Pág.02-03

| SUMÁRIO |

1 NOSSA CAPA

2 SUMÁRIO

3 EDITORIAL

4 PONTO DE VISTA

Há possibilidade de diálogo e coexistência pacífica entre a Igreja e o regime comunista?

7 PALAVRA DO SACERDOTE

O que pensar da tendência modernista de se falar de “ressurreição” de alguém em vez de “morte”?

12 COMENTÁRIOS DOS LEITORES

14 REALIDADE CONCISAMENTE

16 HISTÓRIA DA IGREJA

Catedral de Chartres — dez séculos de sua cripta vinculada a uma história multimilenar

20 DISCERNINDO

Se o número de testemunhos oculares tem força probatória, os protestantes deveriam se converter

23 BREVES RELIGIOSAS

24 SANTOS E FESTAS DO MÊS

26 CAPA

Nossa Senhora da Conceição Vítima dos Terroristas: de uma bomba nasceu um Oratório

42 VIDAS DE SANTOS

Santa Cunegundes, esposa de Santo Henrique, ambos coroados imperadores do Sacro Império em Roma

46 AÇÃO CONTRA-REVOLUCIONÁRIA

52 AMBIENTES, COSTUMES, CIVILIZAÇÕES

Giotto expressa na pintura da cara de Judas, o traidor de Jesus, os traços de um homem repugnante


| EDITORIAL |

Reinaugurado o Oratório de Nossa Senhora Vítima dos Terroristas

Com vigílias de orações do Rosário, que se iniciam diariamente às 19 horas e vão até à meia-noite, duplas de voluntários do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira se revezam no Oratório dedicado a Nossa Senhora da Conceição, com a invocação de Vítima dos Terroristas.

Esse Oratório é visitado pelos paulistas, principalmente pelos moradores dos bairros de Higienópolis e Santa Cecília. Entretanto, muita gente ainda não o conhece. Aqueles que o visitam não o esquecem mais e sempre retornam para levar flores, agradecer favores recebidos, fazer promessas, pedir outras graças.

Por que Vítima dos Terroristas?

— Mãos terroristas estouraram uma bomba de dinamite na sede da TFP situada na Rua Martim Francisco, 665, deixando-a parcialmente desmoronada. Eram três horas da madrugada do dia 20 de junho de 1969. Foi uma honra para a entidade, pois confirmava a eficácia de sua atuação anticomunista.

Em reparação a Nossa Senhora — cuja imagem fora encontrada em meio aos escombros causados pela bomba do ódio revolucionário —, o fundador da TFP, Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, estabeleceu o Oratório precisamente no local da explosão.

No ano seguinte, todas as noites, num revezamento de hora em hora, iniciaram-se as vigílias rezando continuamente o Santo Rosário no Oratório. In loco, elas foram interrompidas em 2004, mas foram restabelecidas pelo Instituto Plinio Corrêa de Oliveira no último dia 13 de dezembro.

Se os terroristas tivessem previsto que no lugar da bomba nasceria um Oratório a Nossa Senhora, certamente não a teriam detonado, pois não desejariam que de seu ato de impiedade brotasse uma fonte de graças.

Até milagres são atribuídos a essa sagrada imagem atingida pelo explosivo. Para citar apenas um: na véspera do Natal de 1972, uma senhora sofreu um grave desastre de automóvel quando se dirigia ao Rio de Janeiro. Seus parentes julgaram que ela não sobreviveria. Mas recobrou os sentidos e pediu que rezassem por ela todos os dias no Oratório. Os médicos ficaram impressionados com a rapidez de sua recuperação. Ela acredita que foi um milagre. Logo que pôde sair, a primeira coisa que fez foi ir ao Oratório para agradecer a Nossa Senhora.

Com esta breve narração, apresentando a matéria de capa desta edição, convidamos nossos leitores, assim como todos os católicos do Brasil e do exterior, a irem rezar diante desse abençoado Oratório — um verdadeiro monumento símbolo da fé e da disposição de resistir às forças malignas, e talvez um lugar único no mundo.


Página seguinte

ASSINE CATOLICISMO

Pague com PagBank - é rápido, grátis e seguro!