sangue e cambaleando sob a Cruz no topo do Calvário. Ao longo de um cambaleio de 20 séculos de glória, de martírio e de perseguição, a Igreja chega em nossos dias ao auge do seu desfiguramento.
Quem teria imaginado essa Instituição divina — que São Luís IX tanto amou, pela qual São Fernando lutou tanto, os cruzados fizeram o que fizeram e os mártires morreram — desfigurada pelo véu ignóbil do progressismo? O incêndio da catedral paradigmática da Cristandade pareceu simbolizar o episódio terminal dessa desfiguração criminosa, senão satânica.
Mas Nossa Senhora patenteou o contrário, fazendo despertar no fundo das almas o amor a Ela e à época “em que o espírito do Evangelho penetrava todas as instituições”, como ensinou o S.S. Leão XIII sobre a Idade Média. A fulgurante restauração soou como uma primeira trombeta que anuncia o Reino de Maria cada vez mais próximo de nós.
O negrume da “fumaça de Satanás” não esteve ausente neste momento de vitória de Nossa Senhora, patenteando que ainda há combates a serem travados. Por exemplo, o Arcebispo de Paris e seus coadjutores se apresentaram na inauguraçãocom vestes litúrgicas confeccionadas por uma casa de modas que se vem notabilizando em dessacralizar as indumentárias sacerdotais e os hábitos religiosos desde o Concílio Vaticano II.
A reabertura foi terrivelmente desfigurada pelas vestes usadas por D. Ulrich, arcebispo de Paris, e pelos prelados coparticipantes, registrou a jornalista Jeanne Smits12. A casa de costura Castelbajac vestiu os bispos com uma capa de cores berrantes. Por isso, foram ridicularizados nas redes sociais por sua perturbadora semelhança com o logotipo do Google. As crianças perguntavam aos pais por que bispo estava vestido de palhaço... Sua extravagância contrastava com a delicada “renda de pedra” de Notre-Dame.
Na noite do trágico incêndio, o presidente Macron falara de um concurso internacional para se restaurar a catedral em estilo “contemporâneo”. A França se ergueu indignada contra tal proposta, que violava ademais leis e tratados internacionais. O governo, que confiscou o prédio sagrado nas sinistras jornadas da Revolução Francesa, ficou com as mãos amarradas por suas próprias leis. Mas incitado pelo Arcebispo, está tentando novamente substituir os belíssimos vitrais por outros horríveis, “contemporâneos”.
O poder eclesiástico teve luz verde para trocar os objetos litúrgicos estragados na tragédia por outros até mais berrantes: altar, púlpito, cátedra em forma de caixão, tabernáculo, pia batismal, relicário psicodélico para a Coroa de Espinhos. Feios artefatos inadequados ao gótico da catedral que ficariam deslocados em qualquer igreja onde se celebre uma liturgia como deve ser, avaliou Jeanne Smits13.
Da Cidade Eterna, a colunista Cristina Siccardi falou de roupas desenhadas pelo estilista pop e figurinista de séries de televisão americana. Elas deram à maior parte dos fiéis do mundo a impressão de um desfile circense mais próprio de um filme que debocha da Igreja, completada por um báculo arcebispal com aparência de um brinquedo de mau gosto fabricado na China14. Omitimos, por amor à brevidade, outras peças desagradáveis registradas pela jornalista romana.
Poucos dias antes das cerimônias inaugurais, a imagem de Nossa Senhora de Paris, ou Virgem do Pilar, foi levada de retorno à sua casa em comovente procissão iniciada na catedral provisória de St.-Germain l’Auxerrois. A verdadeira dona da catedral vira cair dezenas, senão centenas, de pedras, entulho, chumbo derretido e madeiras em brasa, provenientes do desabamento da agulha e do teto, afundando o piso a poucos centímetros de seus pés e destroçando o altar principal e outros objetos de culto modernos. Ela, porém, ficou milagrosamente intacta, não requerendo mais do que uma simples remoção da poeira.
A imagem em pedra mede 1,8 m e representa Nossa Senhora vestida com roupas de rainha e coroa na cabeça. Na mão direita segura o “lírio” símbolo do reino dos lírios, a França. No braço esquerdo sustenta o Menino Jesus, que detém em suas mãos o globo, representando o mundo inteiro. E o Divino Infante, o Salvador do Mundo, mostra que a Terra toda depende d’Ele, mas manifesta encontrar suas delícias brincando com o véu de sua Mãe15.
A troca de sorrisos entre Nossa Senhora e o Menino Jesus nessa imagem faz ressuscitar em nós formas de
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