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| MATÉRIA DE CAPA | (continuação)

cialistas que estudam o Santo Sudário cientificamente, respeitando as Sagradas Escrituras.

O Prof. Rodríguez Almenar mostrou que Nosso Senhor Jesus Cristo recebeu em seu sepultamento o mesmo tratamento reservado aos reis de Israel. Tanto pelo lado paterno, São José, como pelo materno, a Santíssima Virgem, Ele foi príncipe da casa real fundada pelo rei David. Se se respeitasse o direito, Jesus herdaria a coroa. Mas ela estava nas mãos de usurpadores, porque o direito dinástico não era mais respeitado pelas autoridades do tempo.

Genealogicamente Nosso Senhor era o herdeiro legítimo

A genealogia de Maria descrita por São Lucas (3, 23-38) mostra a linhagem real de seu Divino Filho, sendo Ela descendente de Abraão, patriarca fundador do povo eleito, e de David, fundador da estirpe dos reis de Israel.

Os evangelhos de São Mateus (1, 1-17) e de São Lucas (3, 23-38) descrevem a linhagem real de "Jesus Cristo, filho de David, filho de Abraão" (Mt 1, 17). Por sua vez, São José era sucessor por via masculina do rei David, também da tribo de Judá. Em consequência, Jesus Cristo era o primogênito, herdeiro dos direitos da casa de David.

A série de usurpadores — iniciada por Herodes I Magno, descendente de Esaú, e continuada por seus filhos, entre os quais, Herodes III Antipas, do tempo da Paixão — ocupava o trono por intrigas com Roma, sendo odiada pelo povo.

Israel era um protetorado romano controlado por uma legião militar sob o comando do cônsul Pôncio Pilatos, a quem não interessava esse problema dinástico. Ele só queria garantir o domínio dos Césares na região e ser promovido na administração do Império. Entretanto, a questão da monarquia de Jesus — e não só a sua superioridade como Sumo Sacerdote porque Filho de Deus — está no centro dos iníquos processos que levaram à sua crucifixão.

Jesus entrou em Jerusalém como entrara outrora Salomão

Até os Reis Magos, vindos de outros países, sabiam da estirpe régia de Jesus Cristo. Por isso, quando chegaram a Jerusalém, perguntaram "onde está o rei dos judeus que acaba de nascer?" (Mt 2,2). Herodes, sempre ignaro da legitimidade, apelou aos príncipes dos sacerdotes e aos escribas do povo. E estes responderam que o profeta Miqueas (Miq 5,2) anunciara onde nasceria o rei prometido, o Emanuel: "Belém, terra de Judá, [...] de ti sairá o chefe que governará Israel, meu povo" (Mt 2, 4-6). Os Apóstolos também, antes de Pentecostes, viam nele um futuro rei e até especularam sobre o posto que teriam na sua corte: "pelo caminho haviam discutido entre si qual deles seria o maior" (Mc 9, 31).

Todos os Evangelhos (Mt 21, 1-11; Mc 11, 1-11; Lc 19, 28-40; Jo 12, 12-15) descrevem Nosso Senhor Jesus Cristo ingressando em Jerusalém montado num jumento, sob aclamações populares que só podiam ser feitas a um rei messiânico anunciado pelos profetas como um rei sacrossanto, inviolável e ideal, sobre quem repousa o espírito divino, que governará com sabedoria e justiça, prudência e coragem, ciência e temor de Deus.

Essa entrada em Jerusalém no Domingo de Ramos (Mc 11, 2; Lc 19, 30) só tinha um precedente: o ingresso histórico de Salomão montado numa mula que lhe foi dada por David: "fazei montar na minha mula o meu filho Salomão" para ser ungido rei (1Rs 1, 32-40). O povo estendeu suas vestes no caminho como fazia a seus monarcas (Lc 19, 35-37).

Nosso Senhor não impediu que O aclamassem rei com as palavras "Hosana ao Filho de David! Bendito o que vem em nome do Senhor!" (Lc 19, 38-40; Mt 21, 9,15). Porém, Ele nunca reivindicou o reinado temporal sobre Israel, mas sim uma monarquia completa e divina sobre toda a ordem da Criação, no sentido contido na devoção a Cristo-Rei. Entretanto, o Sinédrio, conhecedor do que estava escrito e vendo a reação do povo, reiterou sua vontade de matá-Lo.

O Sinédrio acusou Nosso Senhor diante Pilatos de se dizer rei dos judeus, única acusação que impressionaria o cônsul romano. Este então O interrogou: "És o rei dos judeus? Sim, respondeu-lhe Jesus" (Mt 27, 11), esclarecendo que era sobretudo Rei de um reino mais alto: o dos Céus e de toda a Terra. Para Pilatos foi suficiente para encerrar o caso e declarar que não via culpa alguma em Jesus.

Porém, o populacho, instigado pelo Sinédrio, bradava: "Não temos outro rei senão César". Agindo assim, eles recusavam o Redentor prometido pelos Patriarcas e pelos Profetas, bem como seu rei legítimo, sucessor de David. Interessado somente nos efeitos do processo em Roma, Pilatos indagou aos sacerdotes: "Hei de crucificar o vosso rei?". E os sumos sacerdotes confirmaram: "Não temos outro rei senão César!" (Jo 19, 15) e acrescentaram que se não O matasse, eles o denunciariam ao imperador. O argumento de perder os favores de César levaram o venal Pilatos a cometer o pior crime da História, lavando as mãos para demonstrar que não era responsável pela acusação.

Por fim, Pilatos mandou fixar no alto da Cruz uma tábua com a inscrição, em grego, hebraico e latim: "Jesus Nazareno Rei dos Judeus" (Iesus Nazarenus Rex Iudaeorum). É o I.N.R.I. que vemos habitualmente nos crucifixos. Era esse o "crime" alegado pelo Sinédrio, porém "os sumos sacerdotes dos judeus disseram a Pilatos: Não escrevas: Rei dos judeus, mas sim: Este homem disse ser o rei dos judeus". Agastado, Pilatos os repeliu dizendo: "O que escrevi, escrevi." (Jo 19, 19-22)

Santo Sudário aponta "rito funerário próprio de um rei"

O Prof. Rodríguez Almenar focaliza os símbolos no enterro de Nosso Senhor. Tendo sido crucificado como um malfeitor, seu Corpo deveria ser jogado numa fossa


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