SANTOS E FESTAS DE FEVEREIRO


1

Santa Veridiana, Penitente

+ Toscana (Itália), 1242. Viveu 34 anos encerrada numa cela na sua cidadezinha. Cumulada de favores celestiais, obteve de Nosso Senhor a graça de compartilhar as perseguições dos demônios, que santo Antão havia sofrido. São Francisco de Assis foi visitá-la por volta de 1221.

Primeira Sexta-Feira do mês


2

Apresentação do Menino Jesus no Templo e Purificação de Nossa Senhora

Festa também chamada das Candeias ou Candelária, encerrava o ciclo do Natal. Jesus Cristo, sendo Deus, e também a Virgem Maria, sua Mãe Santíssima, não estavam obrigados a essas tradições judaicas. No entanto, sendo um ato de religião, ambos se submeteram.

Primeiro Sábado do mês


3

São Brás, Bispo e Mártir

+ Sebaste (Armênia), 316. Padroeiro contra as doenças da garganta. Há uma bênção especial de São Brás, que é dada pela Igreja neste dia.


4

São José de Leonessa, Confessor

(Vide p. 34)


5

Santo Avito

+ Vienne (França), por volta de 525. Descendente da nobreza romana, sucedeu a Isíquio como Bispo de Vienne. Graças a ele, Sigismundo, Rei dos Borguinhões, abjurou a heresia ariana. Sua influência estendeu-se até Roma, onde ajudou o Papa Símaco a afastar o antipapa Lourenço.


6

Santa Dorotéia, Virgem e Mártir

+ Cesareia (Turquia), 303. Presa durante a perseguição de Diocleciano (284-305), preferiu morrer a renegar sua fé.


7

Santa Juliana de Bolonha

+ Itália, cerca de 430. O grande Santo Ambrósio compôs um magnífico panegírico das virtudes desta santa, que ele compara com a mulher prudente da Sagrada Escritura.


8

São Jerônimo Emiliani

+ Veneza, 1537. Fundador da Congregação de Somasca para atender órfãos, mulheres perdidas e crianças abandonadas. Famoso pelos milagres que operou em vida, morreu em consequência da peste que contraiu cuidando dos empestados.


9

São Nicéforo, Mártir

+ Antioquia, 260. Era leigo e teve uma desavença com o sacerdote Sabrício, do qual procurou várias vezes obter o perdão, sem o conseguir. Devido a essa atitude, e apesar de ter sido admoestado por Nicéforo, na hora do martírio Sabrício fraquejou e apostatou. Nicéforo então se declarou cristão e morreu no seu lugar.


10

Santa Escolástica, Virgem

+ Úmbria (Itália), 543. Irmã de São Bento, fundou uma Ordem que chegou a ter 14 mil conventos em todo o Ocidente.


11

Nossa Senhora de Lourdes

Em Lourdes (França), Nossa Senhora apareceu em 1858 a Santa Bernadette Soubirous. No local, os milagres de corpo e de alma se multiplicam sem cessar até hoje.


12

Santo Antonio Cauleas, Patriarca

+ Constantinopla, entre 895 e 901. Patriarca de Constantinopla, empreendeu os maiores esforços para restabelecer na Igreja do Oriente a paz abalada pelo cisma de Fócio.


13

Santa Catarina de Ricci, Virgem

+ Itália, 1590. Esta extraordinária santa entrou aos 12 anos no convento das Dominicanas em Prato. Foi nomeada mestra de noviças aos 13 anos, depois superiora, e aos 30 anos tornou-se priora vitalícia.


14

QUARTA-FEIRA DE CINZAS

(Jejum e abstinência)

Quarenta dias antes da Páscoa, a Igreja abre solenemente o tempo de penitência, chamado Quaresma, em preparação para a celebração da Páscoa.


15

Santos Faustino e Jovita, Mártires

+ Bréscia (Itália), cerca de 120. Estes dois irmãos — o primeiro sacerdote, e o segundo diácono — foram interrogados pessoalmente pelo imperador romano pagão Adriano. Após serem submetidos a torturas, foram decapitados.


16

Santo Onésimo, Bispo e Mártir

+ Roma, por volta do ano 95. Escravo de um cristão de Colossos chamado Filemon, praticou um roubo e fugiu para não ser castigado. Em Roma, onde se escondeu, encontrou São Paulo, que o converteu.


17

Sete Santos Fundadores dos Servitas, confessores

+ Florença, séc. XIII. Estes comerciantes florentinos deixaram tudo para seguir a Cristo, fundando para isso a Ordem dos Servos de Maria. Foram tão unidos em vida, que são comemorados juntos depois de sua morte.


18

São Flaviano, Patriarca

+ Turquia, 449. Patriarca de Constantinopla (446-449), tomou parte no Concílio convocado pelo imperador Teodósio II em Éfeso (Turquia) em 8 de agosto de 449. Quando se deliberava a respeito de Utiques e de sua heresia monofisita (segundo a qual em Nosso Senhor Jesus Cristo não haveria as duas naturezas, divina e humana, mas somente uma), uma multidão de hereges invadiu a igreja e espancou os padres conciliares que se opunham a Utiques, principalmente Flaviano, que morreu devido aos maus tratos recebidos.


