respeito também ao futuro da Igreja, do qual depende o futuro da sociedade mundial, precisamente por causa da prevalência que a ordem espiritual tem sobre a natural.
A primazia do espírito sobre a matéria diz-nos que não há paz possível sem o respeito pelos princípios da lei natural e divina, que não podem ser violados impunemente. "Sabemos — advertia Pio XII — que aquilo que se faz sem a propiciação divina é deficiente e estéril, segundo a frase do Salmista: ‘Se não é o Senhor que edifica a casa, em vão trabalham os que a constroem’" (Discourse optatissima pax, 18 de dezembro de 1947).
De acordo com as Escrituras, quem ouve a voz da Sabedoria "julgará as nações" (Eclesiástico 4, 16). E a voz da Sabedoria nos diz que a verdadeira e única força que move o universo não é a econômica, militar ou energética, mas a espiritual. Quem recebe essa força de Deus, Criador e Senhor do Céu e da Terra, não tem medo de nada. Por isso, um verdadeiro católico de hoje não se deixa seduzir por nenhum líder ou ideologia política, mas procura, com palavras e obras, a fidelidade ao Evangelho e à sua lei. Sua palavra de ordem é Deus primeiro! Só Deus!
Ribeirão Preto (SP) foi atingida por um temporal que causou graves estragos. Porém, moradores do Jardim Presidente Médici encontraram intacto o oratório de Nossa Senhora das Graças, da Praça Júlia Rosa Papa Jamal, mesmo com a queda de uma árvore em sua direção. Os galhos desviaram da imagem num "sinal divino", segundo a cuidadora da praça. "Não quebrou nenhuma lâmpada de Nossa Senhora, nada d´Ela. E é tudo de vidro. Nem mesmo os vasos que são oferecidos a Ela", contou uma frequentadora do oratório erigido há 16 anos.
A Embraer (Empresa Brasileira de Aeronaves), líder mundial absoluta de jatos comerciais com até 130 assentos, possui unidades industriais e escritórios nas Américas, África, Ásia e Europa. Seu cargueiro militar C-390 está sendo adotado por Forças Aéreas da NATO, que o preferem ao consagrado Hércules C130 americano; e seus jatinhos empresariais têm imensa demanda. A companhia foi privatizada em 1994, quando estava à beira da falência, e em dezembro do mesmo ano já era a terceira maior empresa mundial do setor. É um exemplo gritante da superioridade da iniciativa privada sobre o estatismo na economia.
O estado de Santa Catarina proibiu músicas e videoclipes com letras impróprias para crianças e jovens nas escolas públicas e privadas, as quais contenham incentivos à criminalidade, ao uso de drogas ou com conteúdo sexual, independente do gênero musical. Na Câmara de São Paulo, um projeto de lei proíbe a administração municipal de contratar shows de cantores que fazem apologia do crime e da violência. Em Belo Horizonte existe um projeto visando proibir músicas do gênero em escolas municipais. Em Curitiba tramita o projeto "Música Limpa", com metas análogas. Texto semelhante foi protocolado na Câmara de Londrina (PR).
A basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO), aguarda o maior sino oscilante do mundo. Feito na Polônia, seu nome é "Vox Patris". Ele pesa 55 toneladas, mede 4,5 metros de diâmetro por 4 de altura, e comporá um carrilhão de 37 sinos. Estará para a Romaria do Divino Pai Eterno, a qual teve 3,9 milhões participantes em 2024, sendo a terceira maior do mundo. Após o Concílio Vaticano II, a moda progressista silenciou os sinos das igrejas, que exorcizam os demônios até onde chega seu som. Hoje os fiéis clamam por seu retorno.