P.50-51 | FESTAS E SANTOS DE JUNHO | (continuação)

Calendário

1

São Panfílio e Companheiros, Mártires

+ Cesareia (Palestina), 309. O maior dos exegetas do seu tempo, Panfílio fundou uma escola bíblica, centro de saber e virtude. Encarcerado e torturado por ódio à fé, foi depois martirizado com alguns discípulos e companheiros de prisão.

Primeiro sábado do mês.

2

São Nicolau, o Peregrino, Confessor

+ Trani (Itália), 1094. Carregando pesada cruz e cantando o Kyrie Eleison, esse jovem grego peregrinava a pé pelos santuários do sul da Itália. Faleceu aos 19 anos de idade. Muitos milagres se operaram em seu túmulo.

3

São Carlos de Luanga e
22 Companheiros, Mártires

+ Uganda, 1886. Carlos, oficial do rei de Uganda, convertido com outros funcionários pelos Padres Brancos, foi com eles queimado vivo por ordem do rei sodomita cujo pecado odiavam.

4

São Francisco Caracciolo, Confessor

+ Agnone (Itália), 1608. De nobre família napolitana, fundador da Congregação dos Clérigos Regulares Menores, tinha o dom de profecia e era favorecido com êxtases.

5

São Bonifácio, Bispo e Mártir

+ Dokkun (Holanda), 754. Inglês de nascimento e Apóstolo da Alemanha, nos últimos anos de sua vida deixou a Sé episcopal para dedicar-se aos frísios (holandeses), que haviam recaído no paganismo, sendo por eles martirizado.

6

São Norberto, Bispo e Confessor

+ Magdeburgo (Alemanha), 1134. Era clérigo mundano até ser atingido por um raio, quando se converteu. Fez-se pregador itinerante e fundou mais tarde os Cônegos Regulares (Premonstratenses). Foi nomeado posteriormente arcebispo de Magdeburgo.

7

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Santo Antônio Gianelli, Bispo e Confessor

+ Bobbio (Itália), 1846. Empenhou-se no campo das missões e da educação. Como bispo de Bobbio, governou com sabedoria e prudência sua Sé episcopal.

Primeira sexta-feira do mês.

8

São Medard, Bispo e Confessor

+ França, 558. Irmão de São Gildard, Bispo de Rouen, foi eleito para a diocese de Noyon, à qual mais tarde se uniu a diocese de Tournai.

9

São José de Anchieta, Apóstolo do Brasil, Confessor

+ 1597. Converteu numerosos índios à fé católica, salvando-os das trevas do paganismo. Colaborou decisivamente com Estácio de Sá, fundador do Rio de Janeiro, para a expulsão dos calvinistas franceses dessa cidade. Ainda em vida, operou numerosos milagres.

10

Santo Itamar, Bispo e Confessor

+ Inglaterra, 656. Nascido em Kent, foi o primeiro anglo-saxão a ser nomeado para uma Sé inglesa, ao suceder a São Paulino como bispo de Rochester.

11

São Barnabé, Apóstolo

+ Chipre, sec. I. “Homem bom e justo”, fiel companheiro de São Paulo na evangelização, este o chama de Apóstolo, embora não fosse um dos Doze.

12

São João de Sahagún, Confessor

+ Salamanca (Espanha), 1479. Da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho. Por denunciar o mal existente nos mais altos postos da sociedade na qual vivia, sofreu vários atentados, sendo por fim envenenado pela concubina de um nobre.

13

Santo Antônio de Pádua, Confessor e Doutor da Igreja

+ Pádua (Itália), 1231. O santo mais popular do mundo, chamado de “Arca do Testamento” e “Martelo dos hereges”, esse grande taumaturgo foi uma das glórias da Ordem Franciscana.

14

São Metódio de Constantinopla, Bispo e Confessor

+ Constantinopla (Turquia), 847. Italiano de nascimento, tornou-se mon­ge e valente opositor dos iconoclastas. Foi nomeado Patriarca de Constantinopla por interferência da imperatriz Teodora.

15

Santa Germana Cousin, Virgem

+ Pibrac (França), 1601. Pobre, escrofulosa, negligenciada pelo pai e maltratada pela madrasta, morreu no celeiro paterno aos 22 anos, abandonada por todos.

16

São Cyro e Santa Julita, Mártires

+ Síria, séc. IV. Julita, por não querer renegar a fé, estava sofrendo o martírio quando seu filho Quirico, ou Cyro, de apenas três anos, que lhe fora arrancado dos braços, juntou-se a ela para morrer, afirmando que também era cristão.

17

Santa Teresa de Portugal, Viúva

+ 1250. Filha do Rei Sancho I de Portugal. Tendo seu casamento sido declarado nulo por motivo de consanguinidade, fundou um convento cister­ciense.

