solteiras, quando em 1976 eram apenas 2%. Outro estudo indica o desaparecimento do matrimônio na Grã-Bretanha, enquanto na Alemanha o número de casamentos é hoje o mesmo do final da Primeira Guerra Mundial.