Pág.08-09

| PÁGINA MARIANA | (continuação)

não apertará este Filho como se Ele fosse um brinquedo, pois se trata do Senhor dos Céus e da Terra. Somente Maria — a Mãe por excelência — saberá estreitá-lo junto a si com todo o afeto e força, porém com respeito e dignidade.

Coração pleno de amor maternal

Compare-se agora a posição da Mãe e do Filho nas duas pinturas: na de Assis e na de Genazzano. Dir-se-ia que na imagem de Assis, Jesus apenas iniciou seu movimento até Maria. Ele vai "ansioso" em direção a Ela. Depois, como vemos na figura de Genazzano [acima], Ele já A alcançou, está na mesma altura da Mãe, ou quase, e por isso suas faces se tocam ternamente. Assim, os dois quadros parecem seguir em dois momentos cronológicos, como num filme. Será que o pintor tinha isso em vista?

Note-se agora o braço direito de Jesus. Ele como que "agarra" o pescoço da Mãe, trazendo-A para si. A atitude é muito parecida com a do quadro de Genazzano. Contudo, quanto ao gesto da mão esquerda do Divino Infante, vejo uma diferença pequena, mas significativa. Sou levado instintivamente a essa consideração: diversamente do gesto no quadro de Genazzano, em que sua mão esquerda segura o colarinho de Maria, o Menino Deus na pintura de Assis pousa suavemente a palma da mão no peito de sua Mãe. Assim o faz como que para apontar onde reside a fonte de todo esse circuito de delicadeza, respeito e ternura: o Coração Imaculado de Maria! Aí está o foco que irradia todo o amor de Deus aos homens e onde se encontra a explicação de tudo que contemplamos no quadro.

Se quisermos imitar perfeitamente o Verbo Encarnado, Jesus Cristo, precisamos nos voltar para esse Coração pleno de amor maternal. Amor esse que começa pelo Filho Divino d’Ela e depois alcança a todos nós, filhos também de Maria.

Quantas sublimidades expressas nessa imagem pintada por um monge franciscano.

* * *

Sabemos que historicamente o quadro da Mãe do Bom Conselho de Genazzano foi transportado milagrosamente desde a Albânia até a Itália em meados do século XV. Mas durante muito tempo os católicos albaneses acharam que a pintura tinha simplesmente desaparecido. Ninguém naquele país, por longo tempo, soube de seu paradeiro, até que a notícia do milagre chegasse lá.

A pintura que analisamos também desapareceu do Convento de Assis no final do século XX. Dizem que foi roubada3. Quem sabe, entretanto, se não ocorreu com ela outro milagre de transladação. E quem sabe se, por desígnios misteriosos da Providência, ela aparecerá de novo em outro canto da Terra. Talvez na América, no Brasil...

Apenas conjecturas, reconheço. Mas se nos tornarmos verdadeiros filhos de Nossa Senhora, como Jesus, poderemos trazê-la até nós. Será mais um prodígio da Mãe do Bom Conselho.


Notas: 1. https://catholicartcompany.com/products/our-lady-of-good-counsel-mater-boni-consilii 2. https://www.pliniocorreadeoliveira.info/Mult_740629_cortesia_Na_Sra_Bom_Conselho.htm 3. https://it.wikipedia.org/wiki/Pasquale_Sarullo
| BREVES RELIGIOSAS |

Família reza diante da Virgem intacta após incêndio na Califórnia

Em Los Angeles, Califórnia, os incêndios devastaram mais de 13.750 hectares, mataram pelo menos 10 pessoas e puniram famosos de vidas escandalosas, consumindo suas multimilionárias mansões. Os membros de uma família católica retornaram para ver as cinzas de sua casa em Altadena, e ao encontrarem ilesa a sua imagem da Virgem Maria, cantaram então diante dela o Regina Coeli em latim, como faziam todos os dias. Mesmo em meio à tristeza e à dor, a Virgem patenteia que intercede pelos seus devotos.

Mons. Guo comemora 40 anos de sua primeira missa atrás das grades

Dom Vicente Guo Xijing, sagrado bispo auxiliar de Fujian pela Santa Sé, teve de entregar sua diocese ao bispo "oficial" socialista Zhan Silu. Enquanto este usurpador era acolhido em comunhão pelo Papa Francisco, o bispo fiel era confinado em sua residência. No seu 40º aniversário de ordenação sacerdotal, Dom Vicente ofereceu um pedaço de bolo aos amigos que o visitaram através de uma porta trancada com corrente. Também é sua única maneira de distribuir a comunhão, já que até a capela de sua residência foi lacrada pelas autoridades comunistas.

Culto a Exu e advertência dos fiéis: "Por isso, o RS está sendo castigado!"

O pároco da igreja Nossa Senhora de Fátima, em Vacaria (RS), frei Protásio Ferronato, com aprovação do bispo, abriu o salão paroquial a um culto a Exu. Os fiéis protestaram: "O espaço precisa ser exorcizado"; "Não só a fumaça de Satanás entrou na Igreja, agora entrou o próprio", "Tinha que ser no RS, e é por isso que está acontecendo tanta desgraça aqui"; "O Brasil será castigado. Teremos um terrível castigo de Deus. Se preparem!" Enquanto o pároco verberava virulentamente os fiéis descontentes, o ‘pai’ da umbanda e os membros de seu terreiro recebiam com alegria a aprovação da "noite de magia".

Religiosas têm "noite de terror" na Nicaragua

As clarissas dos conventos de Manágua e Chinandega, na Nicarágua, foram brutalmente expulsas numa noite de janeiro. Isso se somou a uma longa sucessão de atropelos repressivos sofrida por jesuítas, franciscanos, dominicanos e missionários da caridade. A advogada Patricia Molina descreveu o fato como uma "Noite de Terror" para as freiras. Os católicos padecem prisões arbitrárias, proibições de usar seus meios de comunicação, cerceamento de procissões e até expulsões em massa de religiosos, padres e bispos, com total impunidade. A "Noite Sandinista", realizada na PUC de São Paulo em janeiro de 1980 em apoio à Nicarágua, transformou-a numa interminável "Noite de Terror".



ASSINE CATOLICISMO

Pague com PagBank - é rápido, grátis e seguro!