18

Santos Marcos e Marcelino, Mártires

+ Roma, 287. De acordo com a tradição, durante a perseguição movida por Diocleciano, esses dois irmãos gêmeos “tiveram o lado traspassado por lanças, entrando assim no Reino dos Céus pela glória do martírio” (do Martirológio Romano).

São Gregório Barbarigo, Confessor

(Vide p. 22)

19

São Romualdo Abade, Confessor

+ Itália, 1027. De nobre família de Ravena, ingressou aos 20 anos num mosteiro. Fundador da Ordem dos Camaldulenses.

20

Beatas Sancha e Mafalda de Portugal

+ Portugal, séc. XIII. Filhas de D. Sancho I, ambas renunciaram às glórias do mundo para se entregarem a Deus através da vida religiosa.

21

São Luís Gonzaga, Confessor

+ Roma, 1591. De família principesca, ingressou aos 17 anos na Companhia de Jesus. Tinha uma pureza angelical. Morreu aos 24 anos como mártir da caridade, vítima de uma moléstia contraída ao assistir os enfermos durante uma epidemia. É patrono da juventude.

22

São Paulino de Nola, Bispo e Confessor

+ 431. Pagão de nobilíssima família, ainda jovem tornou-se prefeito de Roma e senador. Casado com uma cristã, converteu-se e, de comum de acordo com a esposa, renunciou a tudo e se fez sacerdote, sendo depois elevado ao episcopado.

23

São José Cafasso, Confessor

+ Turim (Itália), 1860. Conterrâneo e mestre de São João Bosco, reitor do Internato Eclesiástico São Francisco de Assis, de Turim, formou o clero piemontês nos bons princípios de São Francisco de Sales e Santo Afonso de Ligório.

24

FESTA DA NATIVIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA

25

São Próspero de Aquitânia, Confessor

+ França, 463. Leigo e casado, devotado ao estudo da teologia, correspondia-se com Santo Agostinho, a quem admirava e com o qual combateu a doutrina herética dos semipelagianos sobre a graça. Indo para Roma, tornou-se secretário do Papa São Leão Magno.

26

Santos João e Paulo, Mártires

+ Roma, 362. “O primeiro era governador de palácio, e o segundo camareiro da virgem Constância, filha do Imperador Constantino. Ambos obtiveram a palma do martírio sob Juliano o Apóstata, morrendo pela espada” (do Martirológio Romano).

27

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

São Ladislau, rei da Hungria, Confessor

+ Nitra (Boêmia), 1095. Considerado um dos heróis da Hungria católica, esse rei derrotou sucessivamente os poloneses, os russos e os tártaros. Pela morte da irmã, anexou ao reino a Dalmácia e a Croácia. Apoiou São Gregório VII contra o imperador Henrique IV, incentivou o trabalho missionário em seus territórios, construiu vários mosteiros e igrejas.

28

São João Southworth, Mártir

+ Tyburn (Inglaterra), 1654. Ordenado sacerdote na França e enviado à missão na Inglaterra, foi preso várias vezes e depois libertado pela intercessão da Rainha Henriqueta, esposa de Carlos I. Após a execução deste rei, sob o regime ditatorial e herético de Cromwell, foi aprisionado e martirizado.

29

Comemoração de São Pedro e São Paulo, Apóstolos.

30

São Teobaldo de Provins, Eremita, Confessor

+ Salonigo (Itália), 1066. Filho dos Condes de Champagne, trocou a carreira militar pela vida eremítica. Depois de uma peregrinação a Roma, entrou para a Ordem dos Camaldulenses em Salonigo.


Intenções para a Missa em junho

Em desagravo ao Sagrado Coração de Jesus (neste ano, festa comemorada pela Igreja no dia 7 de junho) devido aos ultrajes e blasfêmias proferidos contra Ele, e rogando graças e bênçãos para nossa Pátria na preocupante conjuntura que atravessa. Rezaremos também pelos católicos que são vítimas das prolongadas guerras eclodidas em algumas regiões do mundo.

Intenções para a Santa Missa em julho

Suplicando a Na. Sra. do Carmo (cuja festa se celebra no dia 16) uma fervorosa devoção a Ela, a maior expansão possível do uso do seu Escapulário, e que nos obtenha a salvação eterna. Para isso, pediremos também a intercessão de Santo Elias (fundador do Carmelo e celebrado no dia 20). Na missa haverá uma menção especial pelos que sofrem devido às devastadoras enchentes no Rio Grande do Sul e em reparação a Deus, ofendido no show, com conotações satânicas e pornográficas, realizado na praia de Copacabana.


Página seguinte