P.18-19 | AUTODEMOLIÇÃO | (continuação)

Em seu discurso perante o Papa em Verona, Stédile citou o falecido bispo de São Félix do Araguaia, Brasil: “Gostaria, Santo Padre, de citar um versículo do nosso bispo dos sem-terra, Pedro Casaldáliga. Ele nos disse: ‘Malditas todas as cercas, malditas todas as propriedades privadas [longos aplausos do público] que nos impedem de viver e amar’. Obrigado!”.

Recordemos que durante a “Noite Sandinista”1 ato ecumênico-socialista realizado em 28 de fevereiro de 1980 no auditório da PUC em Taboão da Serra (SP), com a presença dos líderes sandinistas Daniel Ortega e Pe. Miguel D’Escoto, bem como de clérigos, leigos e pastores protestantes de 42 países, participantes do IV Congresso Internacional de Teologia, do qual aquele evento era parte —, Dom Pedro Casaldaliga, que se autodefinia como “Monsenhor Martelo e Foice”, vestiu o uniforme de guerrilheiro e declarou:

“Gostaria de agradecer este sacramento de libertação que recebo com os fatos e, se necessário, até com sangue! Vestido de guerrilheiro sinto que estou vestido de padre. A guerra de guerrilha e a Missa são a mesma celebração que nos empurra para a mesma esperança. Devemos dar testemunho do nosso compromisso até à morte!”

O primeiro a analisar as maldições do Monsenhor Martelo e Foice contra a propriedade privada foi o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira no livro “A Igreja ante a escalada da ameaça comunista”2, publicado em 1976. O eminente líder católico traça a história da infiltração comunista na Igreja no Brasil, fazendo então um apelo aos bispos silenciosos para que a detivessem.

Segundo o especialista vaticano Rocco Morabito, então correspondente em Roma do jornal O Estado de S. Paulo, a obra alcançou lugares altos: “Em várias ocasiões foi possível ver nas mesas de trabalho do Vaticano exemplares do livro de Plinio Corrêa de Oliveira A Igreja ante a escalada da ameaça comunista, que contém longas citações de escritos e poemas de DomPedro Casaldáliga.”3

Parece que a infiltração agora atingiu um ponto muito mais alto.

Notas: 1.Sobre a Noite Sandinista, ver reportagem completa no link https://catolicismo.com.br/Acervo/Num/0355-356/p00.html 2.Esse livro está disponível para download no seguinte endereço: https://www.pliniocorreadeoliveira.info/Escalada_ameaca_comunista_Apelos_bispos_silenciosos.pdf ]] 3.Ver reportagem sobre a ação maléfica e subversiva do MST na ampla reportagem de Catolicismo disponível no link https://catolicismo.com.br/acervo/Num/0406-407/P01.html
| NOTRE-DAME |

Restauração de Notre-Dame e triunfo da Igreja

Marcelo Dufaur Página seguinte