Sob o leitmotiv desse título, realizou-se em São Bernardo do Campo (SP), nos dias 3, 4 e 5 de março p.p., o XX Simpósio da Associação dos Fundadores em conjunto com o Instituto Plinio Correa de Oliveira.
Os participantes vieram de oito estados brasileiros, mas também estiveram presentes simpatizantes da Argentina e do Peru. As duas entidades promotoras do simpósio têm realizado, nessas últimas duas décadas, esses importantes congressos para seus correspondentes e esclarecedores com o objetivo de mantê-los sempre atualizados acerca das atividades contra-revolucionárias desenvolvidas no âmbito de seu ideal, que é a luta em defesa dos valores cristãos na sociedade.
Neste trágico e melancólico fim da civilização cristã em que vivemos, um número cada vez maior de pessoas de boa vontade, atordoado pela confusão instalada até mesmo dentro da Santa Igreja pelo movimento progressista, tem procurado uma orientação firme para não se deixar naufragar na apostasia geral.
Nesta perspectiva, essas pessoas veem nos ensinamentos de Plinio Corrêa de Oliveira uma lucidez e uma firmeza de princípios que servem de bússola e orientação segura.
O simpósio teve uma programação muito diversificada, mas sobretudo com palestras ministradas por membros do Instituto que abordaram os temas correlatos ao objetivo do evento. Na conferência de abertura, o Dr. Mario Navarro da Costa, presidente do Instituto, deu as boas-vindas aos participantes e analisou, com profundidade, a grande guinada para a direita em parcela expressiva da opinião pública em muitos países, especialmente nos Estados Unidos. Mostrou os aspectos bons, mas também as apreensões criadas pelas atitudes duvidosas de muitas lideranças mundiais consideradas conservadoras.
Outros palestrantes também falaram sobre temas ligados à luta contra-revolucionária, inclusive ressaltando muito os exemplos da vida e da obra de Dr. Plinio. Despertaram vivo interesse os áudiovisuais mostrando as campanhas e outras atividades feitas pelos membros do Instituto e também dos próprios correspondentes e esclarecedores.
O Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, fez a palestra da sessão de encerramento discorrendo sobre o papel da confiança na Providência divina que todo católico deve ter ao empreender a luta pela causa católica. O ilustre palestrante deu exemplos históricos da intervenção de Deus e de Nossa Senhora em situações difíceis em favor dos que lutavam pela fidelidade, ressaltando que sempre foram atendidos por Deus, e que esta deve ser também a impostação de alma que devemos ter nos dias atuais.
A assistência religiosa ficou a cargo do Revmo. Pe. David Francisquini, que também é colunista desta revista na seção "Palavra do Sacerdote".
A respeito desse último simpósio, assim se expressou o Sr. Marcos Luiz Garcia, coordenador dos trabalhos e da formação dos correspondentes e esclarecedores: "Mantendo uma viva tradição, o Instituto Plinio Corrêa de Oliveira e a Associação dos Fundadores através de sua campanha Liga do Santo Rosário realizaram o 20º simpósio anual de seus correspondentes e simpatizantes. Tendo por objetivo acalentar o entusiasmo dos participantes, líderes que realizaram a exitosa campanha Rei dos Reis, a qual visou restaurar o autêntico sentido do Natal que é o nascimento do Menino Jesus. Outra campanha realizada pelos correspondentes ao longo dos últimos anos, são os Terços Públicos rezados em várias cidades, apostolado que está em franca expansão. Outra finalidade do Simpósio foi desagravar Nosso Senhor e Nossa Senhora pela enxurrada de pecados cometidos nesses dias de Carnaval".