HOME
Destaque

Livro do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira
repercute na Câmara Federal

O mais recente livro do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, Presidente do Conselho Nacional da TFP, que vem repercutindo intensamente nos Estados Unidos e na Europa, encontrou favorável acolhida também na Câmara Federal, em Brasília.

A obra, intitulada Nobreza e elites tradicionais análogas nas Alocuções de Pio XII ao Patriciado e à Nobreza romana, foi elogiada pelo deputado Lael Vare lia (PFL–MG), em discurso naquela Casa Legislativa, em 5 de abril último.

O parlamentar mineiro ressalta o aspecto do livro que diz respeito às elites tradicionais brasileiras ligadas ao campo. Para conhecimento dos leitores, segue parte de seu interessante discurso. Os destaques são nossos.

* * *

"Todo mundo diz que o Brasil está em crise, que estamos caminhando para o caos. Os jornais estão cheios de notícias e comentários nesse sentido.

"Ora, isso se deve em grandíssima medida ao de perecimento de nossas elites. E dentre essas elites, a elite rural é aquela cujo passado esteve mais profUndamente ligado à colonização e ao desenvolvimento do Brasil.

"Bandeirantes, desbravadores, fazendeiros, todos eles intimamente ligados ao campo, fizeram no passado com que este País se tornasse grande e respeitado. A economia nacional lhes deve o que teve de mais pujante. A própria política da Nação foi em grande medida conduzida por eles. A cultura que eles hauriram nos grandes centros europeus, a difundiram largamente por todo o Brasil.

"Como é possível que agora nós queiramos, por meio de uma injusta Reforma Agrária, privar o Brasil de uma elite que tanto e tanto contribuiu para sua formação e desenvolvimento?

"Tomem por exemplo o recente livro escrito pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, Fundador e Presidente da TFP, sobre o papel das elites. Esse livro está tendo uma enorme repercussão favorável em países não só da Europa como também nos Estados Unidos. Vários Cardeais de Roma o apoiaram efusivamente.

"Pois bem, esse livro tem um apêndice especial sobre a formação das elites brasileiras, em particular as ligadas à agropecuária. Mostra o papel-chave delas para o Brasil. A obra tem por título 'Nobreza e elites tradicionais análogas nas Alocuções de Pio XII ao Patriciado e à Nobreza romana '. Quem quiser saber qual é o enorme papel das elites agrárias não só no Brasil Colônia e no Brasil Império, mas também na primeira fase do Brasil República, leia esse livro".

-->