A seca de 2024 na Amazônia fez emergir gravuras rupestres, fragmentos de cerâmica e terras negras, estas resultantes de uma agricultura inteligente, confirmando assim que a região abrigou civilizações. Surgiram ruínas, peças de louça, munições e dois canhões de bronze do forte São Francisco Xavier, de Tabatinga, bastião do século XVIII que garantiu o domínio de Portugal, e, portanto, do Brasil, numa região pleiteada pela Espanha. Como o forte não foi construído sob a água, deduz-se que no passado houve oscilações no nível das águas, não havendo razão para o alarmismo ambientalista com a seca atual.
Sob o bafejo do “espírito do Vaticano II”, no período “pós-conciliar” foram eliminadas imagens religiosas de igrejas e de locais públicos e privados. Mas hoje os fiéis não só reclamam o retorno das imagens às igrejas, mas também promovem monumentos de devoções tradicionais e de padroeiros de cidades ou regiões. Um dos exemplos é a estátua gigante da padroeira da cidade de Maribondo (AL), Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, instalada na Serra das Microondas. Ela é de grande beleza e se tornou o novo santuário da cidade, enquanto o “espírito do Concilio Vaticano II” some sem pena nem glória.
O Corpo de Bombeiros Militar de Rio Grande do Sul cooperou com seus pares de Mato Grosso do Sul contra um incêndio florestal. Uma vez dominado o fogo, os gaúchos quiseram certificar-se se o Morro do Padre, no município de Rio Verde, estava seguro. Eles se surpreenderam ao se deparar “com algo improvável e impressionante”: entre a superfície vegetal carbonizada, a capela, localizada no topo, ficou intacta, inclusive suas imagens de madeira. O fogo se deteve em volta da pobre, mas abençoada capelinha de um sacerdote ermitão falecido, e de uma casinha onde ele residiu.
62% de 2.029 pais entrevistados em 113 municípios não querem os celulares nas escolas. Pesquisa da TIC Educação registrou que 28% das instituições de ensino, urbanas e rurais, já aplicam restrições rígidas. A UNESCO fez relatório contra o seu uso nas aulas e apontou os prejuízos causados aos estudantes. Os celulares foram banidos em escolas dos EUA, França, Espanha, Finlândia, Itália, Holanda, Canadá, Suíça, Portugal e México. Na rede pública municipal do Rio de Janeiro, o prefeito vetou seu uso dentro e fora da sala de aula. O Ministério da Educação projeta uma lei para banir o aparelho nos colégios.
Na catedral de Notre-Dame de Paris, bela em cada um de seus pormenores, consideremos inicialmente as três portas do primeiro pavimento, encimadas por lindíssimas ogivas. Em cada portal aparecem vários episódios da História Sagrada, esculpidos de um e outro lado da ogiva.
Acima das portas ogivais, uma fileira de estátuas. Não satisfeita em decapitar Luís XVI, a Revolução Francesa — cuja infâmia supera qualquer outro acontecimento histórico, exceto a traição de Judas — incitou alguns vândalos a subirem até às esculturas e degolá-las.
Imaginemos que não existisse a parte superior do edifício, mas apenas o andar térreo coroado por essa espécie de balaústre acima das estátuas. Mesmo despojada dessa forma, ela seria uma edificação linda.
Podemos imaginar também outro edifício formado apenas pela grande rosácea central e pelas duas laterais acima de duas pequenas ogivas superiores. Se esse conjunto estivesse no solo, poderia ser também a fachada de uma igreja belíssima.
Poderíamos ainda imaginar cada uma das pontas das torres do terceiro piso transformadas em oratórios e colocadas no rés do chão, e veríamos que, mesmo separadamente, elas seriam extraordinárias.
Na fachada da catedral há três belezas superpostas, mas a finura dos franceses — o charme mais belo que a beleza — fê-los sentir que
Página seguinte