19

São Quodvultdeus, Bispo

+ Itália, aproximadamente 444. Seu nome significa O que Deus quer. Bispo de Cartago no século V, governava pacificamente seu rebanho quando Genserico, rei dos vândalos, apoderou-se da cidade em 438. Este príncipe ariano atormentou-o por ódio à fé católica. Mas não conseguindo fazê-lo apostatar, colocou-o junto com outros fiéis em barcos avariados, com a esperança de que perecessem nas águas. Milagrosamente preservados, chegaram sãos e salvos a Campânia, na Itália do Sul.


20

Santo Euquério, Bispo

+ Hasbain, 738. Na juventude o santo já era tido como prodígio de ciência, e sobretudo de santidade. Foi devotíssimo da Santíssima Virgem, a quem chamava constantemente de querida Mãe. Bispo de Orleans durante mais de 15 anos, sofreu desterro em Hasbain após ser caluniado.


21

São Pedro Damião, Bispo, Confessor e Doutor da Igreja

+ Ravena, 1072. Ingressou na Ordem dos Camaldulenses. Nomeado cardeal-bispo de Óstia, aceitou o cargo a contragosto, sob pena de excomunhão. Deixou mais de 158 cartas, 60 opúsculos, diversas vidas de santos e admiráveis sermões.


22

Cátedra de São Pedro

Todos os Papas são bispos de Roma e sucessores de São Pedro. A exemplo deste, ocupam a Cátedra de São Pedro como chefes da única e verdadeira Igreja, fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo.


23

São Policarpo, Bispo e Mártir

+ Cesareia (Turquia), 104. Foi discípulo de São João Evangelista. No Tratado das Heresias, Santo Irineu afirma que “Policarpo não só foi ensinado pelos Apóstolos e conversou com muitos que tinham conhecido em vida Jesus Cristo, mas deveu aos mesmos Apóstolos a sua eleição para bispo de Esmirna, na Ásia”. Por increpar corajosamente sacerdotes pagãos, teve sua cabeça decepada.


24

São Montano e companheiros, Mártires

+ Cartago, 259. Estes sete discípulos de São Cipriano, quase todos eles sacerdotes, foram aprisionados um ano depois de seu mestre, torturados e decapitados por ódio à fé, sob o procurador romano Solon.


25

Santo Avertano e Beato Romeu, Confessores

+ Lucca (Itália), 1386. Avertano, devendo escolher seu estado de vida, recebeu a inspiração de entrar na Ordem dos Carmelitas. Tendo manifestado grande desejo de fazer uma peregrinação a Roma, os superiores deram-lhe por companheiro Romeu, irmão leigo do convento. Contagiados pela peste negra, detiveram-se na cidade de Lucca, onde morreram no intervalo de uma semana.


26

São Nestor, Bispo e Mártir

+ 250. Quando se desencadeou a perseguição do imperador romano pagão Décio, ocupava Nestor a Sé episcopal de Magidos, na Panfília. Tendo sido aprisionado, o oficial romano mostrou-se inicialmente benévolo com ele, mas tornou-se violento durante o interrogatório, no fim do qual Nestor foi condenado a morrer numa cruz.


27

São Leandro, Bispo

+ Sevilha (Espanha), aproximadamente 600. Irmão de Santo Isidoro, abraçou muito cedo o monacato, sendo eleito bispo de Sevilha em 579. Desempenhou papel importantíssimo na história religiosa da Península Ibérica, salvando-a do arianismo. O Papa São Gregório Magno dirigiu-lhe algumas cartas, nas quais externa a grande afeição que lhe votava.


28

São Torquato, Bispo e Confessor

+ Cádiz (Espanha), séc. I ou II. Tido como o primeiro dos “Varões Apostólicos” — bispos enviados de Roma à Península Ibérica, no primeiro século — foi bispo de Cádiz, que edificou com sua ciência e virtude.

INTENÇÕES PARA A SANTA MISSA EM FEVEREIRO

Será celebrada pelo Revmo. Padre David Francisquini, nas seguintes intenções:

- Suplicando a Nossa Senhora de Lourdes (principal festividade mariana em fevereiro) pela saúde de todos os leitores de Catolicismo. Também pela saúde espiritual de todos eles, a fim de que, diante das inúmeras dificuldades desta vida, mantenham-se sempre fiéis à moral ensinada pela Santa Igreja.

Intenções para a Santa Missa em março

- Pelos méritos da Anunciação do Anjo e da Encarnação do Verbo no seio puríssimo da Virgem Maria — festa celebrada no dia 25 de março — Nosso Senhor Jesus Cristo conceda abundantes graças para a boa formação moral e religiosa das crianças. Também em reparação ao Seu Sagrado Coração ofendido por graves pecados; e pedindo a São José, protetor da Sagrada Família, que auxilie particularmente as famílias de nossos colaboradores e leitores.